Powered By Blogger

domingo, 3 de novembro de 2013

Jornalismo Arte



REPÓRTER MANUEL NICOLAU AGARROU O ECLIPSE



Imagem única obtida por uma lenda viva do foto-jornalismo madeirense.



Foi o último eclipse de 2013. A Lua interpôs-se entre a Terra e o Sol, tapando parcialmente o 'astro-rei', para quem está na Madeira, nos Açores e no Continente. No Gabão (África equatorial), foi eclipse total. 
No leste da América do Norte e no Norte da América do Sul, o fenómeno astronómico foi visível, também.
Açores e Madeira estiveram mais próximos da linha em que o eclipse traçou na Terra.
No Funchal, o eclipse iniciou-se às 10h58 e atingiu a fase mais substancial às 12h05, terminando às 13h17. Segundo especialistas, o Sol ficou tapado em 34% e quem esteve atento na Madeira observou uma obscuridade de 22,6%.


Quem não só esteve a observar o eclipse como o fotografou com a sua tradicional mestria foi o nosso companheiro profissional de sempre MANUEL NICOLAU, eterno repórter todo-o-terreno que nem por artes do Diabo deixaria passar um acontecimento sem o agarrar e meter na sua potente máquina. O resultado do seu trabalho mostra claramente aquela 'dentada no Sol' à conta da Lua, ao fim da manhã deste domingo.

Como afirma o próprio Manuel Nicolau, o 'Fénix' voou mais alto hoje, em direcção ao Sol. Assim foi, mesmo conhecendo a história das asas de cera de Ícaro. E assim será.

O próximo eclipse visível em Portugal está previsto para 2015.


Em Julho passado, Manuel Nicolau apresentou uma mostra de trabalhos seus, com réplicas desenhadas de Luís Paixão, no átrio da Assembleia Legislativa. Um grande sucesso em visitas premiou o alto nível de "Raízes de Pão". 

Sem comentários: