REPÓRTER MANUEL NICOLAU AGARROU O ECLIPSE
Imagem única obtida por uma lenda viva do foto-jornalismo madeirense. |
Foi o último eclipse de 2013. A Lua interpôs-se entre a Terra e o Sol, tapando parcialmente o 'astro-rei', para quem está na Madeira, nos Açores e no Continente. No Gabão (África equatorial), foi eclipse total.
No leste da América do Norte e no Norte da América do Sul, o fenómeno astronómico foi visível, também.
Açores e Madeira estiveram mais próximos da linha em que o eclipse traçou na Terra.
No Funchal, o eclipse iniciou-se às 10h58 e atingiu a fase mais substancial às 12h05, terminando às 13h17. Segundo especialistas, o Sol ficou tapado em 34% e quem esteve atento na Madeira observou uma obscuridade de 22,6%.
Quem não só esteve a observar o eclipse como o fotografou com a sua tradicional mestria foi o nosso companheiro profissional de sempre MANUEL NICOLAU, eterno repórter todo-o-terreno que nem por artes do Diabo deixaria passar um acontecimento sem o agarrar e meter na sua potente máquina. O resultado do seu trabalho mostra claramente aquela 'dentada no Sol' à conta da Lua, ao fim da manhã deste domingo.
Como afirma o próprio Manuel Nicolau, o 'Fénix' voou mais alto hoje, em direcção ao Sol. Assim foi, mesmo conhecendo a história das asas de cera de Ícaro. E assim será.
O próximo eclipse visível em Portugal está previsto para 2015.
Sem comentários:
Enviar um comentário