É Lamentável que o Governo Regional
não assuma as suas responsabilidades
É lamentável que a TAP abandone os passageiros com destino à Madeira à sua sorte nos aeroportos, mas mais lamentável é que o Governo Regional não assuma a sua responsabilidade nesta situação, porque foi quem decidiu liberalizar a linha aérea Madeira – Continente e, portanto, isentar a TAP de obrigações de serviço público para com os madeirenses.
Se a TAP não está obrigada a cumprir regras de serviço público nas ligações à Madeira, isso acontece por escolha do PSD, no Governo Regional, ao liberalizar as ligações aéreas em 2008. Não vale a pena vir agora chorar lágrimas de crocodilo e lamentar as consequências dos seus próprios atos.
O Governo da República de Passos Coelho ao privatizar a companhia aérea nacional, só agravou o problema e o atual governo de Costa, ao reverter a privatização, mas mantendo a gestão privada, nada fez para remediar o caso. Os privados têm apenas preocupações com o seu lucro e não com o serviço público. Os governos regional e da República estão mais preocupados com os lucros dos accionistas privados da TAP que com os passageiros madeirenses e portosantenses, que não têm alternativa para saírem da Região
O cancelamento de voos por razões operacionais e a prática de preços abusivos para a Madeira acontecem por ausência de regras. Mas tanto o PSD, como o PS defendem que a situação deve manter-se como está, que não há necessidade de impôr regras e que o mercado livre é o melhor dos mundos. Os madeirenses estão há dez anos com o mercado livre, à espera da concorrência e da descida dos preços, mas isso ainda não aconteceu e não vai acontecer.
Dez anos é tempo suficiente par aperceber que a liberalização não funciona na Madeira e que é necessário impor regras de serviço público à TAP, sem isso, as lamentações não passam de um exercício de hipocrisia.
Paulino Ascenção
12 comentários:
É hora de alguém ir a Lisboa dar um (novo) murro na mesa!!!
Mas que seja (muito) mais eficaz do que o anterior flop.
A uns dias atrás, houve uma reunião de representantes do Governo Regional e os Vip´s da TAP. Porque este tema não foi abordado?. Será que é para incentivar às pessoas à viajarem de ferry? Para logo dizer que foi um sucesso? De que nós serve ter viagens aéreas mais baratas, se depois são cancelados os voos?
Paulino, parece que ultimamente andas a fumar umas cenas maradas.
Deixa-te de ser idiota, ok?
O pessoal da TAP faz greve às horas extras e o culpado é o G.R.?
O teu partido que pertence ao Governo, porque é que não resolve esta situação?
Já que defendem o direito dos LGBT, não achas que também era importante defender o direito dos Insulares?
Em vez de escreveres estas baboseiradas, vê lá se fazes algo de construtivo..., defende o teu Povo que é a Madeira.
Faz agora 10 anos que paguei a minha última viagem de ida e volta ao abrigo do serviço público e com tarifa de estudante. Paguei a módica quantia de 225€. Os meus pais, com tarifa de residente, pagavam a módica quantia de 280€. Estamos a falar de há 10 anos atrás... o tão propalado serviço público era assim tão bom? De notar que em cima destas tarifas maravilhosas, a TAP encaixava um bolo de milhões de euros ao abrigo do serviço público.
Sinceramente, o principal problema dos madeirenses é que quem os devia representar na assembleia da república, aqueles em quem eles confiaram, estão lá é a olhar para o seu próprio umbigo, a tirar partido indevido da sua posição, como se viu no caso completamente indigno das viagens dos deputados.
Anónimo 27 de junho de 2018 às 00:34
…"De notar que em cima destas tarifas maravilhosas, a TAP encaixava um bolo de milhões de euros ao abrigo do serviço público."
...o actual dito "subsídio de mobilidade" é uma forma capciosa do Estado subsidiar INDIRECTAMENTE EM MUITOS MILHÕES DE EUROS a TAP já que o não o pode fazer directamente devido às regras da livre concorrência impostas pela UE que proíbe os Estados membros de subsidiarem companhias aéreas!!
Ó camarada Paulino, parece que os ares da Madeira deixam-no de raciocínio baralhado.
Então a região, o governo regional, ou qualquer outra entidade regional, é quem tem a chave para resolução do serviço que a TAP presta aos madeirenses ?
Dou-lhe um conselho. Vá de novo viver para Lisboa, mesmo sem ser deputado, venha cá ao fim de semana, e verá que dirá menos disparates.
Pode ter até a vantagem de poder novamente receber o subsídio de mobilidade. Faça assim, o BE paga-lhe a passagem, e depois o camarada empocha o subsídio.
Aí volta tudo à normalidade !
Comentador das 09:20 “ o serviço que a TAP presta”????A TAP não presta, ponto final. Se o governo regional quisesse, mexia-se e contratava serviços a outras companhias e a TAP que fosse servir os interesses dos brasileiros para longe,
Ó das 12.41, em lado nenhum digo que o serviço da TAP presta. Digo é que nenhuma instituição regional pode alterar essa realidade. Ao contrário do governo da república que representa o estado, sendo este sócio maioritario da TAP.
O governo regional não pode contratar, infelizmente, outra companhia para fazer as ligações para a Madeira. A lei da concorrência e as regras europeias não o permitem. Aliás, além da TAP, existem outras companhias na linha. Curiosamente têm todas preços "parecidos", sem que isso levante qualquer problema ao governo da república e à autoridade da concorrência.
Este senhor sabe o que diz o que quer dizer que é maldoso e aldrabão. Meu amigo , os transportes aéreos são da única responsabilidade do Governo da República, Governo que o seu o seu partido tem responsabilidades. Da maneira como procedeu com o subsídio de mobilidade vê-se perfeitamente o género de pessoa que é.
Existe algo que está muito mal e não é explicado, apenas se empurra as coisas e andasse sempre dependentes dos outros e a implorar serviços de mão estendida querendo sempre sermos servidos.
Grande parte das Ilhas Atlânticas tem Companhias Aéreas:
AÇORES - SATA
CANÁRIAS - BINTER
CABO VERDE - CABO VERDE AIR LINES
CORSEGA - AIR CORSICA
Porque a Madeira não tem nem CONSTITUI A SUA COMPANHIA REGIONAL e anda a espatifar todo o dinheiro que a Republica manda anualmente através do Orçamento de Estado em coisas superfulas como BETÃO e mais BETÃO. Será a nossa AIR BETÃO??????????????
Comentador das 18.08, dessas companhias mencionadas, sabe o estado da pública SATA ?
Um desastre financeiro de proporções extratosfericas, com uma dívida superior a 250.000.000, 00 €, duzentos e cinquenta milhões de euros, o que levou a que nos contactos para a sua privatização, não tivessem aparecido quaisquer companhias interessadas, à excepção da companhia de bandeira da Islândia, que mesmo assim não apresentou proposta. A situação da SATA é calamitosa.
Isso, não quero eu para a Madeira, com o dinheiro dos contribuintes. Se aparecer algum privado, que venha. Mas não me parece.
Até, porque o aeroporto de Lisboa está esgotado, não tem slots disponíveis, logo aparecer uma nova companhia sem possibilidade de poder utilizar Lisboa, mata qualquer intenção à partida.
A solução passa por duas coisas. A primeira é colocar o aeroporto do Montijo à disponibilidade da aviação civil comercial.
Segunda coisa, é o governo da república enquanto representante do Estado, acionista maioritario da TAP, impôr preços ajustados e justos nas ligações entre o continente e as regiões autónomas. Só assim, a concorrência funcionaria, já que as outras companhias seriam obrigadas a baixar preços.
Mas este miguelito assume alguma coisa e manda em alguma coisa?
Quem manda nele é vice e quem manda em todos é a afadesvias
Abram os olhos seus burros que os soisas e o calheteiro estão como os capitãs donatários quando chegaram à Madeira
Dividiram a Madeira como fosse um bolo.
Uma parte para cada um deles e as paredes por fazer couberam aos vilões
Reza a história que até tinham direito a empernar com as mulheres destes escravos e colonos
Irra.....Aquilo a que foi dividir e espalhar cornos por todo o lado
Enviar um comentário