Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de outubro de 2019




ESTRANHO, NÃO É?!







Gil Canha

Nestes últimos dias, o Diário de Notícias de Mr. Blandy/Sousas entrou novamente num frenesim ambientalista, após o último afã ecológico do DN, a propósito do “roubo de inertes” das nossas ribeiras, e que mereceu longas reportagens ao longo da última campanha eleitoral para o nosso parlamento regional.
A mim, agrada-me esta repentina “febre” naturalista do DN, que até acho saudável e importantíssima para uma região cuja economia assenta nos nossos recursos naturais, mas, ao mesmo tempo, este “bater-de-ferro” constante levanta-me sérias dúvidas e suspeições sobre os reais propósitos deste centenário jornal, que é conhecido há décadas por não “dar ponto sem nó”!  
E já explico: pertenço a uma associação ambientalista, a COSMOS, que há vários anos emite comunicados sobre a rapinagem de inertes nas nossas linhas-de-água e na nossa faixa costeira. E sabem quantos comunicados foram publicados na edição impressa do DN sobre estes alertas, sabem? ZERO! Ouviram, ZERO! Nem uma simples linha! 
O Diário de Mr. Blandy/Sousas tinha um verdadeiro pavor apalhaçado em publicar assuntos relacionados com esta temática, e, repentinamente, o céu abriu-se, e o nosso Zeus de papel, furiosamente castigador, começou a lançar relâmpagos e faíscas (e bem) sobre os tais algozes que furtam pedra e areia das nossas praias e ribeiras.
Ao ver tamanha excitação num órgão que, até há bem pouco tempo tinha sérios problemas de “disfunção ecológica”, eu pergunto: 
Será que antes das eleições, as tais reportagens, com honras de primeira página, sobre a rapinagem de inertes na Ribeira dos Socorridos, não tinham o objetivo de desgastar o Governo do estroina do Dr. Miguel Albuquerque em favor do candidato do Diário, agora derrotado, o Prof. Paulo Cafôfo?
Não será que estas recentes reportagens sobre a pirataria da Afavias, do sr. Avelino Farinha, no nosso calhau-rolado da Tabua, têm a ver com a “guerra” entre o DN e o Jornal da Madeira, cujo sócio, é precisamente o sr. Avelino Farinha?
E a finalizar, não será que a “tubaranagem” que tomou conta de grande parte da nossa comunicação social anda agora a se canibalizar mutuamente?
Se isto está a acontecer, e mesmo se sabendo que isto é uma trafulhice embebida na mais reles hipocrisia, pelos vistos, está a ser bom para a causa ambientalista, como também tem sido extraordinariamente divertido ver os “tubarões” a se abocanharem uns aos outros.

16 comentários:

Anónimo disse...

As ribeiras são a nova saúde. Daqui a dias já ninguém quer saber. Agora já não faltam medicamentos, nem há problemas no Hospital. Venha daí o dinheirinho do jackpot da Assembleia!

Anónimo disse...

Estou a gostar, embora a guerrinha entre eles não nos alivie das cangas que nos colocaram às costas. Esperemos a resposta do JM, sobre os transportes marítimos, exploração gratuita dos nossos portos e da RTPM e se calhar sobre outros gamanços que desconheçamos...

Anónimo disse...

...está visto que temos as nossas "jazidas" de inertes ... suficientes para se guerrearem e "encherem os bolsos" duns contra outros ... imagine-se se tivéssemos "jazidas" de ouro...petróleo...diamantes...lítio...etc

Anónimo disse...

Porque razão o Diário não fala dos portos, da mama do Caniçal e do ferry entregue aos Sousas com o mesmo sangue na guelra dos calhaus?

Anónimo disse...

Senhor Gil, o artigo é sobre as pedreiras. Nada refere quanto ao saqque de pedra das ribeiras. Estas são duas actividades diferentes com regimes jurídicos diferentes.
O artigo tenta confundir o saque das ribeiras para a actividade legal de extração de pedra.

Anónimo disse...

O que é mais vergonhoso neste caso é ver jornalistas com carteira profissional obrigados a cumprir o seu código deontológico, estatuto dos jornalistas e lei da imprensa, a servirem de mercenários nesta guerra de grupos económicos, Sousas contra Farinha. Isto é deplorável e demonstra que o jornalismo na Madeira bateu no fundo, e está ao nível do jornalismo de sarjeta!

Anónimo disse...

Bem dito Gil. Pessoalmente, tou pouco me lixando de onde vem a pedra que estes inocentes todos fazem de conta que não usaram para fazer as suas casas. Fico é mais lixado com a mama que se passa nos portos, em que os patrocinadores do DN comem a carninha e deixam os ossos para o contribuinte pagar. Espero que o Governo não seja burro e meta-os a andar dali pra fora. Que vão fazer fortuna a polir carecas

Anónimo disse...

O lítio do Diário está na Câmara, agora começou nova propaganda de promoção de Miguel Gouveia. É SÓ MAMAR!

Anónimo disse...

Canha no Domingo já vais ter resposta no pasquim com uma homilia do padre

Anónimo disse...

Estou a gostar, vem ao guerra entre DN e JM. Talvez assim se descubram as carecas do Avelino e do Sousa.
Quando empresários da treta (fora da Madeira valem pouco mais que 0) precisam de deitar a mão a comunicação social e a jornalistas serviçais para fazer o servicinho sujo, de encomenda, dá nisto. Muito haverá para contar...

Anónimo disse...

18.54,
Não me metendo nestas discussões de lana caprina por falta de pachorra e interesse na mesma, devo no entanto informar que esses empresários por si ditos da treta, fora da Madeira valem mais do que por cá.
Um tem um grupo armador já tem uma dimensão com algum significado em termos mundiais, é sócio com participação significativa na exploração da gare marítima de Lisboa e prepara-se para assumir igual participação noutros portos, tem transporte marítimo nos Açores, em Cabo Verde, etc.
O outro, tem obras fora da Madeira de muito maior dimensão do que por cá faz, nomeadamente em países africanos.
Portanto, mesmo que sejam seus ódios de estimação, convém ser minimamente sério na apreciação, porque senão os seus pontos de vista ficam logo inquinados.

Anónimo disse...

O Cafofo está hoje em Santana a falar da falta de emprego no norte? Alguém das Camaras de Santana S. Vicente e Porto Moniz vai na próxima semana `a WTM (segunda maior feira de turismo) em Londres? Culpar apenas o Albuquerque,por aquilo que não se faz, infelizmente não traz soluções.

Anónimo disse...

Falando da Costa Norte, alguém das Camaras de S. Vicente, Porto Moniz e Santana, vai `a Web Summit?

Anónimo disse...

Alguém das Camaras de S. Vicente Porto Moniz e Santana vai `a feira de Turismo WTM na próxima semana em Londres?

Anónimo disse...

Na próxima semana há um arrozinho de lapas no Porto Moniz, não dá para ir fazer promoções lá fora. É preciso aproveitar o bom tempo...

Anónimo disse...

quando o blandy cortava as serras todas para depois vender o carvão aos navios que passavam pela Madeira era um ambientalista ?

quem tem telhados de vidro não se arme em santo