Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de outubro de 2019





Madeira de rastos

O JM de hoje avança que a força partidária mais votada a 22, o PSD-M, deixa subir a Presidente do Parlamento José Manuel Rodrigues, deputado de um partido, o CDS, que caiu mais de 50% e agora cabe num tuk-tuk 












O regime autonómico nunca foi tão enxovalhado. E agora por culpa de madeirenses. A cegueira do poder afecta o espectro político de extremo a extremo. Qualquer bicho-careta se acha com capacidade para Rei da Tabanca. Dramático: a Democracia e a Autonomia estão de rastos. A situação actual é insustentável. O governo de coligação é um nado-morto. 
E a alternativa é solução para fracassar. 



Albuquerque, Barreto e Emanuel Câmara:
líderes que não lideram nada

Mesmo ainda durante as conversações para um governo PSD-CDS, está visto que não há governabilidade possível no estado político saído das regionais.
Miguel Albuquerque não manda na coligação.
Rui Barreto não manda no seu partido.
O Partido Socialista, eterna esperança da metamorfose político-partidária na Região, sobrevive na maior humilhação da sua história: o seu líder, Emanuel Câmara, não manda nada. A 'rosa' está nas mãos de independentes e cristãos-novos.

Os partidos mais pequenos caíram estrondosamente no 22 de Setembro, afogando-se alguns deles nas ondas do voto útil. 
Paulino Ascenção parece que já não manda nada no Bloco.
O Representante da República achará que há viabilidade nesta coisada?


A 'boa notícia' que deixou o CDS mais na mesma - ou pior


Até aqui já se sabia.
A novidade é o que diz hoje o JM, se bem que dando a notícia como certa numas partes e deixando dúvidas noutras. Diz o jornal que o PSD já decidiu ceder às exigências de José Manuel Rodrigues, deixando-o chegar a Presidente da Assembleia Legislativa.
Espantoso!
O lugar de Presidente da ALM é o topo da instituição considerada nem mais nem menos o tal 'orgão da Autonomia por excelência'. Nas regionais, é para esse órgão que os Madeirenses votam. Logo, a representatividade dos Madeirenses resulta da contagem dos votos nas urnas. A força política mais votada tem direito ao lugar, por via da eleição em plenário.
Avançando José Manuel Rodrigues para o cargo, dá-se a cena caricata de os Madeirenses serem representados pela 'boa notícia' que o CDS um dia apresentou, a ver se a popularidade da televisão resultava nas urnas, mas que, mesmo depois de duas décadas de liderança na Mouraria, deixou o partido 'cada vez mais na mesma'. 
Será que José Manuel Rodrigues 'estica a corda' em nome dos interesses da Madeira ou sequer do seu partido? 
Não. 
Ele faz finca-pé por conta de uma cega ambição pessoal. 
Ele quer ser sr. Presidente à força, porque o CDS não lhe chegou.
Estaria no seu direito, se ganhasse eleições.


Assombroso!

Mas o mais assombroso deste filme é que, segundo o JM, a 'cedência' a José Manuel Rodrigues não faz parte do pacote de contrapartidas do acordo governativo entre PSD e CDS. Ou seja: o PSD outorga ao parceiro coligado secretarias regionais e o que mais for acertado na esfera executiva - sendo o caso da Presidência da ALM assunto a tratar à parte. 
Fantástico!
Mas então para quê e em que termos se faz o acordo de governo? Não é na base de cada um dos dois partidos contribuir para uma maioria parlamentar?
Neste caso, a modos que não. O CDS diz: vamos ficar com esta secretaria e mais aquela, mas atenção, oh Miguel, parece que tens de dar o Parlamento ao Zé, para ele não votar contra o programa de governo.
E o Miguel não responde ao Barreto (ou ao Teófilo) nestes termos: esse problema é vosso, porque a constituição do governo a meias exige que vocês viabilizem o Programa de Governo e os Orçamentos. 
Ora, o líder Barreto não tem autoridade nenhuma no seu partido. À primeira, ficou nas mãos de Lopes da Fonseca. À segunda, já líder, deixou-se armadilhar pelo presidente centrista, José Manuel, permitindo-lhe voz activa na elaboração de listas eleitorais e, imagine-se, nas negociações sobre governos de coligação. 
Só mesmo Rui Barreto para cair na esparrela.
Agora, o 'líder' nem consegue exigir de Zé Manuel uma disciplina de voto que para um antigo chefe da Mouraria devia ser automática. 
Do outro lado, o PSD aceita negociar em dois patamares, e só para 'conceder': dá secretarias ao CDS e uns substanciais 'milhos fritos' aos 'descontentes' do parceiro.
Ingenuidade incrível.
Eis como um simples 'Limiano à Mouraria' condiciona os interesses da Madeira e dos partidos.
Há uma expressão popular para definir o que Zé está a fazer ao PSD e ao próprio CDS, mas o decoro não me permite ir além disto.
Até seria divertido, se não estivessem a fazer pouco dos contribuintes.


Miguel Albuquerque: fim de itinerário

Não há pudor nesta brincadeira de mau gosto. A ser verdade que a coligação está refém do 'autonomista Zé Manel', e se Miguel Albuquerque ainda tivesse moral para se assumir, a posição do PSD seria uma e só uma: cortar já com o frágil CDS, levar o programa 'minoritário' laranja à Assembleia e deixar que a oposição assumisse a responsabilidade de o chumbar. Ou de o deixar experimentar.
É assim que funciona a democracia.
Mas a cegueira de poder que atordoa o CDS inteiro também atinge o PSD. Depois de 40 e tantos anos, os laranjas acreditam que podem segurar as rédeas do bicho por mais meio século. Há um pavor de voltar à vida normal, que é vida à margem do carreirismo.
O próprio Miguel Albuquerque tarda em perceber que o seu itinerário está no fim. Foram anos a mandar na JSD, mais uns 20 a mandar na CMF, agora um mandato desgastante nas Angústias, depois de um massacrante processo de sucessão no PSD. Miguel já merece uma poltrona em S. Bento ou em Bruxelas. E o PSD precisa urgentemente (para eles) de caminho aberto a nova corrida interna.
Já se faz notícia na imprensa de governantes que se recusam a sair do poder - ou melhor, secretários que exigem ser reconduzidos, porque na realidade o seu contrato expira automaticamente com o fim do mandato. 
E ninguém responsável - Miguel - desmente a enormidade!
Com o partido 'tapado' por estes chefes que não mandam, sofrem os genuínos social-democratas e por arrastamento os que pagam os devaneios de poder.


No PS-M mandam independentes e cristãos-novos 

O drama da terra é também a falta de alternativas.
O Partido Socialista continua a ser encavalitado por uns quantos cegos do poder e do dinheiro, a mando de tubarões que corrompem e mafiam a seu bel-prazer no paraíso dos 'negócios autorizados'.
O PS está dominado pelo efeito 'armadilha', no dizer de alguns socialistas perturbados com a situação. 
Independentes e cristãos-novos sem bandeira conhecida dominam a Praça Amarela e dominarão ainda mais quando começar a tilintar o balúrdio do jackpot parlamentar referente aos 19 deputados que saíram do voto útil.
Dias depois das regionais de 22 de Setembro, a imprensa do costume noticiou que Paulo Cafofo tinha convocado para o domingo seguinte os 19 eleitos, para uma primeira reunião do grupo parlamentar.
Cafofo tinha sido cabeça-de-lista às eleições como independente e, por sua cabeça, resolveu dar continuidade à missão concluída em 22. 
Não se percebeu com que autoridade, porque até ver não passa de um dos 19 deputados eleitos na lista do PS, convocou a reunião. 
Sem mandato de nenhum órgão do partido de que é 'simpatizante', assumiu publicamente que ia liderar a vida do PS na Assembleia, que ia liderar os planos de oposição, que ia liderar as novas propostas de governo para a Madeira. E repetiu o discurso quero-posso-e-mando na referida reunião... estando o presidente do partido a seu lado!


Cafofo: tiques estalinistas, conquista de poder na base da purga

Olhando um pouco para trás, detectamos à vista desarmada os tiques estalinistas do popular Profe Mentiras. Com pouco tempo na presidência da Câmara 'Mudança', desatou às purgas. 'Rua' com quem pensava pela sua cabeça. Expediente que repetiu no segundo mandato, assim que percebeu não precisar de atrapalhos na Câmara 'Confiança'. A vaidade excessiva. O incentivo ao culto de personalidade.
Desde então, as suas influências levaram a outras purgas que atingiram históricos do PS-M. 

Dia 22 de Setembro, o 'autocarro das peneiras' estacou na garagem, sem a auto-proclamada vitória. Que fez Cafofo? Felicitou o vencedor das eleições prometendo uma oposição firme e consistente? 
Não. 
Na noite das desilusões, ele desafiou todos os partidos da oposição para um governo em coligação com o PS, porque o povo, disse ele, não dera a maioria ao Laranjal. 
Numa postura parecida à dos ditadores africanos e latino-americanos das décadas de 60 e 70, não reconheceu a vitória do adversário - minoritária mas vitória.
E nesse registo tem-se insinuado no pós-eleições. Com uma tergiversação notória: o CDS, adulado na noite eleitoral e assediado em contactos insistentes do próprio Cafofo para uma coligação abrangente contra o PSD, assim que deu mostras de aproximação aos social-democratas passou a ser diabolizado e alvo de condenáveis insultos por parte dos cafofistas. 
Uma volubilidade que já se tornou marca registada do Profe, aliás.


PSD e PS não dão cavaco aos órgãos partidários

Dramático. De um lado, as tropas fandangas de centro-direita sem uma voz de comando. Do outro lado, uns obcecados a ocupar desalmadamente a área política de esquerda, na ânsia do mando e do dinheiro, ao serviço dos grandes obradores da Tabanca.
Que dizem os antigos socialistas que anos a fio deram o 'cabedal' desinteressadamente e com prejuízos pessoais e familiares em lutas desiguais pelo seu partido?
Que dirão os protagonistas do antigo autoritarismo social-democrata perante a tibieza destes chefezinhos delicados que tomam chá no piano-bar 'Angústias'?
Como reagem os velhos centristas, que tanto sofreram às mãos do PSD, a estas coligações e ao repugnante interesseirismo daquele a quem várias vezes elegeram para líder do partido?
Uma curiosidade: Albuquerque só reúne os órgãos do partido para a semana, com o caminho da coligação consumado - e talvez estragado.
O derrotado Emanuel Câmara não falou na noite eleitoral aos militantes nem, que se saiba, reuniu os órgãos internos. Manda Cafofo e mais nada.  


E se outros deputados quiserem fazer também de Limianos?

Voltando à vaca fria: Zé Manel Rodrigues acha-se com direito a sentar-se na cadeira mais alta da Autonomia da Madeira. Tendo abaixo de si um vice do partido que ganhou as eleições e outro vice de um partido que elegeu 19 deputados!
Sim senhor!
A propósito, alguém que me explique: e se Ana Cristina Monteiro também entender que ou lhe dão a Presidência parlamentar ou chumba a coligação? E se Mário Pereira, que deve substituir Barreto no tuk-tuk, se puser com a mesma teima? E Jaime Filipe Ramos não se acha com mais peso político do que o 'velho' pretendente ao lugar? E Victor Freitas, por que não?

Zé Manel cristalizou o seu partido durante décadas. Criou condições para o CDS baixar ao modesto tuk-tuk. Como prémio da proeza, pretende gabinete espaçoso, secretárias, o luzente popó da bendeirinha e, está claro, um vencimento chorudo para gastos. 
E pelos vistos os atados chefes do PSD e do CDS ficam de braços cruzados.


Uma questão de respeitar as leis

Meus senhores! Só há um caminho decente, e em respeito pela legislação. Se Zé ameaça rebentar com a coligação, borrifando-se para a estabilidade, e se Barreto não tem mão que imponha disciplina partidária no grupinho parlamentar dos sacristães, então que avance o PSD sozinho com o seu programa.
Chumbo para baixo, provavelmente.
Que se segue? 
Convite ao segundo partido mais votado, o PS. Que certamente optará por uma geringonça. Se conseguir formar governo com programa aprovado, que governe. 
Aposto que o saco de gatos não resiste um ano, mas a minha aposta não interessa. Independentemente do que possa acontecer no futuro, a legalidade manda fazer assim.
E pronto. 

Novas gerações, novas gerações, onde vos escondestes? 
Já agora: por que será que, especialmente no PSD e no PS, assim que um ou uma jovem começa a mostrar discurso e  pensamento, desaparece misteriosamente, como a flor-humana?
Enfim.
Não sei se já repararam, mas a obsessão por dar ordens nesta aldeia é tal que os potenciais regedores não ligam patavina às eleições nacionais do próximo domingo, em que os respectivos partidos estão envolvidos.

Sim, as previsões falam de borrasca grossa. 
Vejam à mercê de quem estamos.
Mas foi por aí que o eleitorado escolheu. 

93 comentários:

Anónimo disse...

Calisto,
Uma novidade. O José Manuel Rodrigues NÃO será presidente da ALRAM.

Anónimo disse...

Concordo plenamente.
Os políticos da RAM só estão interessados em mandar e encher-se. Isto justifica o não-aparecimento de novos políticos com qualidade.

Anónimo disse...

O cds VAI CONTINUAR COM A DITADURA E O REGIME VAI CONTINUAR mas estou a ficar mais otimista, durará pouco
o PPD agachou-se
é a VIDA

Luís Calisto disse...

Registado.

Anónimo disse...

Muito melhor do que a trupe cafofiana de trepadores e manipuladores da Figueira da Foz.

Anónimo disse...

Sendo verdade a notícia...
Temos de reconhecer que o PSD são como as galinhas
Agacham-se e apanha no r...

Anónimo disse...

e o jose vai de popó com condutor e bandeirinha, gastar umas moedinhas?

a Madeira bateu no fundo, ou ainda não porque o pior ainda esta para vir!

tristeza, ao que isto chegou!! as duas maiores figuras da RAM, o presidente da assembleia e o presidente do governo....

e o calado?? não manda nada???

Anónimo disse...

Acho que o PSD, e nem falo do PSD mais profundo, nunca perdoaria a Miguel Albuquerque, Pedro Calado e Jaime Filipe Ramos, se permitissem um acordo para eleger um elemento do CDS para a presidência do primeiro órgão da autonomia, ainda para mais sendo José Manuel Rodrigues.
E, para Calado e Jaime Filipe, que têm ambições futuras, seria uma machadada irreparável.
Por isso, e pelo facto de não ter lógica nenhuma, ser um partido com 3 deputados a presidir à assembleia, em contraponto com o partido mais votado com 21 deputados, não acredito que isso vá acontecer.
Aparece-me que é o JM a atirar verdes para apanhar maduras. Talvez para JMRodrigues se aperceber das reacções.

Anónimo disse...

O país esta feito para mandar quem não manda, até o António Costa não teve maioria...e manda!

Anónimo disse...



Caro Calisto,

Presidente : José Prada
1 vice: Jose Manel Rodrigues
2 vice: Rubina Leal
3 vice: Victor Freitas


Líder Parlamentar PS : Cubano do Iglesias

Anónimo disse...

O quê? José Manuel Rodrigues como presidente da ALM? Adeus PSD para sempre.
O PSD passará a 3ª força política da região.

Anónimo disse...

Quem é o Calado? O Albuquerque devia era ouvir o Prada e o Rui Coelho , senão fossem eles nem chegavam aos 10 deputados, Albuquerque tem prazo de validade mas felizmente o PSD não

Anónimo disse...

JFRamos não tem mais ambições nenhumas , ele sabe que não pode dar mais que isto e tem jeito para lider parlamentar. Quanto ao Calado tá com mais medo do Zé Prada e Manel António que outra coisa

Anónimo disse...

O PSD abrir as pernas e aceitar o delírio do José Manuel querer ser presidente da Assembleia?
"Quo vadis"PSD?. Porque não governar sozinho para o que der e vier? Isso é que era mostrar a força do PSD. Assim, os madeirenses fiéis à social democracia, vão mandar o PSD ás urtigas.

Anónimo disse...

Concordo, apesar da dentes ralos ser vice, melhor do que ir para secretária.

Quanto ao Prada, preferia vê lo como vice para depois ir para a CMF, mas uma coisa não impede a outra.

Anónimo disse...

Era o PSD governar so.Acham que o CDS ia arriscar comportar-se de forma a haver por exemplo eleicoes antecipadas para nem 3 deputados conseguirem?

Anónimo disse...

Difícil de acreditar. Possivelmente os deputados do PSD iam-se rebelar e votar contra o Rodrigues, pois o voto para eleição do Presidente da AR é secreto. Se isto é especulação é preciso que o Albuquerque venha a terreiro dizer alguma coisa, para não tomar proporções maiores e minar as negociações do novo Governo.

Anónimo disse...

O PSD unindo-se agora ao CDS, corre o serio e real risco de daqui a 4 anos, ir todo "bye, bye Maria Ivone" e o PS ficar entao com a Madeira toda por muitos e longos anos. Ai, vao ver o que nao deviam ter feito em 2019,unir-se ao CDS!Erro crasso!

Anónimo disse...

Nao ha necessidade do PSD ceder grandes coisas ao CDS.Em caso de eleicoes antecipadas ganhara o PS,e o CDS passa a skate. As pessoas nao querem o CDS.

Anónimo disse...

Coitado do motorista do Tranquada e do assessor do Tranquada Valério um vai para o desemprego ou para porteiro da capela da Assembleia o outro Valério volta para o escritório de advogados.
E as assessoras jurídicas e de outras índole vão para o desemprego.
Se José Manuel Rodrigues for presidente do parlamento vai querer meter a sua namorada e ex namoradas no parlamento.
PSD vai transigir com todas as exigências do CDS?
PSD quem te viu quem te vê!
Diziam votar CDS e o mesmo que votar PSD e não é que querem se casar a força . Casamento de conveniência. Não há quaisquer sentimentos genuínos de ambas as partes.
José Manuel Rodrigues já avisou as cúpulas do CDS e PSD ou aceitam que eu seja o próximo presidente da Assembleia ou passo à condição de deputado independente (...)

Politólogo do Ptp - Madeira

Anónimo disse...

Infelizmente, o Luís Calisto desvenda aqui todas as artimanhas desta negociação onde, os interesse pessoais e partidários se sobrepõem aos interesses da Madeira e dos Madeirenses.
O PSD não diz "primeiro a Madeira, só depois o partido"? E então?! E o CDS, igual ou parecido?! Ao que parece e espero estar enganado, só pensam nos tachos e no que podem ganhar individualmente. Não é para isso que existem os partidos!! Tenham juízo!
Sou PSD e não aceito o CDS como presidente da ALRM e muito menos o Tranquada na EEM. Seria uma estupidez substituir o dedicado e competente Rui Rebelo por um tachista de carreira.

Anónimo disse...

Começa a ser evidente que esta "coligação" não tem pernas para aguentar-se..
Mesmo que chegue a nascer, o futuro é muito incógnito e dependente de muitos interesses e tachos...

Isto é a política no seu pior mas é o que temos.

Ninguém que seja competente (ou inteligente) no seu trabalho, deixa-o para ir para a política e para estes carreirismos, daí que só se encontrem burros, incompententes, oportunistas e mamões.

Anónimo disse...

Não podemos acreditar na notícia do JM, embora não esqueçamos que calado tem a mão lá dentro
Sendo verdade, está visto que para o PSD o que interessa é o albuquerque, o calado,oCalheteiro e os soisas terem a mão na massa mais 4 anos
Todo o resto é conversa para boi dormir

Anónimo disse...

Ninguém gosta da maioria absoluta, mas este é o resultado do seu fim: a entrada em cena de oportunistas e de pessoas sem nível. Vai acontecer o mesmo em menor escala no Governo. A oposição tem poucos quadros de valia, os melhores estão no PSD. O Cafôfo sabe disso e fez um esforço para melhorar as listas do PS que sempre foram uma pobreza. Agora estamos perante o cenário de ter o Sr. Rodrigues como máximo representante da Região. Já viram a vergonha? Alguém tem a noção do que isto é? Exige-se que Albuquerque em vez de fazer de rainha de Inglaterra tome a liderança imediata de todas as negociações e meta isto na ordem.

Anónimo disse...

Matematica!Nao ha tacho para todos! Pensem nos vossos filhos e netos, cada vez que fazem uma negociata!

Anónimo disse...

Existe um livro, o 10-10-10,que trata das consequencias das nossas escolhas( A, B, C etc) em 10 minutos, 10 meses, 10 anos.Adquado ao momento

Anónimo disse...

O JMR será humilhado na primeira votação com apenas o seu voto. De seguida desiste de ser Presidente e fica como Vice.

Anónimo disse...

Está tudo louco??? O maior oportunista da Madeira Nova, a nulidade em pessoa para a Presidência da ALRAM? O Porta Vilões bateu mesmo no fundo!

Anónimo disse...

O que acho mais interessante, não é sequer uma notícia especulativa.
Mais interessante é a forma como muitos comentadores a dão como verdadeira e, a partir daí, vão desenvolvendo as mais estrambólicas teorias.
Há para todos os gostos, inclusivamente para o das 14.07 descobrir por si próprio apenas um minuto depois, a resposta à sua interrogação inicial.
Fantástico.

Anónimo disse...

José Manuel Rodrigues presidente do Parlamento Regional? É a peta do século.

Anónimo disse...

Prada pra presidente da Câmara? Não tem perfil.

Anónimo disse...

Disse tudo agora, anónimo das 14:07

Anónimo disse...

Caro anónimo das 18:49,

Também achava que não teria perfil para secretário geral mas surpreendeu me a mim e aos militantes todos. Depois da borrada do Rui Abreu, em 6 meses conseguiu recuperar o que muitos achavam perdido. Mostrou o seu lado humanista e neste momento é o militante que reúne mais consenso nas bases, que conhece as bases e que a população não o vê como oportunista por não precisar da política para nada. Isto sou eu a pensar , enquanto militante vase do meu partido de há mais de 30 anos, e do oiço nas ruas da minha Cidafe, Funchal!

Anónimo disse...

O Tranquada veio mandar recados hoje. Mas qual amado? Pensas que o povo já se esqueceu dos negócios ruinosos para A Madeira do teu escritório de advogados?

Anónimo disse...

19.39,
E quais foram esses negócios?

Anónimo disse...

Onde o Tranquada deu recados?, vi o diário JM e telejornal não ouvi nenhum recado do Tranquada.

Coelhinha do Ptp

Anónimo disse...

Apoio o José Manuel Rodrigues a presidente da ALRAM, como ele é representante máximo dos Sousas, a vilhoada tem de se habituar aos seus senhores.

Anónimo disse...

Dra. Fernanda Cardoso era a melhor escolha... Mas não puseram a sra. na lista... Espero agora que a SRA. Dra. Fernanda Cardoso Apareça como Secretária dos ASSUNTOS PARLAMENTARES E EUROPEUS... FICO A ESPERA

Anónimo disse...

Que eu saiba quem respondeu ao das 14:07 foi às 19 e tal... oh victor vai pregar para outra banda sff

Anónimo disse...

20:41 Dizem que o Einstein dizia que, a definicao de insanidade era repetir o mesmo vezes sem conta, e esperar um resultado diferente.Querem mudancas com as mesmas pessoas e as mesmas atitudes?

Anónimo disse...

Ela não Precis trabalhar. O marido dela vai continuar como assessor jurídico da Quinta Vigia.

Anónimo disse...

Coelhinha tens é dores cotovelo.
Querias era estar no lugar da Bruna.

Anónimo disse...

Pouco ou nada percebo de politica.
Venho cá divertir-me com os artigos e respectivos comentários.
Quanto a mim isto ainda vai dar novas eleições.
Se a cdu e jpp estao a falar honestamente quando dizem nao querer se meter isto vai correr bem para o PS. PSD perde cds desaparece e aparece BE.
Venham eleições . Voto PS

Anónimo disse...

Não tenhas pena dela Coelhinha.

Anónimo disse...

Na política nem tudo é o que aparenta.
Provavelmente esta notícia foi colocada a circular para se estimar o seu peso. Porém, no final da tarde, já era dada como certa por altos elementos de ambos os partidos (porventura, também eles levados pela boleia).
A confirmar-se tal notícia, teríamos os quatro principais vícios nas três pessoas mais importantes da Madeira.

Anónimo disse...

Oh Fernanda , já não basta não teres espelhos em casa e o Medeiros arranjar todas as desculpas para estar fora de casa, agora vens para aqui escrever isto? Mas não percebes que não tens perfil para nada? Não tens um voto? Foste Vice Presidente sem mereceres só por seres amiga do Albuquerque e agora que o teu amigo te pôs fora da lista por prejudicares o partido disseste nas costas e à frente dele alhos e bugalhos..

Anónimo disse...

A Fernanda? Até dá para rir, nem o voto do marido tem.

Miss Take disse...

JMR, tem tido todos os seus ex colegas e amigos jornalistas a apoiá-lo mas, agora que há a possibilidade de vir a ser o presidente da ALRM, TODOS ou quase, vão minando essa possibilidade, por ciúmes, inveja... talvez, quem sabe.
Caros cidadãos anónimos e contribuintes, estejam descansados, o Zé Manel, não vai ser o próximo presidente da assembleia.

Anónimo disse...

22:18 As pessoas mais importantes da Madeira, sao as pessoas que estao no nosso coracao.

Anónimo disse...

Deus te oiça camarada!

Anónimo disse...

O marido dela nunca se ausentar de casa. É o social democrata mais fiel à face da terra. Hehehee gosto de ver o Medeiros de laço vermelho parece um Don Juan. Ele paleio tem de sobra. Mulheres ficam doidas com o sorriso maroto do Medeiros.

Anónimo disse...

quem tiver imagens de Meninos Jesus é melhor guarda-los a 7 chaves se não o JMR vai ficar com eles

o JMR representa o cds que tem admiração pelo cafofo

Anónimo disse...

Todos vós se estão a esquecer da raiz do problema.
José Manuel Rodrigues tem toda a legitimidade para pedir o que for.
Se isto chega onde chegou a culpa não é de José Manuel Rodrigues.
Tem uma legitimidade? Tem. Tem a faca e o queijo na mão? Tem.
Só resta ver se tem palavra. Segundo o artigo que escreve sobre o seu pai e a sua infancia no DN, diz que, palavra dada é palavra honrada.
Felipe Malheiro diz que José Manuel Rodrigues deu a palavra a cafofo. Diz...
A equipa das negociações afirma que só falta assinar o acordo,logo, há palavras dadas.
Agora...
Miguel Albuquerque? Tem culpa ?
O que andou a fazer com Rui Abreu nos primeiros dois anos e meio?
Alguém se lembra?
Houve falta de avisos?
Em tantas,tantas situações houve membros do governo que o representaram. um presidente do partido,cabeça de lista as eleições vai para Roma nesta altura,a dois dias das eleições? Durante uma importante negociação?
Como presidente do governo fazia-se representar.
Como presidente do partido e cabeça de lista não abandonava a campanha.
Mais uma vez prova que trabalho e responsabilidades não são com ele.
Tudo isto para dizer o quê?
Um está no seu direito, outro, está a mais...
Desculpem, é mais culpado quem leva a que tudo isto aconteça do que quem tira proveito e dividendos da situação. Política é isto e ponto.
Agora pergunto.
Algum de vós no lugar de José Manuel Rodrigues não faria o mesmo?
Se tem ou não competência, se tem perfil ou não, cabe ao povo julgar.





Anónimo disse...

O discurso de Tranquada Gomes não foi nem mais nem menos um discurso de inveja,de alguém que vê tapete fugir,de alguém que diga-se de passagem não trás qualquer mais valia ao PSD e julga-se peça importante.
Mas isso os srs do PSD não comentam.
Dr José manuel Rodrigues.
Dr Rui Barreto.
Eu faria outra negociação. Presidente assembleia PSD até porque ganharam, escolha com consenso,vice José Manuel Rodrigues, menos uma secretaria,a vice presidência do governo para Barreto e Miguel Albuquerque rua, Limpeza nos secretários e respectivos serviços. Presidente do governo escolhido com consenso dos dois partidos.
Quer-se um governo de gente trabalhadora, honesta,menos arrogante,menos prepotente, perto do povo,perto dos funcionários.
Gente que esteja para servir, não para ser servida.
Esta é a opinião geral. Esta é a fórmula mais segura e aquela que poderia dar mais possibilidades da coligação se aguentar por muito tempo.
De que serve José Manuel Rodrigues ficar com a presidência da assembleia e tudo o resto continuar igual?
Querem ficar por quanto tempo coligados?
Acham que o povo vai votar PSD/CDS vendo que houve apenas e só a mudança de presidente da assembleia?

Anónimo disse...

Estão a apalpar terreno e o Tranquada já reagiu, mal como é óbvio. Falta é perceber de onde vem a intenção, se do namorado CDS ou do namorado PSD. Ao que parece o casamento vai prolongar-se pelas autárquicas. Será aqui o início da fundação de um único partido à direita? Onde é que fica o CDS num terreno onde o PSD é rei e senhor? Ninguém dos centristas fica aborrecido com isto?

Para mim, a solução seria um governo minoritário a negociar orçamentos. O CDS é que está sedento de poder jamais aceitará e o PSD que quer governar aceitará a aliança, o pedido de casamento. Casamentos forçados nunca deu nada de bom. Prevejo eleições no pós-autárquicas.

Anónimo disse...

Se o PSD se vai coligar na Madeira para as autarquicas, vai perder e muito.

Anónimo disse...

Amigo Ze Manel. Não me identifico mas como teu amigo que sou gostava de dar-te um conselho.
Caga na assembleia,deixa-os ao barulho. Livra-te de num futuro próximo ser acusado de destabilizador,ser acusado de traidor da pátria ou seja do que for.
Negoceia para ti a empresa de eletricidade. Fica como presidente, ganhas tanto ou mais,escolhes quem quiseres para trabalhar contigo.tens todas ou mais mordomias que o presidente da assembleia e,acima de tudo ninguém te chateia a cabeça.
Que fiquem ao barulho mas que não digam o ZE é traidor,o ZE é destabilizador, ZE é um Sr.
Metia aquela direção toda na rua e escolhia gente da minha confiança.
Quem é presidente da EEM? Dr José M. Rodrigues
Quem é o presidente da assembleia?
O traidor, vendido a estes ou aqueles. Vês a diferença meu amugo?
Se o PSD quer dar a EEM a Tranquada é porquê dá...

Anónimo disse...

Uma região tão pequena com tantos cargos politicos, somos pouco mais de 250 mil o equivalente a certas câmaras municipais no continente.
para a Madeira o ideal era um governo composto por:
Presidente
2 vices presidências
2 secretarias regionais, Educação e Cultura e saúde e Assuntos Socias
As vices presidências ficavam com as restantes areas nomeadamente, Turismo, economia, transportes, agricultura, ambiente, pescas, equipamentos, ….
vejam quanto poupavam, ...

Anónimo disse...

Mais ordenado que presidente da assembleia. Poder escolha da equipa. Motorista. Luz borla. Entrada hora que quiser e entender.
Tudo a seus pés sem conflitos com partidos.
Posso ficar eu com o lugar da EEM?
Fiquem com as convulsões da assembleia que eu não quero ficar nos registos como o presidente que menos tempo aguentou. Quero uma nomeação de 4 anos EEM e caso isto mude teem de pagar o tempo de nomeacao.
Vá lá, quero esse lugar.

Anónimo disse...

Quem recuperou foi o Rui Coelho, o verdadeiro operacional do partido

Anónimo disse...

Se eu fosse o JMR não faria isto. Teria vergonha na cara e não iria querer um cargo que não corresponde à votação obtida pelo CDS. Acho vergonhoso se assim acontecer e repudio a tortíssima coluna vertebral desse senhor.
Em relação ao Albuquerque acho muito bem qua vá à cerimónia de nomeação de um Cardeal madeirense, um feito histórico que deve honrar todos os madeirenses. Para além do facto de ser público que saiu da Madeira sexta à noite e que já está de regresso sábado à noite.

Anónimo disse...

Passando os olhos `a pressa por alguns comentarios, fica a impressao que distribuir cargos e distribuir prendas, sera a mesma coisa. Entao e as competencias, qualificacoes, experiencia?Para onde querem levar a Madeira em 4 anos?

Anónimo disse...

Em tempos houve uma senhora que foi nomeada para acessora de Sérgio Marques.
Segundo consta, ajudou e muito na derrota do PSD nas autárquicas.
Foi nomeada/premiada desta vez para Amilcar Gonçalves. Não conseguiu impor as suas aptidões profissionais e foi relegada para segundo plano com vencimento de primeiro.
Resolveu apostar noutra vertente e,novamente nomeada transitou para Pedro Ramos que conhecendo a peça despachou para a área mais incompetente da saude,o célebre Sesaram.
Quatro anos,quatro nomeações. isto é CUNHA? competência?
Estaremos atentos para onde irá agora esta super star.
Isto dizer que tem toda quando diz que isto está de rastos e se calhar a distribuição de prendas a incompetentes irá continuar.

El Zorrito Sousa disse...

Já dizia o meu avô, nunca mistures vinho, droga e jogo, a vida acaba sempre mal para que vai por esse caminho... E paga as tuas dívidas nem que tenhas que derrubar pessoas à tua frente. O mais importante é o ordenado. O meu avozinho era um querido!

O anaozinho traidor disse...

Comentador das 11.23
Voce esqueceu-se do principal. O JMR não pode ser gestor da EEM porque não é licenciado. Aliás acho que nem o 12 ano tem apesar de dizer que tem. Mostrou documentos a prová-lo? Em Lisboa é que o tratavam por dr. e ele deixava o rio correr. Acresce que não foi por acaso que se diz que na semana passada alguém do CDS - mandado por quem? - já andou a tentar se informar dos vencimentos do Presidente da Assembleia e dos demais membros do gabinete a que tem direito

O espalha brasas do Curral disse...

O problema é que a ALRAM devia ter um presidente e 1 vice-presidente e mais nada. Mas ninguém toca nisso porque é tudo negócio de lugares. Tal como não alteram o recenseamento porque deles depende os lugares de deputados a eleger em Lisboa e os membros das autarquias.

Anónimo disse...

A presidência da EEM vai para o vice, o Sousa, primo do Luis Miguel de Sousa. Tudo em família

El maneta da Alfândega disse...

Estou desejando de ouvir os socialistas da RAM que tanto pediram o fim das maiorias absolutas, que tanto zurziram nas maiorias absolutas o que vão dizer para o ano nas eleições dos Açores com o camarada Vasco. Estes socialistas com pena do CDS na Madeira? Gargalhada! Idiotas, pensam que enganam quem? Lágrimas de crocodilo para promoverem em seu benefício uma crise na coligação PSD-CDS que vai continuar porque o CDS sabe que o PS nunca lhe daria um lugar que fosse no governo. E um partido só ganha ou perde votos no governo. A Assembleia em votos vale zero, não dá nem tira nada. O PS sabe que quanto mais picar o CDS da Madeira mais a ameaça de uma crise entre os parceiros (?) aumenta. A minha parteira disse-me isso quando nasci e meti a pata direita cá fora....

Anónimo disse...

Em que parte da Constituicao diz que os cargos politicos sao vitalicios?

Anónimo disse...

Qualquer dia temos mais Secretarias e mais Governantes do que muitos Países Independentes.
Bora lá Lisboa enviar mais euros para o aumento do despesismo.

Anónimo disse...

O rui faz o que o Prada manda, simples. Como era com o Jaime Ramos. Nada de tirar valor, mas não passa de um operacional. É assim que tem de ser

Anónimo disse...

15.42.
Se fosse só essa minha cara amiga.
A propósito,algum desses secretarios aprendeu sotaque do norte carago.
Quantos e quantas a mais nos mais variados serviços apenas e só porque são amigas ou amigos deste/a ou daquele/a.
Esta prática já existia é certo, mas, agora é por demais. Olhe, são por essas e por outras que alem de não votar no PSD nem me dou á maçada de fazer campanha. Se fizer dizem que ando á procura de tacho. Não faço,gozo com aqueles que fazem porque procuram e não teem porque aparecem estas miss e misters a papar tachos.
Dêem lugares a quem merece,a que trabalha, a quem se esforça.
Deixem-se de baboseiradas.

Anónimo disse...

Isto é que vai uma animação por aqui.
É cada tiro, cada melro, e entre tantos disparates escritos, fica difícil eleger qual o maior.

Anónimo disse...

Vejo por aqui muitos incrédulos com o JMR ficar com a presidência da ALM. Vou explicar, não fossem os 43 anos de maiorias absolutas, perseguições e enxovalhamentos constantes sobre toda a oposição, teríamos umas negociações muito mais suaves. Claro que os resultados das eleições também ajudam à mão pesada do partido do Barrete, pois permite sempre coligação à esquerda. Portanto, a malta do laranjal vai ter de engolir este sapo a seco e nem vale a pena, os deputados do laranjal armarem-se em espertinhos na votação, porque vai sair-lhes caro. O prof Mentiras anda à espreita...

Anónimo disse...

A Berardo ja nao vai para a Assembleia da Republica? Parecia a mais forte do grupo do PSD em S. Bento.

Anónimo disse...

E o comentador das 19.51 acha que o CDS que agora tem a oportunidade de chegar ao poder, vai deitar tudo a perder por causa da ambição pessoal do José Manuel Rodrigues?
E ficar com a responsabilidade de o PSD fazer um governo minoritário, e chumbar o respectivo programa, ou futuros orçamentos, para esse governo cair, e o PSD fazer o discurso da vitimização provocando eleições antecipadas, correndo o CDS o risco de desaparecer?
Não me parece, até porque a alternativa à esquerda não tem maioria parlamentar, e, o CDS apoiar solução seria o suicídio total do próprio CDS.
Acho que o PSD fará um acordo de governo com o CDS, que poderá até ser alargado às próximas autárquicas em alguns concelhos. Mas a presidência da ALRAM será para uma personalidade do PSD.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 21:10:
Primeiro o CDS não tem nada a perder, porque nunca foi governo, o CDS está há 43 anos sem nada e sem cargos, está muito bem habituado. Mais, o CDS com qualquer coligação à direita ou à esquerda corre sempre o risco de desaparecer, e o partido do sr barrete está bem ciente disso. E a alternativa à esquerda tem sim maioria parlamentar se adicionares o JMR. O prof Mentiras dá tudo ao JMR se ele tornar-se independente, óbvio.
Segundo, o prof Mentiras teve a maior votação de sempre, nem o povo estava à espera de tanto, ficou por pouco. Agora que o povo se apercebeu que isto ficou por pouco, em novas eleições, o prof Mentiras ganharia, até porque quem ficava na história por ser incompetente e por não conseguir formar governo era a malta do laranjal. Por isso, digo-te mesmo que o JMR vai ser presidente da ALRAM.

Anónimo disse...

21.58,
O seu comentário é uma total contradição.
Diz que o CDS nunca em 43 anos foi governo, e agora que tem a oportunidade de o ser, não tem nada a perder. Uma conclusão em completo desacordo com as premissas.
Se, como diz, o CDS corre sempre o risco de desaparecer, logo tem muito a perder. Outra contradição.
A maioria à esquerda não tem maioria sem um deputado que saia do partido e se torne independente. É um grande se, até porque José Manuel Rodrigues uma coisa que se,purê demonstrou é que não pensa na sua carreira a curto prazo, e não quererá que a mesma se esgote em 4 anos.
Quanto a uma vitória de Cafofo numas eleições antecipadas, é uma teoria pouco válida, até porque o PSD faria sempre um governo minoritário que, se caísse seria sempre da responsabilidade do CDS, o que permitiria um discurso de vitimização tão do agrado popular, como a história nos demonstra. Basta pensar como Cavaco Silva conseguiu a sua maioria absoluta, trucidando o PRD, que fez o seu governo minoritário cair.
Convém alguma coerência.
Por isso te digo. José Manuel Rodrigues não será presidente da ALRAM.

Anónimo disse...

São "fontes bem colocadas" que deram essa certeza?
Não nos faça perder tempo com as suas patetices.

Anónimo disse...

Tem dedo da Madruga, contas antigas.

Anónimo disse...

Tenham juízo, o povo ou melhor nós merecemos mais respeito e consideração. Tenham mais cuidado no tratamento do interesse comum, não brinquem com o que é nosso, dando prevalência aos interesses de alguns. Mais cedo ou mais tarde, isso dá para o torto. O povo está cada vez mais atento e conhecedor. O eleitorado está em evolução, cada vez com mais conhecimentos e exigente e cada vez menos manipulável. Para quando a aproximação dos competentes? O mérito acabará por prevalecer em todas as áreas , incluindo a que existe um grande défice, a política. Só assim conseguimos criar uma sociedade justa, com oportunidades para todos, em que todos sem exceção são felizes e rrealizados. Não é sonho, existem já muitos países que estão cada vez mais próximo disso. Todos temos de trabalhar cada vez melhor, sermos competentes naquilo que fazemos e devidamente compensados. O dinheiro dos nossos impostos não pode continuar a ser mal gasto. Tem de ser tratado como a nossa remuneração adquirida com muito esforço, trabalho e honestidade. Quando o dinheiro não é nosso ou foi adquirido facilmente, não nos custa a gasta-lo. Vamos todos contribuir para uma vida melhor para TODOS.

Anónimo disse...

13.09,
Sempre que te apresentam argumentos lógicos, tens que na tua imbecilidade estrutural, tentar divergir para onde não apresentas qualquer ideia, contraditório ou argumento.
Da tua cabeça oca, não há de facto muito a sair. Apenas ar, possivelmente.
Mas não percas o teu tempo. Aproveita-o.

Anónimo disse...

Anónimo das 13:24
Essa sua utopia só resulta depois da retirada do pSD-M da governo regional.

Luís Freitas disse...

É um erro completo o acordo entre o PSD e o CDS. O PSD, mesmo sem maioria, formava um governo, com os que o apoiam, e os outros partidos, com votação inferior ao PSD, que aprovem ou não aceitam os assuntos e
propostas, com aprovação da Assembleia. Era interessante ver todos os que tiveram menos votos, oponham-se todos juntos...

Anónimo disse...

A Berardo parecia a melhor em tudo no anterior grupo do PSD da Assembleia da Republica, inclusive em formacao academica.Gostava de ouvi-la e tem ADN alemao...

Anónimo disse...

É a melhor em tudo, espalhou-se ao comprido com aquela entrevista em que se vangloriava de não ter usufruído do reembolso das viagens, ao contrário dos restantes deputados do círculo da região. Os colegas, especialmente a Madruga, não a perdoaram
Afinal, com residência em Lisboa, não tinha direito. Adivinhem de quem saiu esta denúncia.
Pois, uns regressam a S. Bento, outros ficam em casa (Lisboa)

Anónimo disse...

Podem comentar e deitar baba e ranho mas se os Sousas decidiram que o JMR será o Presidente da ALRAM está decidido. A vilhoada só tem de baixar as orelhas e obedecer ao dono disto tudo. PERCEBERAM?!

Anónimo disse...

Parece que tem um filho menor na escola e por isso tinha de ter a residencia em Lisboa,pois o filho estando com a mae teria de estudar em Lisboa, e vinha `a Madeira aos fins de semana o que faz parte do trabalho de deputado Regional `a Assembleia da Republica.Creio que foi honesta, a unica de todos os deputados `a Assembleia.Parece que ser honesto em Portugal, e' um handicap. Preocupante.

Anónimo disse...

23.14,
As tuas ingénuas apreciações políticas são um mimo.

Anónimo disse...

O Tranquada passou todo o pessoal do seu gabinete para a assembleia, será que o José M. Rodrigues vai passar o seu pessoal dos Varadouros para a assembleia?

Anónimo disse...

Tens medo de dizer dos Sousas para a assembleia anónimo das 09:55?

Anónimo disse...

23:58,
Não foi honesta, se não queria protagonismo não encomendava a entrevista na Sábado. Deu uma falsa aparência de honesta e foi denunciada pelos colegas de bancada.

Anónimo disse...

15:16 Tera sido a propria e encomendar a entrevista? E se foi para explicar a sua honestidade e a sua situacao familiar? Os outros todos foram desonestos, certo? Mas continuam, certo? Apenas o do BE saiu.