Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de outubro de 2019



O regresso às vitórias morais




Se perder a maioria absoluta era objectivo do PSD e se perder 3 vezes consecutivas era objectivo do PS, vou ali e já venho


No tempo em que os animais falavam cá na Tabanca, isto é, quando vencia quem tinha mais votos e mais mandatos, as eleições eram lutas de partidos contra partidos e no fim ganhava o PSD jardinista.
A democracia mal despontava nos idos de 70-80 e os adversários do crescente Laranjal tentavam explicar aos seus eleitores como é que cada derrota sofrida afinal era uma vitória histórica para as suas cores.


Uns haviam ganho estrondosamente porque apenas baixaram 3 deputados e não os 5 ou 6 que os adversários agouravam. Outros ganharam as eleições porque obtiveram o seu melhor resultado de sempre, aumentando 7 décimas aos antigos 2,7% - e da próxima vez figurariam de certeza entre os membros da assembleia de freguesia. 
Não é caricatura, por mais que os Leitores mais novos se riam com este 'paleio de chacha'.
Durante muitos anos, não se encontrou um único perdedor nas milhentas eleições realizadas na Tabanca. 
Apesar do défice democrático, da comunicação social vendida ao poder, da utilização dos meios governamentais como propaganda e apesar das últimas chuvadas, havia sempre uma ponta por onde o derrotado agitar mais uma 'vitória histórica'. 
E o PSD continuava a governar alegremente nas Angústias e nas Câmaras.


Se fosse no futebol, os dirigentes políticos madeirenses eram despedidos à primeira eleição

O tempo ensinou.
As tradicionais oposições tornaram-se adultas, percebendo que precisavam de saber conviver com o sistema político de excepção instalado na Madeira para, racionalmente, combatê-lo com alguma eficácia.
Foi o tempo de reconhecer a necessidade de cada partido trabalhar a sério em vez de explicar a derrota por um prisma de falso colorido.
Dá melhores resultados. E deu.
No futebol, o treinador é monitorizado jogo após jogo. Bem pode alegar erros do árbitro, a bola que foi duas vezes à trave e o penálti falhado - que no momento certo não escapa à chicotada psicológica.
Aconteceu também na política regional, na fase adulta da Democracia e da Autonomia. Alguns líderes oposicionistas não resistiram aos maus resultados. Porque o erro era de estratégia e liderança, e não culpa do vento.
Mas voltámos ao tempo das vitórias morais.  
A política ilhoa caiu para um nível intragável. 


O cartão vermelho de e para Emanuel 

A pitada de futebol neste artigalho vem a propósito da entrada de rompante de Emanuel Câmara no ano das três eleições: assumiu-se como o único árbitro no terreno e anunciou aos 4 ventos que tinha preparado o cartão vermelho para 'arrancar a lapa da rocha', ou seja, para expulsar Albuquerque e o PSD-M do governo  para fora.
Ontem mesmo, ouvimos Emanuel, no discurso da noite eleitoral, negar que o PSD tivesse ganho as 3 eleições deste ano. Não senhor, disse ele. O PS-M foi o "grande vencedor" das europeias porque a Dra Cerdas foi eleita para o PE. E estas nacionais também foram ganhas pelo PS, que foi buscar mais um deputado, num total de 3, para S. Bento.
Albuquerque, vá lá, ganhou as regionais de há duas ou três semanas, reconheceu o chefe socialista (de direito) pela primeira vez.
Numa palavra: para Emanuel, o PSD não derrotou Costa este ano por 3-0; perdeu por 1-2.
Voltámos assim ao tempo em que se perde mesmo com mais votos nas urnas - caso do PSD nas europeias, em que esmagou o PS, e agora nas nacionais, em que teve mais votos e o mesmo número de deputados do que o rival.


Rui Barreto: eleitorado deu-lhe mais uma oportunidade para demitir-se discretamente

Pessoalmente, sinto cada vez mais dificuldades em interpretar resultados eleitorais nesta terra. Vejo os resultados, imagino uma análise, mas depois ouço reacções nas sedes dos partidos e leio títulos dos panfleteiros de serviço e caio no vazio.
Na minha forma de ver, Rui Barreto devia ter percebido ontem que o eleitorado decididamente não quer nada com o CDS que ele dirige a meias com o Zé. 
Barreto ficava muito bem na fotografia se anunciasse imitar a demissão da derrotada Cristas - e quem ficasse na Mouraria que tratasse das coligações em curso.
Mas não. O CDS, na óptica de Barreto, alcançou mais uma vitória moral, como nos tempos de Ricardo Vieira e de Zé Manel.
Mesmo a distância infinita dos dois primeiros, é o terceiro partido mais votado, viram?


Ascenção perdedor assumido foi sincero ou está manhoso?

Paulino Ascenção destoou destes comportamentos faz-de-conta. Assumiu o péssimo resultado do Bloco, a somar aos anteriores, e anunciou movimentação partidária em breve para a tomada de grandes decisões. 
Deixo porém uma nota: o actual chefe do BE já se deu um pouco a conhecer e não me admiro que dessas grandes reuniões dos órgãos ele ainda saia com posição reforçada na liderança, pese a série de cabazadas que averbou este ano.


Herlanda: uma peça revisteira na noite eleitoral

Herlanda Amado teatralizou o resultado 'mais do mesmo' alcançado pela CDU, isto é, um resultado que não ata nem desata. 
Desatou um bocadinho nas eleições regionais, mas da pior maneira: nessa noite, o eleito Edgar Silva disse que a 'vitória' de ter perdido um deputado residia no facto de o PSD ter perdido a maioria absoluta.
Brilhante! 
E disse-o de forma patética, como Herlanda fez ontem. Deverá ser um registo treinado lá para dentro das paredes de vidro. 
Herlanda não ficou atrás da Laura Alves ou da Ivone Silva nos melhores momentos das consagradas actrizes portuguesas.
E no entanto, mais uma vitória moral.


JPP mesmo de cabeça a baixo também ganha sempre

O JPP patinou, arvorou-se em terceira força da Região, daí a pouco arvorou-se em quarta força da Região, meteu os pés pelas mãos com o 3.º lugar em Santa Cruz e estatelou-se ao comprido na intervenção final da candidata derrotada Lina Pereira. 
Outra vitória moral.
Toca a organizar um retiro espiritual para pensar no futuro. 


Albuquerque tem cada saída!...

E o PSD? Se utilizarmos o velho método pré-histórico segundo o qual ganha quem tem mais votos e mais mandatos, o Laranjal soma 3 vitórias este ano. 
Mas importa meter aqui uma observação, a respeito de Miguel Albuquerque ter afirmado ontem à noite que o PSD, por ter ganho essas três vezes em 2019, alcançou os seus objectivos. 
Longe disso, meu caro Albuquerque. Não me tapes o sol com a peneira.
Perder a maioria absoluta era um objectivo para este ano?
Deixar escapar para o PS o deputado nacional até aqui pertença do Bloco era objectivo?
Não era certamente. 
O PSD ganhou três vezes, mas ficou perigosamente aquém dos seus objectivos.


O PS dá-se ao luxo de desprezar o político madeirense mais competente do momento

Então quem ganhou? O PS?
Claro que não. Olhando para a lua e não para o dedo, o PS é um grande derrotado este ano. Foi bom ter subido muito nas regionais e foi bom ter alcançado mais um deputado nacional ontem. Mas os objectivos, depois de tanto investimento financeiro em propaganda, em estados gerais, em branqueamentos e promoções nas televisões e "jornais" onde passa a vida montado, com um governo e um partido nacionais empenhadíssimos no mapa cor-de-rosa para Portugal, com um primeiro-ministro obcecado que até se exibiu na dança da chuva em Machico - com todas essas, evidentemente que os objectivos do PS-M saíram furados.
O projecto era governar e o PS só vai governar se o conluio PSD-CDS, pregado com saliva, estoirar em breve. Em segunda mão, digamos assim.
Portanto, amigo Emanuel Câmara, está na hora de puxares do cartão vermelho. 
Mostra-o com autoridade ao Rui Barreto e ao Teófilo Cunha, que averbou terceira derrota em Santana - e vê se apanhas na 'leva' o Zé Manel.
Mostra-o ao Ascenção, porque o rapaz pode estar outra vez manhoso e renascer do nada, como no caso das passagens aéreas mafiadas. 
Mostra-o ao meu conterrâneo Filipe, a ver se se estanca a hemorragia verde naqueles lados.
Mostra-o a Edgar Silva, por tentativa de escarnecer do adversário em campo. 
Mostra-o a ti próprio, porque, mesmo que argumentes com as exibições mal conseguidas do PSD e com os 60% de posse de bola do PS, a verdade nua e crua é que perdeste três jogos consecutivos e não há massa associativa que aguente. 
Não te esqueças de meter no relatório do jogo as 'sacanices' ao Carlos Pereira, no âmbito da tua conspiração aparelhada com o Victor e o Profe Mentiras: primeiro fazendo tudo para impedir a candidatura do teu antecessor, depois o isolamento do homem na campanha, e ontem a tua insistência na ideia irrealista de que a 'vitória' foi alcançada graças à tua liderança (liderança tua quando não lideras nada), para lá da indicação à Jota para ignorar o cabeça-de-lista eleito nos seus cânticos entoados durante os 'festejos'. 
Não seria mal pensado reconhecer que o Carlos Pereira, com as suas virtudes e os seus defeitos, é o quadro melhor preparado do Partido Socialista - e, sem disputa, de todo o panorama político-partidário regional. 
Todos reconhecem isso àquele socialista, menos o PS. Este 'PS'.
Quanto ao PSD, Emanuel, mostra lá um laranja carregado e com pena suspensa para o chefe deles. À menor barracada no carnaval que se segue, agora em torno da coligação tabanqueira, e apesar das 3 vitórias ao pé-coxinho, rua com Albuquerque!
Não tenhas piedade, que é bem feita. O PSD, trôpego das pernas como anda, entendeu adquirir uma uma bengala na loja dos chineses...
Para finalizar, vê se resistes à tentação de mostrar cartão ao eleitorado. Deixa-o continuar a dormir na bancada. Se acordar, és tu a sair, muito mais depressa do que esperas. Alguns saem contigo. Outros não chegam a entrar. Como o do 'efeito vitorioso' afinal virtual.

68 comentários:

Anónimo disse...

Bom comentário, só uma ressalva, Carlos Pereira foi encostado na altura por culpa própria.
Não podemos ser deputado na AR de segunda a sexta e líder do PS-M ao fim de semana.

Luís Calisto disse...

13.27
Concordo. Foi o seu grande erro, deixar mesa posta à disposição dos apetites que por aí campeavam.
Há outros quês a desfazer também na sua competência. Não há gente perfeita. Mas, pelo menos à vista, não se detecta ninguém melhor. Opinião minha, que não é incondicional, claro.

Anónimo disse...

Ele provavelmente estava a contar ser mais presente no último ano antes das regionais. Mas não o deixaram. Perdeu o PS e perdeu a Madeira. Aquilo a que se sujeitou ontem foi degradante. Esta Direção do PS é do piorio.

Anónimo disse...

nas eleições varias leitura,
mas apesar do PS estava nas ruas da amargura , agora realmente apesar de não ter ganho , melhorou e de que maneira as suas condições financeiras com estes resultados, pode chegar daqui a 4 anos e ter condições para ter um resultado e poder formar governo , o
eleitorado está a mudar
acho que já se nota a trapalhada que é habitual na Madeira, seja nas empresas como na politica , ORGULHOSAMENTE SÓS ,
e , isso vai acontecer , os CDS a verem o chão a fugir querem ir para o governo como tabua de salvação ,
vejam os resultados em Santana
e , 3º lugar agora não serve para coisa alguma , próximas penso que acontecerá como o B.E.

Anónimo disse...

Calisto na melhor prosa do ano neste blogue.
Só faltou um cartão vermelho à incompetente da Ponta do Sol.
Depois de ganhar as eleições, não por mérito próprio, mas por má escolha do PSD, ainda não conseguiu ganhar mais nada.
O eleitorado está lá, mas não está com nem com ela nem com a incompetência que reina naquela autarquia.
A tua a hora está a chegar.

Anónimo disse...

O caso da Ponta do Sol é muito similar ao Porto Santo, muda os intervenientes. A anterior vereação socialista da ilha, além de muito disparates, entrou em guerras internas que beneficiaram o PSD. Em 2021 aposto que irão haver mudanças nestas duas autarquias.

Anónimo disse...

15:01 Há uns líricos que acham que é agachando-se a Lisboa vão conseguir alguma coisa. São os mesmos que recebem enviados do Largo do Rato para vir ditar estratégias e que aceitam nas listas candidatos impostos por António Costa. Um partido que nem autonomia tem face a Lisboa não tem condições para governar a Madeira. Foi isso que o eleitorado viu e por isso rejeitou o PS. O PS, prefere encontrar desculpas (o único que sabe por experiência própria o que é o centralismo de Lisboa e já lutou contra ela foi o Carlos Pereira, o qual também se deparou com tentativas de candidatos impostos), como os venezuelanos e os 10 mil velhinhos que vão morrer até 2023, esquecendo-se que morreram 10 mil velhinhos entre 2015 e 2019 e o PSD manteve a votação. Em 2023 o cenário será diferente. O país estará farto de António Costa (a paciência dos continentais é curta), e o Cafôfo é péssimo em debates e confronto, pelo que terá a imagem desgastada. Além disso a bancada do PS é inexperiente, por contraponto com a do PSD. Veremos também como se comporta Albuquerque até 2023. Não é de excluir um PSD novamente renovado, com outra energia.

Anónimo disse...

Parabéns ao Calisto pela sua prosa. Comentário acutilante, partindo para cima do adversário (salvo seja), como se diz na gíria da bola.
Da minha parte, apenas umas notas.
O eleitorado está efectivamente bipolarizado, tal como há duas semanas se viu. Há uma franja que pretende uma alternância, que não passa pelo PSD.
Este, PSD, foi o mais votado, logo venceu as eleições, e deve pensar os próximos quatro anos com a noção que a realidade sociológica da Madeira tem vindo a alterar-se, e, para vencer, há que dar novas respostas. Não lhe ficará nada mal pensar em cenários diferentes, como o de uma coligação eleitoral com o CDS nas próximas regionais, fazendo na Madeira, pela primeira vez, uma AD. Esta solução, poderá mesmo ser experimentada nas próximas autárquicas, em alguns concelhos, como o Funchal, Santana, Porto Santo, Porto Moniz, etc. Mas, 2023 exigirá novos protagonistas, onde Albuquerque e José Manuel Rodrigues não terão lugar.
O PS, cresceu muito, é uma realidade factual, mas perdeu as eleições. E os 3 em 1 de António Costa, transformaram-se em três derrotas. Não há volta a dar. É o grande beneficiário da bipolarização, e do tal desejo de alternância de algum eleitorado. Precisa de fazer muito boa oposição nesta legislatura, e preparar pessoas para que, com credibilidade, sejam de facto considerados como uma alternativa ao PSD. Porque a sua terrível falta de quadros é a sua maior fraqueza. Curioso de verificar é que eleitoralmente o PS de Cafofo das regionais, vale tanto como o PS sem Cafofo das nacionais. Mesmo sendo deixado só na campanha, ou talvez por isso, Carlos Pereira teve o mesmo resultado.
O CDS tem nova derrota, mas lá se vai aguentando, até porque não se vê que alguém esteja interessado em disputar o lugar a Rui Barreto. Cheira a governo, pelo que tudo ficará quieto. Ao CDS, só interessa que o acordo de governo corra bem com o PSD. Trata-se de gerir a sobrevivência do próprio partido na Madeira.
O JPP é, ou será, o novo PRD. Durará mais até às autárquicas, onde perderá a câmara. A partir daí resumir-se-á à Junta de Freguesia de Gaula, e em termos regionais o seu eleitorado acabará por ser absorvido por outros.
O PCP ganha sempre, pelo que foi mais uma vitória. Enquanto o partido a nível nacional sustentar a estrutura regional, a coisa vai andando, e os seus resultados eleitorais não passarão disto.
O BE perdeu o seu deputado como esperado, anormal foi ter eleito há quatro anos, mas mesmo assim melhorou relativamente às regionais. Com estes resultados há quinze dias, teria eleito deputados, pelo menos um. O que deve fazer reflectir o líder Paulino. Sem ele, os resultados são melhores.

Anónimo disse...

Célia já fostesss

Anónimo disse...

Gostei.
Agora, não me parece que o PS desta vez, tenha perdido. Teve menos votos que o PSD é certo, mas alcançaram o mesmo resultado:
PS - 3 deputados na AR
PSD - 3 deputados na AR, pelo que estamos perante um empate.

Anónimo disse...

Os deputados pela Europa auferem quase 16,000€ ao mes, os por Lisboa 3,600€ ao mes(?) e pela Madeira quase igual aos ultimos, e sem fazer nada e ainda acumulando funcoes noutra areas. Nao admira a proliferacao de tantos partidos e gente a querer entrar.Faz lembrar os garimpeiros do Brasil . Qual a % dos que realmente fazem falta para gerir o pais, e dos levam o pais para a frente?

Anónimo disse...

oh 7 de outubro de 2019 às 18:17

Digo o mesmo ...Parabéns a Calisto sabe "malhar" bem quando o tem de fazer

0 em 3 disse...

Calisto e 18.17, like.

Anónimo disse...

o Barrete já teve mais tempo de antena, é ver o homem de papo cheio,
até dá vontade de chorar , quando foi para falar ver todos a correr para aparecer do quadrado

Anónimo disse...

19:15 Se o PS e o PSD tiverem o mesmo número de deputados, quem é chamado a governar é quem teve mais votos. Quem tem mais votos é que ganha e nesse sentido, há empate no número de deputados mas ganhou e por boa margem o PSD. Os socialistas deveriam era olhar para o que escreveu Carlos Pereira no Facebook hoje, chamamdo a si o sucesso de um resultado que foi o menos desnivelado de sempre entre o PS e o PSD. Talvez agora percebam que se enganaram na solução e que era melhor ter deixado o anterior líder continuar

Anónimo disse...

Gualberto a Presidente.

Anónimo disse...

Não é que nestas eleições se fosse para a Assembleia Regional a esquerda teria mais votos e mais deputados e mandavam o Albuquerque e o barrete APANHAR LAPAS.

Anónimo disse...

Todos tem de se preparar para as Eleições Regionais Antecipadas que virão antes das Autarquicas pois a Geringonça de Direita tem um ego muito grande e quando for para distribuir tachos das Empresas Públicas vai haver um mal estar que dará inicio ao principio do fim.
Sempre em frente e no rumo certo pois o abismo aproxima-se.

Anónimo disse...

22.54
Foge.... Prefiro o Cheira Abedeira ou o Zé das Lapas.
Esse é pior que o Tirilica mas Ego não lhe falta. Parece que não quer morrer sem ser... PPPPPPRESIDENTE.

Anónimo disse...

Ganha quem tem mais votos. Até um miúdo de 5 anos sabe isso. Embrulha que dói menos

Anónimo disse...

22:54
O Rui Marques tem uma opinião contrária.

Anónimo disse...

Gualberto ganha facil na Ponta de Sol!
Roberto Silva ganha facil no Porto Santo!
Brício em Santa Cruz !
Prada no Funchal!
Santana com Catarina Abreu também!
Clara Tiago na Ribeira Brava!

PSD se escolher estes tem tudo feito para recuperar estas câmaras

Anónimo disse...

Caro Calisto, anote isto:

Candidatos do PSD:

Funchal: José Prada
Ponta de Sol: Gualberto Fernandes
Ribeira Brava: Clara Tiago
Porto Santo: Roberto Silva
Santa Cruz Brício Araújo
Santana: Catarina Abreu
Porto Moniz: Nélio

Corre no partido que vão ser estes e se forem têm grandes hipoteses de recuperar estas câmaras todas, sendo a mais difícil e menos importante até o Porto Moniz!
Veja bem o que escrevi e investigue amigo . Grande abraço

Com estes candidatos que os militantes querem têm grandes hipóteses

Anónimo disse...

22:05 No domingo passado, o que estava em causa era a eleição de 6 deputados.Houve empate: 3 para o PS e 3 para o PSD.A 22 de setembro, os votos do povo deram 21 deputados ao PSD e 19 deputados ao PS, isto é, ficaram os partidos separados só por 2 deputados e o PSD perdeu a maioria absoluta, o que motivou um acordo com o CDS, que mesmo perdendo 4 deputados e ficando só com 3,ganhou um peso político contrário à vontade expressa pelo povo.

Anónimo disse...

23.08,
Embora esse possa ser o teu desejo, não é um cenário nada provável. Até porque o CDS é o grande beneficiário de que a legislatura seja cumprida.

Anónimo disse...

23:08 Não tenho dúvidas que a coligação vai aguentar até ao fim, para desespero das Pssoas. Veremos do que é capaz um PSD organizado nas autárquicas. Acredito que a crise acontecerá mas no PS. Basta ver o incomódo de alguns cafofianos com o resultado do Carlos Pereira.

Anónimo disse...

10.12
Carlos Pereira apanhou boleia de um partido reconstruído pelo Cafofo.
Com C Pereira ou sem C Pereira a percentagem seria semelhante pois há 15 dias Cafofo fez a cama para outros se deitarem.

A confusão vai ser no PSD e não no CDS pois o PSD não quererá distribuir cargos e ter de deixar de beneficiar das comissões de 10 por cento e ficar com todo o gamelão.
Vai ser um ninho de RATOS que vão deitar o Albuquerque pela borda fora.

Anónimo disse...

01:02 e 01:06 (post repetido?)

Gualberto na Ponta do Sol vai ser o mesmo que em 2017, a malta da Lombada irá tentar sabotar o candidato. São muitos egos para um concelho só.
A mesma história serve para a Ribeira Brava, com a Nivalda à espreita e o Nascimento também é muito popular.
Porto Santo, só se reabilitarem o Roberto Silva e despacharem esta actual concelhia PSD, e mesmo assim o PS está em força.
Santa Cruz está em aberto, mas o Filipe Sousa goza de muita simpatia e ainda existem muitos anticorpos contra o PSD.
Santana concordo, o eleitorado votava no Teófilo.
Funchal, o Prada será o candidato mais acertado no seio do PSD, mas será complicado.
Calheta, Câmara de Lobos, S. Vicente e Machico, nada de novo.


Anónimo disse...

quem manda em qualquer governo seja Regional seja República é/são quem tem/têm pasta/pastas da economia e finanças ... não é o Presidente / 1º Ministro ou outro Secretário Regional/Ministro...para bom entendedor...

Anónimo disse...

O Arquiteto não ganha a câmara, tenham juízo.

Anónimo disse...

Neste governo regional quem manda é o vice-presidente, ponto final. E continuará assim.

Anónimo disse...

07.09,
E qual foi então na tua opinião a vontade do povo?

Anónimo disse...

Funchal complicado claro, mas com campanha acertada e uma equipa de vereação , mandatário e candidato a presidente da AM é meio caminho andado para a Vitória do Prada!

Concordo, Ponta de Sol muitos egos para um concelho só , mesmo assim se calarem o Ruizinho Marques o Gualberto consegue.

Em Santa Cruz, a popularidade do Filipe Sousa já foi muito maior e o Brício se começar já a trabalhar no terreno pode conseguir.


No Porto Santo, tenbo confiança que o PSD vá buscar o Roberto e mandar aqueles incompetentes que tem lá para casa.

Santana, já votaram Teofilo agora CDS não ganha lá e com uma candidata jovem o PSD ganha acho eu.

Abraço

Anónimo disse...

Se forem esses os candidatos o PSD recupera muitas câmaras , o que ajuda e muito para a reconquista da maioria en 2023! Esperemos que o Albuquerque ouça a população , em vez de só falar com o Miguel Silva para fazer as escolhas, e meta estes candidatos . O PSD e estes concelhos precisam destes líderes!

Anónimo disse...

No Porto Santo o Roberto Silva ganha?
E Tatos não conta como independente?
Tenham juízo. Tatos tem Trunfos bem guardados que lhe garantem vitória certa nas autárquicas de 2021.

Anónimo disse...

11:30 Essa conversa dos 10% vem de um blog de fake news. Quem reconstruiu o partido foi o Carlos Pereira e o Cafôfo aproveitou-se. Basta ver as últimas sondagens antes do Carlos Pereira sair. A coligação PSD-CDS vai ser bastante estável, a julgar pela personalidades dos líderes. O próprio Teófilo é um tipo bastante calmo. Não vai haver problema.

Anónimo disse...

14.54
Esperemos que esta nova geringonça de direita para fazer face as despesas financeiras astronómicas que irá ter com o aumento de Secretários Regionais e Diretores não VENHA TAXAR OS SONHOS pois caso contrário o amigo começa já a pagar imposto. Até lá navegue no seu Mundo Imaginário e jogue no euromilhões que hoje é jackpot

Anónimo disse...

16.25,
Ora diz lá quais serão essas despesas astronómicas? Quantifica lá isso.

Anónimo disse...

Contra a Celia qualquer um ganha

Anónimo disse...

Calisto, este comentário é material para um artigo seu, não ? Desafio lançado

Anónimo disse...

Tenho de concordar contigo. Agora o reverso da medalha, não por mérito do candidato, mas qualquer ganha.

Anónimo disse...

Contra a Célia o Virgílio, protegido do Gualberto, não ganhou.

Anónimo disse...

Quanto é que custa ao erário público dois novos secretários e respectivos assessores?
Nem falo de directores regionais, pois pode recuperar algum

Anónimo disse...

Concordo que seja o arquiteto Gualberto. O Rui Marques possivelmente tem uma opinião diferente como muita gente em 2005, quando este foi nomeado.

Anónimo disse...

23:44
Claro que tem opinião diferente! Quem será??? Lino Pita??? Perdeu em 2017, era o número 2, não conseguiu mostrar a força que diz ter e a imagem não convence muito as pessoas.

Anónimo disse...

16:25 O governo do Costa aumentou os ministérios e o país não foi à bancarrota. Não me parece que vá haver aumento de Direções Regionais.

Anónimo disse...

O problema de ser o Sr Gualberto, é que podem fazer-lhe o que ele é o se apoiante fizeram em 2017, pedir o voto na oposição.

Anónimo disse...

Eu acho que a Ponta do Sol deveria de voltar a acontecer o que aconteceu em 2005, uma pessoa nova sem ligações, porque senão for assim, não chegamos lá.

Anónimo disse...

22.39
Governo Regional terá mais Secretarias do que Costa tem Ministerios..
Será que vai aumentar a contribuição dos Impostos dos Cubanos através do OE para pagar certos vampiros e sugadores do erário público regional.
Agora é que nunca mais vamos ter Hospital ou então o orçamento do mesmo se rá novamente empolado para uns 500 milhões para dar comissões a esta gente toda.
Fecha a torneira COSTA.............
Toma Juizo COSTA...................

Anónimo disse...

Gualberto sem dúvida! Ó das 23:24h, com esse comentário vemos que o Gualberto é o mais Forte, embora esse conteúdo não seja verdade.

Anónimo disse...

O candidato do PSD ponta do Sol em 2021 já está escolhido! É dos Canhas e mais não digo

Anónimo disse...

Calado, o Barreto e o CDS pensam que te vao dominar. Continua calado, mas nao te deixes dominar como o Don Miguel.

Anónimo disse...

A minha opinião o melhor candidato seria o Lino Horácio, jovem e com experiência.

Anónimo disse...

12:34h
Lino Horacio ou Lino Pita? Nas autárquicas de 2017 era o número 2 do Virgílio e perdeu. Não reúne de maneira alguma o que os Pontassolenses pretendem. Esse perde caso seja candidato, sei o que digo.

Anónimo disse...

Andam tantas asneiras aqui, que já nem comento.

Anónimo disse...

01.28,
Já cá faltava mais um comentário idiota do 500 milhões.

Anónimo disse...

Independentemente do candidato, a única maneira de ganhar, é sendo uma equipa, sem coscuvilhices e sem jogos de interesse, colocando as pessoas pelo seu valor e não pelo interesse ou amizade, não pode importar ser filho de A, ou amigo do B, mas sim dar valor a quem tem e acima de tudo é preciso vestir a camisola e não trabalhar por interesses. Só assim é que o PSD pode voltar a repetir os resultados deste ano.

Anónimo disse...

O Lino tem tanta força que perdeu as eleições. E volta a perder para a Célia. Para o PSD ganhar tem de ser o Gualberto para a Câmara e o Beto para a Junta.

Anónimo disse...

O Rui Marques quer avançar outra vez

Anónimo disse...

Sério? E o Norberto que tem feito um bom trabalho, vai para casa?

Anónimo disse...

Alguma vez o Rui Marques vai deixar o Lino avançar? É tudo para ele!!!

Anónimo disse...

Oh amigo, isso não pode acontecer, e depois como se satisfaz os egos?
To a ver isto a ficar como está.

Anónimo disse...

O Norberto vai perder para o Emílio daqui a dois anos. O Gualberto tem que ter carta branca se o PSD quiser ganhar as 3 juntas.

Anónimo disse...

Prefiro o Simão do Lugar de Baixo e atual Presidente da Assembleia Municipal ou em ultimo caso o Aderito pessoa mais inteligente que o Gualberto que parou no tempo e ainda anda a preto e branco.

Anónimo disse...

Estes 2, nem no Lugar de Baixo ganham as eleições! Por favor, tenham juízo.

Anónimo disse...

O Lobinho anda a meter veneno contra o Lino. Lobos em pele de cordeiro estamos todos fartos.

Anónimo disse...

A palavra certa JUÍZO nas escolhas.

Anónimo disse...

E então quanto é que custa?
Falam, falam, mas ninguém diz quanto custa.