Powered By Blogger

terça-feira, 8 de outubro de 2019



'HABEMUS' GOVERNO
MAS O 'TABU ZÉ' PERSISTE


No ambiente romântico de Câmara de Lobos, os noivos acabam de assinar o acordo para juntar os trapinhos.
Não foi novidade. Com mais arrufos, menos teimas, nenhum dos nubentes estava disposto a pôr em risco a sua felicidade.
Sobretudo o pobretanas do CDS, que como enxoval apenas conseguiu apresentar 3 cadeiras arrendadas na Casa de Loucos. 
É o que acontece quando não se sabe gerir os haveres no tempo das vacas gordas.

Continua intrigante a entrega à noiva de uma pasta tão decisiva como a da economia e transportes, mas o casamento confirmou-se mesmo e a estas horas o casal de felizardos prepara-se para pedir a bênção ao Representante, no Palácio de pilares espanhóis.

Mas há um aspecto deste processo matrimonial que me intriga: porquê as evasivas das duas partes quando os jornalistas perguntam quem será proposto, ou proposta, para Presidente da Assembleia Legislativa?
Albuquerque e Barreto não passam disto: o acordo põe os interesses da Madeira acima de partidos e de pessoas.
A levar esta posição conjunta a sério, conclui-se que Zé Manel não levará avante a mania de ser sr. presidente com o carro da bandeirinha. 
Obviamente que o interesse da Madeira não está em satisfazer o capricho de um deputado do partido acentuadamente minoritário, a que saiu a sorte grande da perda da maioria absoluta pelo PSD-M.
Ou os noivos Albuquerque e Barreto serão capazes de dizer na cara de 250 mil madeirenses que propõem Zé Manel para aquele cargo em nome dos interesses da Região?
Não se trata da pessoa do Zé Manel. Trata-se de conhecer o que é um regime democrático, adulto e sério. 
As eleições de 22 de Setembro foram para eleger deputados - e não para eleger presidentes Albuquerques, Cafofos ou Barretos. Tratou-se de eleger deputados para o parlamento, de onde emana depois o executivo.
Ora, o povo madeirense elegeu 21 deputados de um determinado partido. Logo, é nessa bancada que o eleitorado se sente mais representado - aliás seguida de perto pelos 19 assentos do PS.
O CDS tem 3 deputados. Os mesmos do que o JPP. O CDS aliás foi castigado pelos eleitores, perdendo 4 dos 7 deputados que detinha.
Será que o Miguel e o Rui terão a distinta lata de dizer na nossa cara que fazer Presidente da ALM um desses três deputados que tresandam a derrota é uma excelente medida para os interesses dos Madeirenses?

Pode o Dr. Ricardo Vieira, no seu estilo aveludado, argumentar com o caso nacional de 1980, que levou o centrista Oliveira Dias uns tempinhos à Presidência do hemiciclo. Mas não custa lembrar ao Dr. Ricardo que, nas eleições desse ano, PSD e CDS foram a votos coligados, por acaso numa famigerada e reaccionária AD - e então é questão de rever quantos ministros e secretários de Estado couberam a Freitas do Amaral e seus seguidores.
Cá esperamos então, a ver o que têm na manga Miguel e Rui para sentarem na ALM e dessa maneira defenderem os interesses da Madeira.
Não que me afecte muito a personalidade escolhida para aturar aquilo. 
É uma questão de princípio, só isso.
De resto, e não querendo dar ideias, na minha modesta maneira de ver o cargo de maior 'relevância' no Parlamento é o do porteiro. Se ele não abrir a porta, aquilo não funciona.
Mais: da maneira como os noivos querem usar o Parlamento, até teria piada o porteiro perder o chaveiro. De vez.

25 comentários:

Anónimo disse...

O PSD baixar as calças ao aceitar os delírios narcisistas do JMR ?
Como? O partido mais votado com 19 deputados e o de 3 deputados eleitos ser o presidente da ALM? Os madeirenses fiéis ao PSD nunca aceitarão essa afronta.Será o fim do PSD.
Votar no PSD nunca mais,jamais ..

Anónimo disse...

Se JMR for eleito presidente da ALRM,é porque foi oportunista e chantgista.

Anónimo disse...

Os Sousas não podem perder o seu peão maior e por isso vão mover montanhas para o José Rodrigues ir para o cargo.

Anónimo disse...

Será o Zé Manel o presidente. E logo à primeira. Os deputados, que estão obrigados a fazerem tudo o que lhes é ordenado, vão seguir o líder carneiro. A democracia cá na tabanga funciona assim, fazem o que o líder manda e acabou-se. O partido que mais perdeu nas eleições a ter o direito à presidência da Assembleia e depois ainda têm a distinta lata de falar nos interesses dos madeirenses em primeiro-lugar. O que vem em primeiro-lugar é somente a permanência no poder, custe o que tiver que custar. Será que o povo votou nisto? A coligação é legítima, estes arranjos para arranjar tachos para todos é puro gozo. Mas o vilão quer lá saber disto, para ele o Alberto João ainda é o presidente da Região. Siga a banda.

Anónimo disse...

Se a Pocinha fica com a educacao, concerteza sabe que o mundo hoje e' mais IA(inteligencia arteficial) e menos psicologia. Precisam colocar nas escolas linguagens de programacao(C++, javas etc).E melhor ensino de fisica, quimica e biologia. Porque por os pais a fazer sacrificios e os proprios alunos, em formacoes sem futuro, nao e' simpatico. Ate os advogados terao os empregos reduzidos, porque algoritmos conseguirao ler milhoes de documentos em minutos e apresentar solucoes.

Anónimo disse...

*artificial

Anónimo disse...

Se o JMR for presidente isto bateu mesmo no fundo!

Anónimo disse...

Caro Luís Calisto
Sem ir ao essencial, não resisto a corrigir um pormenor(maior): no governo da AD/1980, o CDS tinha o Vice 1º ministro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Defesa, o Ministério dos Assuntos Sociais, o Ministério do Comércio e Turismo e o Ministério da Habitação e Obras Públicas.
Bem vistas as coisas, não eram pastas assim tão irrelevantes!
Abraço e continue a luta por uma Madeira melhor!

Luís Calisto disse...

16.52
Devo ter-me exprimido mal.
O que quero dizer é mesmo isso.
Dar a Presidência do Parlamento a um dos parceiros de coligação que tem força, como se vê pelo número dos seus deputados e ministérios (o CDS em 1980) é mais do que aceitável. Agora ceder a chantagens e dar a Presidência parlamentar a um partido com escassos 3 deputados é que não se pode admitir.
Se não me levar a mal, e agora que reli o meu texto, penso que é isto que se percebe do que escrevi.
Em todo o caso, obrigado pela observação.

Anónimo disse...

Evidentemente que eleger presidente da ALRAM um deputado de um partido com 3 assentos, em vez de um deputado do outro partido que tem 21 lugares, seria um anacronismo e uma aberração. O que revelaria que afinal, PSD e CDS se moveriam por interesses partidários e pessoais.
Se os interesses da Madeira estão acima disso, é no programa e composição do governo que a negociação deve ser feita.
Não me parece que o PSD cometa um erro desses, nem o próprio CDS. Até porque nessa eleição o voto é secreto, e haveria o elevadíssimo risco de JMRODRIGUES ser "chumbado", abrindo caminho a um nome proposto pelo PS.
Não me parece que isso venha a acontecer.
E tudo como dantes, no quartel de Abrantes.

Anónimo disse...

16.08
ALGUMA DUVIDA QUE ISTO JÁ ESTÁ NO FUNDO A MUITO
DIVIDA OCULTA!!!!!!!!
CHEQUES A MUITA GENTE !!!!!!!!!!!!!
AUMENTO DA DIVIDA DE CENTENAS DE MILHOES VESPERAS DAS ELEÇOES!!!!!!!!!!
JA TEMOS FALTA DE MEDICAMENTOS NA FARMACIA DO HOSPITAL LOGO APOS AS ELEIÇOES!!!!!!!
VER OBRAS POR PREÇOS QUE NEM LEMBRA AO DIABO , SE FOSSE DOS GOVERNANTES E TIVESSEM EFETIVAMENTE DE AS PAGAR COM DINHEIRO QUE LHES CUSTASSE A GANHAR PENSAVAM MUITAS VEZES E NÃO FAZIAM OS DISPARATES QUE FAZEM

E VAMOS CONTINUAR INFELIZMENTE NO FUNDO,
PARECE QUE VÃO CRIAR MAIS LUGARES PARA OS BOYS AND GIRLS

Anónimo disse...

Duarte Gouveia, por acaso já te disseram que calado és um génio?

Anónimo disse...

Chorei, estrebuchem, dêem coices, marquem funeral do PSD, mandem-o para o C... etc.
O certo é que o albuquerque com apenas um ano a fazer inaugurações a viloada lá lhe renovou poderes para conseguir agarrar-se novamente à teta.
Mesmo moribundo, lá deu uma tacada no Sargentão Costa
Mesmo cambado e precisando da bengala do cocho cds lá mandou o calado mandar um recado que estará ao lado da geringonça da Capital do Reino
Vão se juntar ao gago olavo e à gagueja palheira
Até quando o Povo Madeirense será burro?
Jamais votarei
P... que os P....a todos

Anónimo disse...

Sai a Rainha do Congo, entra a Rainha da Sucata...
Pelo menos vai mudando, não é sempre a mesma, vai mudar o vestuário, o secretário, a secretária o motorista, a primeira DAMA etc, etc.
Não é ambição e uma forma de cagão, "aquele que é vaidoso e arrogante; que ou aquele que tem cagança." Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Isto é uma tristeza, como dizia o meu avô "uma pobreza franciscana". hahahaha
G. Abraço Calisto

Anónimo disse...

16.08, escreva mais baixo, não somos surdos.

Anónimo disse...

Agora é o Tranquada que amua ao afirmar que suspende o mandato?

Anónimo disse...

Sai a Rainha do Congo, e também a Rainha das Tias. É preciso ver é para onde elas vão.
A do Congo quer ir para presidenta de uma determinada instituição, em que os dois outros elementos da direcção dessa instituição já disseram que nesse caso se demitem na hora. Parece que não a têm em grande conta. Porque isto do turismo não é exactamente viajar.
Uma dificuldade para colocá-la. Mas qualquer coisa será arranjada.
A Tia, não é exigente. Qualquer coisa lhe serve.
A Rainha da Sucata volta por cima. Não usa lenços sobre a camisa, mas deixou saudades, dizem, no edifício azul.

Anónimo disse...

O CASAMENTO PARA A PARADA
é já a seguir

Anónimo disse...

Ressabiados ao ataque, estrebucham enquanto digerem a assinatura do acordo...Dívida oculta não há...Ou acham que em Lisboa são parvos? Têm tudo controlado à distância. Devem pensar que o pessoal da troika é para brincadeiras. Aumento da dívida não há, ela tem descido, tem flutuações, mas a tendência geral é de descida. O povo não tem confiança em Cafôfo, porque ele não a merece, é um politico de plástico. Resolvam esse problema e terão alternância. Os ressabiados nunca terão solução, pois o PSD um dia sairá do governo, mas passado pouco tempo vai voltar. Serão eternamente uns frustrados.

Anónimo disse...

Ressabiados?????Carissimo ou carissima, deve estar doente. Isto tem de ser levado na desportiva, se não se brinca com isto como vamos levar a vida?
É que se isto fosse sério a ser verdade era muito mau. A realidade é que o Psd perdeu a maioria, isto é uma alegoria e temos de levar com alegria.
Abraço.

Anónimo disse...

Vai aqui uma açorda...
Estavam á espera de quê?
Fizeram porcaria da grossa, agora embrulhem,levam com o Zé Manel para aprenderem.
Rubina na inclusão? Meu Deus,vira o disco toca o mesmo,onde andam os famigerados quadros que o PSD tinha? Eram às dezenas.
Eduardo Jesus, o despedido, volta? Falta de coluna vertebral. Cabaço foi despedida duas vezes...
Antes a culpa era do Cafofo,agora,é do Zé Manel?
E de Miguel Albuquerque? Nada?
Muito bem!
Duas secretarias, presidência assembleia para o CDS e diz que ganhou 3-0,é obra!
Miguel, ganhou por 3% as eleições para a assembleia da república, não foi? Fique por lá.
Nem com Costa a fazer porcaria contra os madeirenses consegue dar a volta.
Zé Manel, porque é que meteste incompetentes e arrogantes no governo?
Zé, estavas de férias e não regressaste quando do acidente do autocarro, porquê?
Oh Zé, então o bispo toma posse e vais a uma consulta no domingo?
Zezinho,e se fosses menos vezes de férias e caçadas e resolvesses trabalhar? Imperdoável Sr Zé, despedida do bispo e vocêmecê andava desaparecido.
Zé, chato, porque não lembrou ao Miguel que o mandato era de quatro anos e meio?
De castigo Zé, vai para a assembleia.fazer o quê? Nada fique lá,o que lá estava também nada fazia.
Meus amigos pensem um bocadinho antes de culpar Zé Manel.
Sou militante do PSD e, chegamos a este ponto porque houve mais falhas da nossa parte que mérito do CDS. Zé erra apenas e só porque exige mais do deve. Acho mal mas pronto,a faca e o queijo estão na sua mão e não está a pensar no futuro do partido.
Em Lisboa quase desapareceram aqui pode acontecer o mesmo.





Anónimo disse...

22:35,
E no entanto, vives com receio desta coligação ir pelas canas dentro...

Anónimo disse...

O1:54,
Então não sabe que o Eduardo Jesus, Leal e o Rui Abreu valem muitos votos?

Anónimo disse...

01:54 faltou acrescentar que já foste militante do PSD e agora és apenas ressabiado e que tens um "problema" com o Albuquerque. Esse discurso já é bem conhecido. É um resumo de coisas que se leem noutras paragens menos... higiénicas

Anónimo disse...

Cuidado que ele ainda leva o acessor dos cabreiros para o parlamento, já que não conseguiu pelo socialismo!