'BÓIA DE SALVAÇÃO' DE CAFÔFO
ANDA ÀS BOAS COM OS SOUSAS
José Manuel Rodrigues foi visto a sair ontem à tarde do edifício-sede do Grupo Sousa, na marginal funchalense, e aquilo que poderia constituir uma cena citadina sem a menor importância está a produzir esta manhã muitos comentários na baixa.
Tudo por força do contexto que o Funchal vive: uma ruptura na vereação de que não há memória na capital e a invocação do nome de Rodrigues para tentar ultrapassar a crise.
Como se sabe, o presidente Paulo Cafôfo, independente, retirou os poderes de fiscalização municipal a Gil Canha, vereador da Nova Democracia eleito na lista da 'Mudança'. Explicação: tornou-se insustentável a onda de protestos dos munícipes, principalmente comerciantes, contra as alegadas intransigências de Gil Canha.
Contra essa versão, levanta-se a teoria de que o caso das queixas e reclamações é inexistente, não passando de um pretexto para provocar o afastamento de Canha - afinal o problema de fundo que 'tubarões' da economia regional querem ver extirpado quanto antes.
Entre esses patrões da economia madeirense figuram os cabeças do Grupo Sousa, que, no caso, contam com apoios do Grupo Éden - António Trindade e David Caldeira.
Tudo passaria por influenciar o líder socialista Victor Freitas para que este exercesse pressões junto de Cafôfo até consumar-se o afastamento de Canha.
A Câmara corre o perigo de cair, já que a vice Filipa Jardim Fernandes é outra hipótese de passagem a independente, como Gil Canha decidiu fazer perante a retirada de poderes (não sabemos o que se está a passar na reunião semanal da vereação, a correr neste momento). Então, perante a ameaça de queda do executivo municipal, Cafôfo tratou de abrir portas a um plano B, tendo contactado José Manuel Rodrigues propondo passar competências executivas ao líder do PP, também vereador.
Eis quando surgem rumores de um excelente relacionamento do dirigente da direita madeirense com o magnata Luís Miguel de Sousa - cujo poderio, já agora, cresce vertiginosamente de dia para dia. Honra seja feita ao patrão da Porto Santo Line. Ainda nas férias da Páscoa, Luís Miguel repetiu o ritual de acompanhar a viagem de Jardim no Lobo Marinho rumo ao areal. Chegando-nos depois notícias de festas e jantares em casa de outro empresário de sucesso, António Henriques, no Porto Santo, com a presença do ainda chefe do governo, irmãos Henriques e Sousas.
Quem viu Rodrigues sair ontem do prédio onde funcionam as empresas do Grupo Sousa garante que este não foi o primeiro encontro.
Quanto a nós, pode ter acontecido que José Manuel Rodrigues fosse lá dentro para cumprimentar algum amigo. Mas aceitamos que a conjuntura de momento, com ânimos incendiados à volta da principal autarquia da Madeira e muitos interesses em jogo, percebemos que o ambiente gerado faça falar o povo.
De facto, se tem algum fundamento que Gil Canha sai da vereação executiva por pressão do Grupo Sousa e depois entra para o seu lugar um vereador tão próximo do dito-cujo grupo...
De facto, se tem algum fundamento que Gil Canha sai da vereação executiva por pressão do Grupo Sousa e depois entra para o seu lugar um vereador tão próximo do dito-cujo grupo...
21 comentários:
Câmara facilitadora?! Mais do memso. Razão tem o povo, mudam as moscas porque quanto ao resto... Uma coisa: esta gente da "mudança" nunca pensou, repito, nunca pensou, que alguma vez ganhasse as eleições. Tinham o perfil adequado a vereadores da oposição, para falarem todos os dias aos jornais e às televisões e mais nada. Não tinham responsabilidades, continuariam na sua vidinha. De repente ganharam e só semanas depois perceberam que afinal tinham que ser executivos, resolver os problemas das pessoas e arrecadar salários de mais de 2.500 euros limpos todos os meses. O que é que se verifica? Não têm perfil para isso, são impreparados, são incompetentes, são meros instrumentos usados quais marionetas pelo Vitor Freitas que rapidamente cercou o socialista e falso independente Cafofo com assessores e outros funcionários do PS (que assim ficou mais livre porque deixou de lhes pagar ordenados...). O chefe de gabinete era funcionário do PS, pago para não fazer nada, orientou a campanha eleitoral (não é da Madeira). da "mudança" e teve como prémio ser uma espécie de "doberman" do Vitor Freitas no gabinete do Cafofo. Por isso o Vitor sabe quem vai lá todos os dias, que assuntos são colocados ao Cafofo, que decisões são tomadas, etc. Uma máfia que suspeito ser bem pior do que se passava nos tempos do PSD. Coitado dos funchalenses!
Quando é que esta gentinha que vem aqui comentar, os funcionários do PS pagos por todos nós, os membros dos gabinetes dos presidentes das Câmaras do PS, os assessores do sr. Cafofo - que chegam ao trabalho tarde e com sapatilhas e calças de canga (e cheiro a pinga) - reconhece que negociatas, mafiosos, máfia, lobbyes, mamões, opriotunistas, tudo o que quiserem, não é exclusivo do PPD? Há quantos anos o PS é um covil de oportunistas, tubarões do regime que dizem contestar, mas a quem tanto estendem a mão como à noite dizem mal em jantares familiares?
Meu caro amigo Calisto. O vereador do PND Canha, ao deixar de ter pelouros, deixa de poder ser legalmente vereador a tempo inteiro. Lá se foi o ordenado, o gabinete, a secretária, os/as assessores, etc. Vai passar para a Rua do Bispo para os gabinetes ocupados pela oposição camarária? Ou vai ocupar o lugar que desconfio que o CDS do oportuniusta "zézé" (armado em rapazinho novo e viril, com novo visual, cabelo cuidado, novos amores, etc) vai deixar vago brevemente em nome da coerência e da verdade eleitoral. Tudo para que não sejam convocadas eleições.
Meu caro Calisto:uma dica para elaborar prosa: sabia que um elemento do PND eleito pela "Mudança", Donato Macedo, para a Assembleia Municipal requereu este mês - depois de uma sugestão do próprio Cafofo! - a passagem a "independente" o que significa que a "Mudança" ficou com menos um mandato na referida Assembleia?
O CDS vai pagar bem caro nas urnas. Este disparate é ridículo. José Manuel RUA JÁ
ESTA MUDANÇA É UM BLUFF PEGADO. AS FREGUESIAS MUDARAM PARA PIOR. A CÂMARA NÃO FUNCIONA E CAFÔFO NÃO TEM MÃO NA SUA EQUIPA. O FUNCHAL ESTÁ ENTREGUE A CANALHA DA PIOR ESPÉCIE.
José Manuel Rodrigues quer é TACHO. Abdicou da sua profissão e vive da política há mais de uma década. Este modo de vida é absolutamente ridículo.
Calisto ainda bem que já sabe quem é o Patrão do Zé.
E que dizer da retirada de poderes administrativos à Vice-Presidente?
Será que também foi retirada alguma coisa à Presidente da Assembleia Municipal?
Quem será o próximo a ficar sem qualquer ciobinha?
No fim ainda vamos ter o Cafofo a governar sozinho, omnipresente, onipotente, quem diria hein? Isto é que é uma grande Mudança.
Quando a história real se souber vai haver gente que se calhar vai fugir para a Guiné Equatorial, onde consta que alguns socialistas locais têm já alguns negociozinhos.
Anónimo das 15:51, não me diga que acreditas no Pai Natal! Então esta vice-presidente foi colocada na lista por quem? Quem é a família dela? Quem sao os empresarios do PS que o sr.Canha critica? Acha mesmo que a rapariga tinha a dignidade de bater com a porta? Ela só arranja trabalho em empresas da família, e mesmo assim...
Negócios de medicamentos fora de prazo?
As "putas da política" (é isso que quer dizer PP) já esfregam as mãos de contentes e os capitalistas do PS conseguiram derrotar o que o PSD não conseguiu: a teimosia do Gil Canha em não se vergar aos interesses do betão! Quanto aos Sousas, está tudo dito no seu artigo! Cumprimentos, Luís Oliveira
Tem toda a razão o "Senhor" Ortopédico: de facto havia muitos interesses metidos nisto, que o diga o Eduardo Welsh amigo do vereador amigo dos pobres....
Muito bem sim senhor!! Então ágora os comerciantes, nós os comerciantes tambem somos grandes tubarôes?? Não me venham com conversas baratas ese Gil Canha nunca percebeu que os comerciantes são uma grandes cadeia longa onde pagam impostos, dão trabalho a carpinteiros,serralheiros,pintores,arquitectos,engenheiros,funcionarios, ou será que querem o Funchal num deserto e assim mehoram a vida dos madeirences!?? Ponham leí naqueles que a imcumpram más este senhor estava em contra de qualquer inverso fosse qual fosse,,pagamos impostos,contribuimos á economía sou um deles e Não tengo nada a ver com grandes tubarôes so rezo a ver se o dinheiro alcança até fim de mes e esse homem ditador só pos travas a tudo! Veijam só quantos procesos estão na Cãmara diferidos e quantos estão indeferidos! Assim querem que a crise melhore? Assim querem que a economía avance?? Paulo Cafôfo com certeza hoje ganhou muitos mais seguidores e futuros votos e uma esperança e um futuro grande na Política!!! Assim se faz! Justiça Gil Canha só esta colhendo o que prantou!!!
o Cafofo é uma virgem imaculada, retirou o PDM ao Gil , e entregou a uma empresa privada que por acaso é detida pelos Sousa e Jaime
LOL O Anónimo das 19:06 não é nada suspeito. É comerciante ou é uma parte interessada? Que idiota... Ainda diziam mal dos PPDs, são piores que eles, sujinhos sujinhos. Aposto que esta noite vão haver ponchas à conta de alguém e, obviamente, os suspeitos do costume vão lá estar: O vadio do iglésias, o chupista do Bento e a tonta da Popota.
P.S.: O Iglésias está habituado a grandes nesgas (nunca teve de se levantar cedo para trabalhar), O Bento nem sabe a quantas anda, agora a Popota devia ter cuidado com o álcool e com os amendoins, dizem que dá prisão de ventre.
Anónimo das 20:04. Who Popota is? The Queen of England?
anonimo das 21:03 The Queen of England ? chheeeetttt
A Popota é a Andreia, óbvio!!!! Nos paços do concelho é assim que a conhecem.
a próxima a ser jogada da Câmara deve ser a Idalina Perestrelo
O anónimo das 19:37 deve saber que nunca é o pessoal camarário (e devia ser) a executar os trabalhos técnicos dos PDM pelo que nunca seria o Gil Canha a fazé-los. Porque a revisão do PDM está a ser feita há muito suponho que essa empresa não foi contratada depois das eleições autárquicas!
amsf
Enviar um comentário