Powered By Blogger

sábado, 23 de março de 2019



23 de Março 2019




Broncas para preencher o tempo


Depois de uma semana em que o Dr. Rafael Macedo fez sozinho aquilo que dezenas de milhares de enfermeiros a protestar em todo o País não conseguiram, julguei que pelo menos o fim-de-semana seria de repouso, para os beligerantes da Saúde retemperarem forças tendo em vista os combates a reactivar na segunda-feira. 
Não. A gente muda de canal e aparece outro ruído, agora emergente da sempre polémica Zona Franca. Que se diz de novo? Pois diz-se que a assembleia geral da SDM no próximo dia 28 será de arrancar castanheiros. Porque, segundo andam a cochichar lá por dentro, a grande bronca está por estoirar.


Provavelmente, é tudo escabeche para manter a fogueira regional acesa. Os agitadores da Saúde revezam-se com os homólogos de outros sectores. Neste caso, é o enfeitiçado CINM.
Isso das isenções fiscais facultadas 'à papo-seco' é conhecido. E é. Vai daí, os 'inventores de problemas', ultimamente conhecidos como artistas das 'fake news', fazem o assunto Zona Franca render para os efeitos que se adivinham.
A história que andam a vender é delirante. Em resumo, o governo regional assumiu certa medida ao arrepio dos ditames europeus, no tempo de Rui Gonçalves como secretário das Finanças, que agora sairá caro. Objectivamente: a Europa disse que esse assunto relacionado com o CINM era assim; Miguel Albquerque e Rui Gonçalves resolveram fazer assado.
Os arautos da desgraça não hesitam em espalhar lá dentro do sistema: o governo regional até pode cair!
O governo cair?! Não vejo a relação, mas é o que anda no ar. Pode tratar-se de uma inventona - e eu ponho as fichas nesse número. Mas há uma verdade irrefutável neste filme de suspense: o  tema é realmente falado nestes moldes na esfera da SDM.

Para confundir mais o ambiente, especula-se com a despedida anunciada de Francisco Costa, o iniciador do CINM há 30 e tal anos que de repente achou de recolher a penates. 
Perguntaram-me se já coloquei a questão ao próprio presidente demissionário: o processo que o leva à saída é linear? Não terá que ver com a questão das isenções fiscais de favor e suas consequências anunciadas recentemente? Ou haverá outro problema bem mais assustador que levou a carismática personagem da Zona Franca a bater levemente com a porta?
Até colocam a hipótese de Francisco Costa não poder abandonar o cargo antes de estar tudo esclarecido!
Tudo o quê?
Boa pergunta.
Ora, uma pessoa sem malícia, apanhada desapercebida pelos acontecimentos, ia cá lembrar-se de escarafunchar no caso?! Se é que há caso para escarafunchar.
O dia 28 - quinta-feira - viverá uma assembleia geral tranquila; um dos homens de confiança do Pestana - Teotónio, Prada ou outro - tomará assento na presidência; e continuaremos a falar de Saúde e da falta de dinheiro para gastos.

1. Se por ironia do destino cair o governo, Albquerque está convidado para escrever aqui no Fénix sobre as suas caçadas no futuro para esquecer.  
2. Parece que a história que nos contam não é assim tão irreal, segundo alerta que me chegou agora. O Leitor que aproveite a pacatez do fim-de-semana e dê uma saltada ao www.gnose.eu

6 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Calisto sempre bem infiltrado.
Dia 28 será realmente a BRONCA
Porque será que o Presidente bate com a porta?
Há outros negócios que aconteceram contra a vontade do Presidente?
Ai, Ai...que Renovação ! Nem o quebra Costas caiu em tanto mexerico.

Anónimo disse...

Calisto, o Gil Canha chibou no parlamento que Santos Costa saiu "à francesa" porque vem tempestade da grossa de Bruxelas por causa do ajuste direto à SDM do CINM, em troca de favores na Quinta do Arco... será?

Anónimo disse...

Ó das 00.31,
Ainda não tomaste a pastilha?
Santos Costa?
E já agora uma questão. E que raio tem a UE a ver sobre a entidade que gere o CNIM?
A UE pede contas é ao governo.

Anónimo disse...

Tomaste a pastilha? Enganei-me no nome do senhor, pronto. E dizes o que a UE não tem nada a ver com a entidade que gere o CINM. Na verdade não tem, mas as aldrabices do vocês vamos pagá-las todas se os gajos nos tiram o tapete e o Francisco Costa já abalou porque não quer o seu nome na lama. Vai tomar tu a pastilha!

Anónimo disse...

Os estilhaços já surgiram a bomba essa só vai rebentar dia 22 de setembro... " O fim de um ciclo"

Anónimo disse...

Ó das 11.41,
Então como é que aparecem estilhaços sem antes rebentar a bomba?
No meu tempo da tropa era ao contrário.