Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de março de 2019


Recebemos do Dr. Rafael Macedo, ouvido ontem em comissão da Assembleia Legislativa, o seguinte texto


Urgente: boicote


Medicina Nuclear 

Pública da Madeira




(Foto Joana Sousa/JM)


Após o intenso interrogatório de ontem (Comissão Parlamentar de Inquérito) de 5 horas (entre as 15-20 horas) na Assembleia Legislativa Regional da Madeira relativa ao bloqueio da Medicina Nuclear Pública resultante do exposto no programa e debate de Alexandra Borges da TVI e TVI24 ocorrido no dia 19 de Fevereiro do presente ano e após a notícia de manchete do Jornal da Madeira de hoje que afirma que serei suspenso como médico hoje (sumariamente?) por denunciar todos os perigos que os doentes da RAM estão sujeitos em alguns serviços do Serviço Público de Saúde, a minha administrativa recebeu instruções ontem para anular exames e consequentes cirurgias que deveriam ser realizadas hoje e amanhã, sem qualquer razão aparente, além de não ter ordens superiores para informa-me, por escrito, essa a anulação de procedimentos na Medicina Nuclear importantíssimos e urgentes para esses doentes. Perante isto explano os seguintes itens:

1- Continua o assédio moral;

2- Desmarcaram por ordem superior (Conselho de Administração do SESARAM, E.P.E., Dra. Tomásia Alves; Direção Clínica, Dra. Regina Rodrigues; Diretora do Serviço de Imagiologia, Dra. Guida Castanha; etc) 4 exames para pesquisa de gânglio sentinela no contexto de melanoma (cancro da pele) para doentes que iriam ser operados hoje e um gânglio sentinela para o cancro da mama de uma doente que iria ser operada amanhã; além disso, desmarcaram 6 exames urgentes para avaliação de cancro nos ossos de doentes urgentes que iram ser realizados amanhã. Tudo isto sem me informarem por escrito do motivo que levou a essa suspensão de estudos; apenas a administrativa me informou oralmente e afirma não tem autorização para escrever por e-mail que esses exames foram anulados. Os doentes não estão cá no Serviço de Medicina Nuclear.
3- Isto é muito grave o que está a acontecer aos doentes, além de bloquearem o funcionamento dos exames de hoje da Medicina Nuclear e o respetivo bloco operatório, já estão a desmarcar o bloco operatório de amanhã e os restantes exames urgentes.

Peço ajuda às entidades responsáveis que me acudam porque preciso de trabalhar para ajudar os doentes e sobretudo para evitar o dano que estão a provocar a estas pessoas já bastante debilitadas pela sua doença.
Para finalizar, se alguém do Conselho de Administração ou Direção Clínica se dignar a falar comigo, estarei no meu serviço até às 13 horas, momento em que estava planeado terminarem os exames de hoje, porque só tenho uma Técnica até esse horário.

33 comentários:

Anónimo disse...

a ideia é abater os do Nelio Mendonça e os da Quadrante para irem todos para o hospital privado com capitais das PSoas

e o povo acredita em tudo e no fim que fica a ganhar é o hospital privado

este da Rafael da Ribeira brava já tem lá tacho garantido

Anónimo disse...

Quem tiver informação que possa interessar à opinião pública que a use para chantagear quem tem a perder com essa divulgação. Não há outra solução pois todos os que a nível internacional, nacional e regional fizeram divulgações desse tipo acabaram perseguidos pelo sistema judicial perante a passividade da opinião pública. É neste tipo de mundo que vivemos...Ou que o faça anonimamente se tiver as condições técnicas para o fazer sem risco de ser identificado.

Anónimo disse...

O Sr. Doutor apesar de ter razão nalgumas coisas (não a tem em todas), deveria de ter pensado nas repercussões que essa sua atitude iria ter nos doentes.
O senhor diz que pensa nos doentes e que a atitude que tomou foi para defender os doentes, mas eu também penso que existe aí um pouco de ego da sua parte, também gosta de fazer política (não fosse você um ex-candidato do JPP na Ribeira Brava).
O que resultou desta sua atitude, foi que os doentes foram prejudicados, essa é que é a verdade.
Você quis ajudar e veja no que deu a sua ajuda.
Outra coisa: você foi suspenso pela ORDEM DOS MÉDICOS e como tal, o Sesaram e a direcção clínica do Hospital, também por lógica têm que o suspender. Você não foi suspenso pelo Governo, você foi suspenso pelos SEUS COLEGAS da ORDEM.

Anónimo disse...

se alguém perder 5 minutos a ver o facebook do dr. Rafael Macedo perceberá que alguma coisa não esta bem naquela cabeça.

Anónimo disse...

Este Senhor anda há semanas nesta ladainha de acusações, qual metralhadora descontrolada, contra tudo e contra todos e não apresenta provas. E agora, como é expectável, os visados estão a reagir e acho bem que o façam a bem da verdade, bem como o Ministério Público investigo tudo até ao fim doa a quem doer, vem se vitimizar e pedir ajuda das entidades competentes. Eu pergunto porque não o fez nas instâncias certas em vez de andar a dar espectáculo à procura de protagonismo?

Anónimo disse...

A ordem já veio desmentir essa notícia.

Anónimo disse...

A administração do HCF devia demitir-se em vez de prejudicar os utentes. A verdade acabará por vir ao de cima, seja ela qual fôr, lembrem-se que o hospital é para cuidar da saúde, não é sítio de objectivos financeiros ou protagonismos pessoais, vinganças ou romances de cordel, a saúde e os utentes acima de tudo, tenham mas é vergonha, quanto ao comentador das 10:31, além de ser cretino no seu comentário, dedique-se à pesca....,

Anónimo disse...

Nesta questão, apenas ressalta uma coisa.
Um médico, que como tal não ponho em causa porque não tenho conhecimentos para isso, mas que, como profissional é um irresponsável porque cria um enorme alarde social, especialmente sobre pessoas especialmente fragilizadas.
Como pessoa, é um egocêntrico, basta ver o número de vezes que utiliza a primeira pessoa do singular, e, acima de tudo um ingénuo. Tão ingénuo e tão cheio de si, que nem se apercebe que está a ser utilizado por alguém (perfeitamente identificado), e nem vê que é a ele próprio e aos doentes que está a prejudicar.
E, ou muito me engano, ou o exercício de medicina em Portugal, nesta especialidade, para este clínico, muito dificilmente terá futuro.
Possivelmente estamos perante mais um futuro emigrante.
E apenas de si, da sua arrogância e prosápia, e especialmente da sua enorme ingenuidade, se poderá queixar. Embora "os outros" serão sempre os culpados.
Dito isto, acho que foram levantados problemas que têm que ser investigados exaustivamente. Pela Ordem do Médicos, pelo MP e Tribunais, pelo SESARAM.

Anónimo disse...

A "máfia o bom sentido", está em todo o lado, e geralmente leva a sua avante, enquanto as pessoas votarem nos 3 principais partidos que protegem essa máfia PSD, PS e CDS. Os eleitores que votam nos partidos que recebem benefícios da máfia, estão a escavar a sua sepultura! É preciso acabar com estas máfias que nos exploram e nos roubam votando nos pequenos partidos para equilibrar as coisas!

Anónimo disse...

Para o das 10:38
Quer dizer que a culpa dos cancelamentos dos exames e cirurgias é do Dr. Rafael!?
Quem foi que os cancelou???? E sem o conhecimento do próprio!
Não tente confundir e misturar!
Isto é MUITO GRAVE! Querem maltratar o Dr. Rafael e maltratam também os pacientes. Só estão a comprovar que aquilo que ele denuncia é verdade

Anónimo disse...

Lamentável é um director de um órgão de informação da imprensa desta Região, fazer um vídeo apelando a que ninguém se cale.
No jornalismo, o que queremos é rigor e imparcialidade.
Agora cada um que tire as suas ilações.

Anónimo disse...

O das 14:12...
Devia ter vergonha e não responder assim o Doutor Rafael Macedo É QUE MALTRATA OS PACIENTES QUE ESTÃO A SER TRATADOS AGORA NO SESARAM E AQUELES QUE VÃO SER TRATADOS LÁ... EU FUI UM PACIENTE COM CANCRO E FUI TRATADO LÁ PELOS DITOS INCOMPETENTES... 🤔 ESTOU VIVO AGRADEÇO SESARAM👍

Anónimo disse...

Há cada comentário que deve ser para enterter broquilhas e matarruanos! Quer dizer, um médico denuncia a "máfia no bom sentido" que está instalada há vários anos na saúde, e em outros sectores da vida na mamadeira, e esse médico é o responsável por terem cancelado os exames e as cirurgias? A sorte destes tipos é que passados 45 anos do 25 de Abril, grande parte da população indígena é analfabeta politicamente, caso contrário estes tipos que fazem estes boicotes e chantagens para atingir o mensageiro e prejudicar os doentes já tinham levado um pontapé no traseiro da vida política nesta ilhota africana!

Anónimo disse...

já a 2 dias que este rafael não aparecia para trabalhar e não dizia nada

tem de ser mesmo caçado o direito de ser medico



Anónimo disse...

Ó das 10.31
O que o Dr Rafael tem é de emigrar pois aqui neste presidio do PSD quem bota a boca o trombone e diz as verdades nuas estará mais perseguido do que outrora com os informadores da ex-PIDE. Agora são os Caciques e os Tentáculos que nos vigiam em tudo o que é canto.

Anónimo disse...

Não usem os doentes oncológicos para fazerem política, tenham respeito pelos mesmos.

Anónimo disse...

Ó das 15.38,
Uma afirmação para ser verdade, tem que ser demonstrado e comprovada.
Não o sendo, é pura especulação.
O Dr. Rafael Macedo não demonstrou nem comprovou uma única das afirmações acusatórias que fez.
A conclusão é fácil de tirar.
E, para outro comentador, "denunciar máfias" é provar a existência e como funcionam.
Mas tornou-se um hábito esta lógica de Facebook. Manda-se umas bocas, logo é verdade.
Que parolice.

Anónimo disse...

Eu também quero ser um anjinho, com asas e tudo! Não há máfias! Nem Jardim afirmou tal blasfémia: "Temos de ser como a máfia no bom sentido"! Isto só mesmo à gargalhada!

Anónimo disse...

O Facebook de Santo Macedo?
Aquela de ele ter informações sobre o envolvimento de altas esferas públicas no caso dos e-mails do Benfica é do melhor... :)

Anónimo disse...

O das 16:52 é inocente ou faz-se?

Anónimo disse...

Acho piada ao comentador da "máfia no bom sentido" claro que é sempre o mesmo. Os grandes culpados dos problemas da saúde na Madeira e no Continente português (que está muito pior) é simplesmente dos médicos. Quando nos deslocamos a um hospital nunca os vemos. Os partidos não têm nada a ver com estes problemas

Anónimo disse...

Ponham os médicos na ordem e verão que grande parte dos problemas na saúde estão resolvidos. Os médicos são o cancro do serviço nacional de saúde

Anónimo disse...

Ó das 17.13,
Melhor oportunidade do que esta para demonstrar factos, não existe. É demonstrá-lo. Não o fazendo, é só especulação.

Anónimo disse...

Até agora com todas as audições feitas pela comissão de inquérito a esta situação, é caso para se dizer que a montanha pariu um rato.
Todos sabemos que a saúde na Região não está bem, mas não é atacando os seus pares e o serviço que a vamos melhorar.
É trabalhando e mostrando competência que vamos influenciando as decisões que podem levar a uma mudança para melhor.
Se antes se incompatibilizava com "alguns colegas", agora de certeza que se incompatibilizou com todos, e o mais grave, é que criou incertezas nos doentes. Para se construir uma reputação demora-se muito tempo, mas para se destruir é um instante, e foi o que este senhor fez.

sia disse...

Deixem ver se entendi:

Ha um medico que gosta de circo e tem um Ego absoluto. Ele acha-se tão importante, o UNICO MEDICO IMPORTANTE qual virgem, que é o unico detentor da verdade. Ele gosta de circo e nas redes sociais pede ás pessoas que vão para a Assembleia para ouvir as suas verdades e que o sigam na net em direto por ele qual detentor de toda a verdade vai ali desmascarar colegas que sao incompetentes, que são negligentes e QUE TENHAM MEDO MUITO MEDO de irem ao hospital onde já morrerem pessoas por falta de competencia e negligencia medica.
Posto isto pergnta-se QUE ODIO MOVE ESTE RAFAEL MACEDO quais as suas reais intensoes.
Como não há crimes perfeitos e muitas vezes a cegueira É CEGA, sempre se dirá que rafael macedo na sua caminhada que é dirigida aos seus colegas medicos nem se apercebeu que a entidade patronal já devia de lhe ter movido um processo disciplinar por estar dentro da hora de serviços no facebook, em vez de estar a ter a sua atençao no trabalho para que é pago.
Uma passagem pelo seu perfil no facebook veremos que este senhor partilha conteudos e os comenta, dentro da sua hora de trabalho o que pressupoe que tem no seu local de trabalho um computador onde vai partilhando e publicando conteudo que comenta e responde a comentarios. O referido senhor está no facebook as 9h 9h5 10h6 13h 15h,de dias uteis onde estará no hospital. Mas tambem é possivel ver que as 4 ou 6 da manha está no facebook o que indicia que deve chegar bem cansado e com sono ao serviço. Eu levntava-lhe um processo disciplinas por estar na hora do seu serviço no facebook.
O que tem sido dito por este medico, leva-me a pensar um aspeto que é particular mas mesmo assim em sede de hipotese academica merece ser ponderado e que é o seguinte:
para uma cruzada destas este medico tem que ter uma estabelidade emocional e psicologica que só um ambiente familiar de excelencia o permite. Contudo os meios de comunicaçao neste caso nunca fizeram nem falaram desta materia, coisa estranha porque em situaçoes identicas fazem logo essa pesquisa, de trazer para a praça publica o estado civil os filhos o conjuge. Ou seja pegam no protogonista e fazem~lhe o check -up familiar e social. Isto nas publicaçoes cor de rosa, vende. Estranhamente no caso do rafael macedo essa tem sido uma materia oculta. Que é estranho é, esta ausencia de informaçao dos media cor de rosa. A pergunta que se impoe, é quem é este rafael macedo, é casado, vive com os pais, quem é no fundo que lhe permite toda essa estabelidade emocional. Quem é a grande mulher por tras de um pequeno homem.

Anónimo disse...

Sem querer defender este médico por ter sido suspenso, entre outras coisas, por ter faltado dois dias ao trabalho, lanço a seguinte pergunta: porque é que o Sesaram não tomou a mesma medida com um tal médico ortopedista, que foi Presidente de Junta do PSD, que esteve anos e anos sem aparecer ao serviço no Hospital, só o fazendo num dia de greve, para espanto de todos os seus colegas, que não sabiam que ele trabalhava para o Hospital?...

Anónimo disse...

Gosto de ver este tipo de comentários que culpam médicos, máfias e afins.
Quando se questiona para que o demonstrem..., nada. Zero.
E acham, é essa a técnica das fake news, que de tanto repetirem uma mentira, esta se tornará verdade.
Felizmente que as suas opiniões, assim como do DN, não é a opinião da maioria da população que ainda recentemente num estudo da Deco dá nota positiva, quer ao SNS, quer ao SRS.
E, apesar das dificuldades e constrangimentos existentes, que todos conhecemos num país com tantas dificuldades, sempre estamos muito melhor do que estávamos à 30 ou 40 anos atrás. É um dos sectores em que Portugal mais avançou.

Anónimo disse...

O Dr. Rafael Macedo precisa de ajuda.
A família deve convencê-lo a pedir essa ajuda, e que não se deixe manipular por quem o lançou "às feras", aproveitando a sua ingenuidade, e ainda menos por canais de televisão cujo único objectivo é a guerra de audiências.
E, se deixar patrocinar (pagando a peso de outros) por alguém que é pago por um canal que fez um programa sobre um assunto no qual o próprio Dr. Rafael Macedo é interessado, é de uma enorme falta de ética e deontologia profissional, que a própria Ordem dos Advogados devia investigar.
E para bem do próprio, só espero que a família e os amigos próximos de Rafael Macedo o consigam convencer a se deixar ajudar. Sob pena de enorme prejuízo profissional e pessoal.
A quem o "mandou" para a cara do touro, sozinho e sem qualquer protecção, que se envergonhe, ponha a mão na consciência, e veja se, no mínimo, contribui para a reabilitação do Dr. Rafael Macedo como médico e como homem.

Anónimo disse...

17:30
Concordo contigo é preciso ajudar esse homem e médico. Para o bem da nossa saúde e para o BEM DOS PACIENTES... OBRIGADO SESARAM

Anónimo disse...

A Mafia da saúde agora diz que o Rafael está louco. Um método antigo usado durante muitos anos na Sicília e em Chicago a todos aqueles que não iam vivos para dentro da barril de cimento.

Anónimo disse...

Ó das 00.48,
Louco e desiquilibrado são coisas diferentes.
E quem não consegue ver que esse Rafael é um desiquilibrado, não enxerga um palmo à frente do nariz.
É uma coisa que salta à vista.

Anónimo disse...

Não considero o Dr. Rafael Macedo "louco" ou desequilibrado", apenas que exagerou na linguagem aquando da sua audição na ALRAM.
Aliás "exageros" já os aturamos há 40 e tal anos. Desde "se o partido x chega ao poder vai levar-nos as reformas" a "a Assembleia é uma casa de loucos". o Coelho e o extinto PND aperfeiçoaram a arte.

Anónimo disse...

Se esse Rafael Macedo não fôr um desiquilibrado, arranja logo emprego se sair do SESARAM.
Mas parece-me que vai ser difícil em Portugal.
Mas sempre pode abrir um concurso no interior e ele ser o único candidato.
Mas lá que é um desiquilibrado completo, isso não há dúvida. Mas há tratamento.