Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de março de 2019



Os pára-quedistas





Gil Canha 

A 20 de Fevereiro de 2019, mal a TVI denunciou o polémico caso da Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM, o fogoso secretário-geral do PS/Madeira, João Pedro Vieira, ladeado por umas personagens com uns semblantes de cowboys justiceiros tipo western spaghetti à Sergio Leone, exigiu em conferência de imprensa, a demissão imediata do Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, e de toda a administração do SESARAM. 

Quem viu a belicosa conferência, pensou: - Raios, o rapazinho não é para brincadeiras, até parece aquele tipo do filme O Gladiador, ou mesmo um novo Rambo da política madeirense! 

Seguidamente, e como é público, o caso endureceu, extremaram-se posições, os manhosos da ex-Quadrantes saltaram a terreiro armados em freiras da Ordem das Carmelitas, o SESARAM contra-atacou com argumentos fortes, mas minados por 40 anos de mentiras e desenganos. 


O Dr. Rafael Macedo foi ao parlamento e fez rebentar o seu “colete de explosivos”, os médicos e outros profissionais de saúde da região entraram em alvoroço e todos os partidos (com a excepção de um, como vamos ver) saltaram a terreiro, marcando as suas posições no intenso debate que se seguiu, e que envolveu (e tem envolvido) amplos setores da nossa sociedade. 

E quando a controvérsia sobe de tom, num assunto tão importante para a nossa comunidade, como é o caso da Saúde, os tais “guerrilheiros de língua-solta” que deram a tal conferência hostil, de faca emboitada entre os queixos, e pedindo a demissão imediata dos alegados algozes da Saúde, esfumaram-se, desapareceram, deram de frosques, com um medo terrível de se comprometerem ou se exporem a qualquer “queimadela”, que lhes afugente o eleitorado. 

Contudo, quem tiver pachorra para parar e olhar com atenção para este controverso “campo-de-batalha”, observará duas cenas caricatas: primeiro, se olharem para baixo, para o gradeamento-de-ferro das sarjetas, verão uns olhinhos matreiros a espreitar, aguardando pacientemente que termine o acesso debate, para saírem incólumes e triunfantes das valetas onde cobardemente se meteram. Se olharem para o céu, contemplarão dois pára-quedistas (um sorridente, com a careca a luzir, e o outro com cara de hiena-malhada do Serengueti) pairando no azul, aguardando cautelosamente a sua vez de aterrarem em segurança, como dois anjos salvadores de almas desavindas. 

E são estes os tipos que nos querem governar?!

24 comentários:

Anónimo disse...

Estive a ver na minha manhã de reformado a comissão da assembleia.
Aquele Dr. da Ordem dos Médicos, parece um pateta completo. Para além de não responder objectivamente, e de noutras questões parecer não compreender as perguntas, ainda faz uns risos tolos e completamente a despropósito.
O fulano consegue dizer a rir que no hospital é o sítio onde se morre mais na Madeira por m2. Para além de ser uma coisa óbvia porque é um hospital, não é um assunto para se fazer humor.
Se isto é a representação institucional dos médicos na Madeira, já se percebe muita coisa.

Anónimo disse...

A imagem perfeita e hilariante sobre o Candidato que não sabe nada, nunca ouviu nada, e é de um calculismo merdoso: UM PARAQUEDISTA!

Anónimo disse...

De rebentar a rir isto foi bem apanhado. Vi o video dele a rir e a saltar de paraquedas ele que não poise no meu quintal que o meu rex morde.

Anónimo disse...

Como diz o sr. Calisto, temos mesmo UM FUTURO PARA ESQUECER!

BºrgAs disse...

E são estes os tipos que nos querem governar?!

Anónimo disse...

O PS ou põe o Dr. Miguel Ferreira ou não vai a lado nenhum. Essa é que é essa.

Anónimo disse...

Mas o Miguel Ferreira agora é do PS?
Eu sei que ele tem feito tudo contra o actual governo, até contra quem o apoiou (Pedro Ramos) quando todos ou quase todos estavam contra ele.
Mas foi apoiante de Cunha e Silva nas internas do PSD.
Mas como dizia aquele árbitro, depois de ver um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo.

sia disse...

O silencio é de ouro.
E Cafofo é o ourives.

Anónimo disse...

Em Gaula houve um drone que foi abatido... Cuidado com os pára-quedistas principalmente este senhor que anda ao sabor do vento... Será que foi para encontrar a Escola Ribeiro Domingos Dias...

Anónimo disse...

Ainda me estou a rir com a "hiena-malhada do Serengueti"! Caricatura perfeita!

Anónimo disse...

Foram sempre uns paraquedistas oportunistas e basta ver o Governo em Lisboa que parece como na nossa Câmara uma arvore geneológica.

Anónimo disse...

A picareta falante de olhos de cobra nunca mais botou faladura?Ou ainda está escondido na Sarjeta?

Anónimo disse...

Miguel Ferreira de forma alguma foi apoiante de Cunha e Silva, muito pelo contrário. Em relação a Pedro Ramos, essa também é para rir. Mas pronto, qualquer um pode para aqui vir soltar as alarvidades que quiser.

Anónimo disse...

Ora estás muito enganado e mal informado.
Miguel Ferreira não só foi apoiante de Cunha e Silva, como foi uma das personalidades presentes na apresentação dessa candidatura.
E já agora que queres rir, da tua ignorância com certeza, Pedro Ramos foi nomeado director do Serviço de Urgência por Miguel Ferreira, e um dos seus defensores nas alterações que este fez na estrutura e chefias do SESARAM.
Qualquer um pode dizer alarvidades, e a prova está em ti.
Para quem quer confirmar, basta pesquisar nos arquivos da imprensa à época. Está lá tudo para ser comprovado.
Mas presumo que não seja o teu caso, que até ris das tuas próprias alarvidades, como dizes.

Anónimo disse...

Meu bronco, veja se percebe, foi Miguel Ferreira que apoiou Pedro Ramos para diretor da Urgencia sim senhor, não foi Pedro Ramos que apoiou Miguel Ferreira. Ok?? Em relação a Cunha e Silva os seus apoiantes foram os merdosos do partido de que vossa exa provavelmente faz parte, nomeadamente Hugo Amaro. Não minta. Pedro Ramos foi uma decepção para todos o que o conheciam como era antes de virar secretário. Em relação ainda ao Cunha e Silva perceba que Não é por se aparecer numa porcaria de uma fotografia num contexto profissional, neste caso hospitalar, que se apoia a candidatura seja de quem for. Não tem que agradecer o esclarecimento.

Anónimo disse...

Bronco serás tu, e nunca devias ter descido da árvore.
Miguel Ferreira nomeou, logo apoiou, como é óbvio, embora tal evidência de LaPalisse não deva entrar nessa cabeça oca.
E, Pedro Ramos apoiou Miguel Ferreira em várias alterações que este fez durante a sua gestão no SESARAM, quer como administrador, quer depois como director clínico.
É factual e comprovável.
E, também comprovável é o facto de Miguel Ferreira ter sido apoiante de Cunha e Silva, coisa aliás que nunca negou, nem tem razões para tal, da mesma forma que Pedro Ramos também apoiou aquela candidatura. E sim, Miguel Ferreira esteve na cerimónia de apresentação daquela candidatura, e muito bem, já que apoiava Cunha e Silva.
E medroso serás tu, seu otário. E apesar de não pertencer a qualquer partido, acompanho as notícias e leio jornais, ao contrário de ti que pelas alarvidades ignorantes dos factos, não o farás.
E estou-me borrifando para quem apoiou quem, e quem Hugo Amaro apoiou ou deixou de apoiar. Só me interessa a verdade dos factos, que são comprováveis. Basta ir ao Arquivo Regional. Mas com certeza nem cabeça para isso tens.
E se Pedro Ramos foi uma decepção para ti, problema teu. Não o conheço pessoalmente, por isso não faço esse tipo de apreciações.
E para terminar com a tua última frase, não confundo fotografias em contexto profissional com presenças em cerimónias de lançamento de uma candidatura. Só mesmo um bronco como tu é que faz confusões dessas.
Podes agradecer o esclarecimento, e antes de escreveres mais asneiras, consulta arquivos ou paga a alguém para o fazer por ti, já que parece não teres capacidades intelectuais para o fazer. Ficarás a ver que se confirmará tudo o que escrevi. De forma factual e comprovada.
Lá por teres perdido o tacho e estares ressabiado, não queiras dar a volta ao texto. Comigo não pega.

Anónimo disse...

Calma minha gente, enquanto vocês discutem assuntos de lana caprina os paraquedistas continuam por aterrar...Com a chuva ainda aterram no Porto Santo

Anónimo disse...

É bom que os pára-quedistas não aterrem à frente da Francisco Franco, senão ficam todos molhados.

Anónimo disse...

O Dória veio para aqui se meter e levou umas vergalhadas naquela cabeça, que até ficou com as orelhas a ferver.

Anónimo disse...

20.57
Quem se mete com o PSD leva e da grossa. Nada de novidade pois é aquilo que fazem diariamente através dos camaleões e dos lacaios do regime que está como o Titanic.

Anónimo disse...

Ó das 23.37,
Quem vem para aqui inventar..., leva.
Até tu que fazes uns comentários acéfalos, também já levaste umas boas.

Anónimo disse...

Quem gosta de praticar tiro aos pratos, atire nesses dois...

Anónimo disse...

E quem são os dois?

Anónimo disse...

Os páras, Prof. Mentiras e cantor Inglesias.