Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CRISE


MARÍTIMO ADIANTA DINHEIRO 
À ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL
PARA SALÁRIOS E SEGUROS

















O clube do Almirante Reis, num invulgar gesto solidário, consegue aliviar para já uma situação que ameaça levar ao colapso do futebol na Região 

Em época de crise generalizada, o incrível acontece no futebol regional: em lugar de ser o organismo supervisor da modalidade - Associação de Futebol da Madeira - a socorrer os clubes filiados, que vivem uma fase particularmente dramática do ponto de vista financeiro, é um clube insular, de forte implantação nacional, a ter de evitar o colapso da referida AFM. 
É um facto: o Marítimo acedeu ao adiantamento de 15 mil euros para que a Associação possa pagar os salários aos seus funcionários e acorrer às suas obrigações em matéria de seguros.
Numa palavra, o Leão verde-rubro acaba de aliviar o órgão associativo de um sufoco financeiro sem remédio à vista, evitando com a relevante atitude mais uma passada para o colapso do próprio futebol na Região.
O problema financeiro da AFM foi agravado quando a Tecnovia levou aquele órgão dirigente a tribunal à conta dos compromissos por satisfazer relacionados com a construção do complexo desportivo da Associação, em Gaula.
A autoridade deliberou então que os apoios públicos destinados à AFM sofressem um efeito no trajecto, desviando-os para os cofres do credor.
Isso mesmo quando se sabe que... dinheiro do governo para a Associação, há ano e meio que, ou se perde pelo caminho, quem sabe, ou não chega a sair de uma gaveta de Ventura Garcês por sua vez lisa. 
Berbicacho intrincadíssimo para o presidente Rui Marote, que para levar as últimas temporadas até ao fim se viu na obrigação de recorrer a entidades amigas mas, ainda assim, agravando as dívidas do órgão máximo do futebol madeirense.
Naquela Associação, não há dinheiro para satisfazer compromissos. Não há um cêntimo para nada.
Ao nível do seguro dos atletas, as coisas complicam-se seriamente, porque segurar os jogadores é obrigatório para que se realizem as jornadas, mas também é obrigatório a seguradora receber o que lhe é devido - e, quando não há pagamento, há penalizações. Para começar.
É neste enquadramento de uma AFM sem dinheiro para seguros nem para pagar os próprios salários dos colaboradores que o Marítimo se chega à frente com uma solução visando almofadar o primeiro embate. O que significa evitar males maiores para a nossa juventude que, felizmente, não passa sem dar o seu chuto na bola.
O gesto dos responsáveis maritimistas é tanto mais digno de realce quando é certo que também a grande nau do Almirante Reis não navega num mar de calmaria, pelo contrário, são conhecidos os aturados esforços centrados precisamente num rigor financeiro sem o qual estaria em perigo a estabilidade do clube.
A AFM põe a cabeça fora de água para uma lufada de oxigénio, mas... ou há uma solução de fundo para o problema actual ou, passe o humor, nem com braçadeiras o organismo liderado por Rui Marote escapa ao afogamento.   

11 comentários:

Anónimo disse...

Tudo resultado de mandar fazer obras sem dinheiro, prática corrente entre 2010 e 2010.
Qual a utilidade do Complexo da AFM? Só se for para satisfazer o ego do sonso do Marote ou interesses de pessoas ligadas à venda de materiais de construção civil.

Anónimo disse...

o anónimo das 22:59, talvez, queria dizer entre 2000 e 2010. Talvez não era necessário retificar porque todo o pessoal sabe qual foi o período da irresponsabilidade cá no burgo!

Anónimo disse...

Amigos são assim. Como dizia AJJ há uns anos: ajudei, ajude-me. (o cartaz é lindo. Veja se encontra cópia)

Anónimo disse...

Money, money, money!!!!

Anónimo disse...

Viva ao Marítimo.

Anónimo disse...

Se não fosse o Marítimo não havia campeonato

Anónimo disse...

Calisto o teu clube é o maior. Super Marítimo

Boris Vi. An? disse...

Penso que o Marítimo deve estar a querer voltar a dominar os escalões mais jovens.

Jorge Figueira disse...

VIVA O CSM! Isto é que é solidariedade. Parece o Dr. Henrique Granadeiro a meter 950 milhões da PT no BES.
Alguém sabe onde pára a criatura que em tempos afirmava: deixem o dinheiro comigo? A factura desse tempo surge agora à cobrança. Andam onde os valentões que criaram isto?

Anónimo disse...

Show off. Para depois pedir favores (com juros). A fpf não da nada?

Anónimo disse...

Cobrem uma taxa para visitar o Coliseu dos Barreiros e ainda ganham um dinheirito. Vai dar mais que o museu CR7