Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

 

AMBIENTE



RAIMUNDO QUINTAL                                         



CAMPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

DO SANTO DA SERRA - EVA 

E AMÉRICO DURÃO


PONTO DA SITUAÇÃO




Anteontem, no Santo da Serra a precipitação, num período de 6 horas, atingiu o valor mais alto registado na Ilha da Madeira (74,5 mm = 74,5 litros por metro quadrado), quantitativo que se enquadra nos parâmetros do alerta vermelho emitido pelo IMA.

Os 9 hectares de floresta do Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra - Eva e Américo Durão portaram-se muito bem.

Não ocorreram escorregamentos ou desabamentos, não tombaram árvores, o ribeiro continua com a água límpida e houve, de certeza, uma importante infiltração, que em muito ajudará a subir o nível freático, que alimenta o posto de captação explorado pela ARM para abastecimento da freguesia do Santo, localizado na parte baixa desta  propriedade da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal.

Ontem o Sol voltou a brilhar e não perdemos tempo. Logo pela manhã começámos a plantar árvores exóticas de folha caduca (Liquidambar styracifluaFagus sylvaticaCatalpa bignonioidesFraxinus excelsiorFraxinus ornusQuercus rubraJuglans nigra) oferecidas pelo IFCN, nas clareiras criadas pelo abate de cerca de cinquenta por cento dos eucaliptos, realizado no ano passado.

No sector Sul - Sudeste está sendo criada uma floresta mista com espécies exóticas e algumas indígenas, com perenifólias e caducifólias a partilharem o espaço. O interessante efeito cénico começará a ser desfrutado no próximo Outono.

Em cerca de setenta por cento da área do Campo, o objectivo é ajudar a renascer um núcleo de Laurissilva.

Após um ano de árduo trabalho de erradicação de árvores, arbustos e herbáceas infestantes, estamos a introduzir as espécies endémicas e indígenas em falta e a reforçar as populações das que estavam escassamente representadas. Já temos todas as espécies arbóreas, a maioria dos arbustos já prosperam e as herbáceas estão ganhando terreno no sub-bosque.

Neste tempo de grandes incertezas, em que a ameaça do vírus se associa a um ano hidrológico (2020 - 2021) com um perfil algo semelhante ao ano hidrológico (2009 - 2010), de má memória, temos o dever de colaborar com a Natureza para que seja Mãe e não madrasta desta frágil Ilha e das suas gentes. 




06.01.2021

Sem comentários: