Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

 



COMUNICADO

 

 


A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida vem por este meio denunciar mais um atentado ambiental que está a decorrer na Ribeira de São Jorge, com a extração selvagem de inertes e grande blocos de basalto do seu leito.

Até há bem pouco tempo, esta ribeira do norte da ilha estava relativamente imaculada, contornando naturalmente as suas águas cristalinas os seus verdejantes meandros no seu caminho em direção ao mar. Infelizmente, após várias queixas de populares a esta associação, viemos a confirmar no local, que as máquinas da construtora AFA estavam a retirar enormes quantidades de inertes deste canal e a transportá-los para os seus estaleiros nas proximidades. E segundo nos contou um cidadão morador na zona que denunciou este atentado à Guarda Nacional Republicana, em vez deste corpo militar autuar conforme dita a lei, foi pedir a sua identificação de uma forma ameaçadora, como se o “criminoso” fosse o denunciante.

E como já suspeitávamos, as intenções criminosas desta empresa têm dois objetivos: primeiro, retirar todo o material deste curso-de-água sem pagar um tostão à região: segundo, ao meterem a maquinaria pesada no leito da ribeira, revolvendo e retirando todo o material inerte, estão deliberadamente a descalçar as margens e as cabeceiras desta ribeira, para futuramente poderem lucrar com a construção de muralhas e outras proteções.  

Para finalizar, esta Associação também condena veementemente a passividade cúmplice da Secretaria do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, não só por fechar os olhos a este verdadeiro atentado ambiental, mas também por consentir que as lamas e outros sedimentos resultantes desta atividade extrativa rapinadora poluam gravemente as águas da área protegida da Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio.

  

Funchal, 27 de janeiro de 2021 

O Presidente da Direção

Dionísio Andrade

 


Nota: Este comunicado foi enviado a todos os órgãos de comunicação social da região, excetuando o Diário de Notícias, porque este jornal tem repetidamente censurado e ocultado os nossos comunicados na sua edição impressa.

16 comentários:

Anónimo disse...

Ainda há gente que não se verga aos Donos Disto Tudo! Como diz o poeta: "Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não"! E o antigo comandante da guerrilha timorense Xanana Gusmão dizia: "Resistir contra os invasores, já é uma forma de vitória". Só que neste caso o invasor leva os inertes que são de todos nós, e ninguém lhe vai à mão. A GNR quer é saber quem fez a queixa. Isto só mesmo de loucos!

Anónimo disse...

Eu cá fico é preoucupado com a nuvem de fumo que sai da montada do pseudo ambientalista invejoso.

Anónimo disse...

As pessoas que defendem o ambiente e a natureza, as bases económicas da nossa sobrevivência, é que são invejosas. Está bem! Certíssimo! Ò criado dos Ambrósios!

Anónimo disse...

Tem razão as aguas da reserva da rocha do navio tão sempre castanhas porque eles mexem na ribeira, isto é mesmo vergonha nem parece uma terra de turismo

Anónimo disse...

O cão de guarda do Calheteiro voltou a sair da casota.

Anónimo disse...

O castelo branco do calheteiro tem toda a gente na mão.
Onde está o povo santaneiro que no dia a dia usa foice ao ombro e enxada na mão?
Merecem lambada da grossa nas arcas
Se o menino não precisa dos tomates então que cumpram a bíblia do Chega
Nem+

Alcindo Sena disse...

Essa da GNR a ser verdade...e bem revelador de que não prestigiam a Instituição e mais grave, deviam agir em conformidade com a sua área de atuação particularmente no que SEPNA que forma explícita refere. Zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentadas referentes à conservação e proteção da natureza e do meio ambiente, recursos hídricos, dos solos....previstas na legislação ambiebtal, bem como investigar e reprimir os respetivos ilícitos.

Anónimo disse...

Não sei porque atacam o cão da guarda do calheteiro? O instinto do cão é proteger o seu dono. A fidelidade canina é para pôr em prática. O mais grave é os cães da GNR que são pagos por todos nós, para nos proteger da ladroagem dos inertes, e não nos protegem.

Anónimo disse...

Se um desgraçado levar um tijolo no carro e for parado pela GNR tem que mostrar uma guia de transporte. O Avelino carrega às toneladas material roubado e ninguém lhe deita a mão, e depois dizem que não sabem porque razão um gajo vota no CHEGA!

Anónimo disse...

Não quero acreditar no que os meus olhos veem...
Um cenário de destruição,um atentado a na natureza.
Como se atrevem a destruir a paisagem e a segurança que a natureza nos proporcionou em milhares de anos...!!
E ver para crer no que " A ganancia " do ser humano e capaz de fazer.

Anónimo disse...

O pior que aconteceu à Madeira foi ser habitada pelos maiores vilões do Mundo que tudo fazem, tudo permitem e tudo se sujeitam...até destroem o seu ganha pão!

Anónimo disse...

pelo que li nos jornais a uns tempos o governo lançou concursos para manutenção das ribeiras , as empressas concorreram e ganharam. Assim temos as ribeiras limpas e o governo não gasta dinheiro .

Anónimo disse...

Pelo que li no comentário manhoso das 12:02, o Governo inventou a maior mentira da Madeira, chamada limpeza das ribeiras, para permitir que a ladroagem roube os inertes todos gratuitamente das ribeiras. As ribeiras "só entopem" normalmente por estas razões: estreitamento do leito; quando esgravatam nas suas margens e cabeceiras, quando retiram as grandes pedras ou alteram a rugosidade dos seus perfis, ou destroem os seus meandros naturais, que ajudam a travar o caudal em caso de chuvas torrenciais. A ribeira Grande de Santo António, por exemplo, foi estreitada junto do campo do Andorinha e Marítimo, e por essa razão aumenta a energia cinética do caudal torrencial com as consequências que toda a gente conhece, o mesmo se passa nas outras ribeiras do Funchal.

Anónimo disse...

Em tempos atrás antes das eleições houve um mini congresso das cabeças pensantes de São Jorge, para debater o futuro da freguesia. Agora que a ribeira de São Jorge está a ser violada, esquartejada e esventrada, e os pseudos intelectuais estão calados como ratos. Saíam do esconderijo e venham defender o património natural e ambiental da freguesia.

Anónimo disse...

O Dragão (AFA) matou o São Jorge.

Onde estão os fidalgos de São Jorge? Para onde foi o seu o sangue azul?
Onde estão os caiados que organizaram um congresso com os ilustres, que deram à sola?
Onde estão os padres arrependidos?
Onde estão os secretários das douradas?
Onde estão os fotógrafos do secretário?
Onde estão os floristas do regime?
Onde estão os professores benzidos?
Onde está o presidente que fugiu da terra pra cidade?
Onde estão os pseudo-historiadores, e outras tantas figuras ilustres que agora nada dizem, ao mais desonrado golpe do dragão!!??

Anónimo disse...

Resposta: estão a engraxar as botas ao Querque.