Powered By Blogger

domingo, 31 de janeiro de 2021


 ??? Pergunto eu 






 RUI BARRETO 

Qual é a relevância 

do CDS-Madeira?





No CDS há liderança 

ou cada um manda na sua quintinha?


O líder do CDS-Madeira está convicto de que o partido ao nível nacional bateu no fundo da irrelevância, e tem razão. Mas este inofensivo período transporta consigo duas perguntas: 

1 - O CDS-Madeira ainda tem líder?

2 - Sendo verdade que o CDS perdeu toda a relevância nacional que já teve, o partido não padece do mesmo cá na Região?

Quanto a existir ou não liderança regional: enquanto cidadão comum que sou, vejo mais o Rui Barreto como um filhote debaixo da asa do PSD-M do que como dirigente centrista - e muito menos líder. Barreto e Teófilo Cunha estão à sombra das caducas laranjeiras que ainda se vêem por aí.

Não vejo no CDS-M ninguém a puxar dos galões para marcar terreno político-partidário cá no meio. Ainda é Lopes da Fonseca no Parlamento a dar trabalho à oposição e aos jornalistas. Ao que chegámos!  

Liderança? Pois se o Dinarte que substituiu Teófilo como presidente de Santana começou há tanto tempo a mostrar que ali manda ele, mesmo quando o problema é embaraçoso para os dirigentes de âmbito regional?!... Com saliência para a dúvida do sim ou não à coligação nortenha com o PSD para as eleições municipais. Alguém ouviu Rui Barreto falar grosso - discurso e voz radiofónica não lhe faltam para isso - para mandar acalmar as hostes com o aviso de que há uma liderança no partido?

Nada.


Sobre a relevância regional: isto está tudo ligado, como dizia o outro. Sem liderança, nada feito. Os cada vez mais escassos militantes centro-direita vêem os srs. secretários regionais Barreto e Cunha - quando eles aparecem... - e nem se lembram de que está ali gente das estruturas dirigentes centristas. É uma caterva de órfãos com o pai vivo.

De quando em vez, lê-se que haverá uma actividade partidária qualquer, mas é um fuminho que a brisa leva.

A velha relevância nacional passou a irrelevância, de facto. Mas não falta muito para as sondagens darem 'zero qualquer coisa' ao CDS-Madeira e os cidadãos darem outro tanto nas eleições. 

Que dilema! Se o CDS vai coligado com o PSD, esfuma-se. Se vai sozinho, evapora-se.


Ou será que Rui Barreto já aprendeu com a vida e está a preparar um programa intenso no plano partidário, com o líder a mostrar ideias consistentes para a nova realidade madeirense pós-vírus? E isso com disciplina interna como exige a dinâmica de qualquer partido organizado e com ambições, de maneira a conseguir atrair nomes credíveis para as listas autárquicas e legislativas... e por essa via poder negociar soluções políticas com eventuais parceiros, se for caso disso. Mostrando inclusive que já não se comove com ofertas simpáticas como a da presidência parlamentar?!

Pode ser que haja projecto CDS-M a sair. Mas Rui Barreto que o apresente falando alto, porque o eleitorado à direita está a perder audição... fora os momentos em que o Ventura discursa.


Luís Calisto

10 comentários:

Anónimo disse...

Não fiquem preocupados com o futuro do CDS, porque o futuro de dois ou três dirigentes do CDS está garantido pelos Sousas, como foi garantido aos seus familiares. Só que há um provérbio popular que diz o seguinte: "Quem aluga o seu rabo, não se senta quando quer, nem onde quer".

Anónimo disse...

Estes gajos venderam-se ao grande capital e até a rainha do parlamento alugou um prédio aos sousas para pagar favores

Anónimo disse...

O futuro do CDS passa por juntar-se ao Chega, para não passar por uma vergonha histórica
Jã pensaram nestes tachos que o ambrósio deu aos CDS(s).
Se não fosse assim o ambrósio e o seu vice andavam nas ruas da amargura e o calheteiro estava em lay off.
Agora que habituados ao tacho, acham que querem morrer na praia juntos com o pessoal do laranjal?
O Chega chegará brevemente ao Poder e acho muito bem, pois vai criar uma assembleia de condomínios no Bairro da Nazará e aquele maralhal que está comprado para votar no PPD e a receber rendimentos sociais, que se cuidem que irão limpar os vergonhosos jardins cheios de ervas daninhas, vão limpar sargetas, serras, limpar ribeiros e ribeiras e não vão piar, senão a Têta vai murchar e vão fazer concorrência aos sem abrigo ou para o Adro da Igreja da Nazaré

Anónimo disse...

Preparar programa? Não será mais um caderno de encargos? Já sabemos o último no que deu.

Anónimo disse...

O CDS morreu só que ninguém sabe ainda quando vai ser o funeral. O corpo pode ficar no congelador meses e anos que na família de mamões não se importa.

Anónimo disse...

Os atuais lideres do CDS estão-se a marimbar para o CDS, eles quiseram foi mamar os tachos. A rainha do parlamento já está velha e quis se aproveitar agora e então fez aquela chantagem toda.

Anónimo disse...

O JMR e o Barreto são os coveiros do CDS. Paz à sua alma!

Anónimo disse...

O CDS foi contra a estrada das Ginjas. E depois de ser governo meteu a viola no saco.

Anónimo disse...

Este jovem tem muito valor
Pelo menos tem a língua mais desinfriada que o secretário pescador

Anónimo disse...

Língua desinfriada tem, mas é ceguinho ou faz-se
Nada diz sobre a rapinagem da pedra na ribeira de S. Jorge.
Onde estão os fiscais da Câmara?
Realmente os tubarões do regime metem medo a todos os autarcas
Das duas uma, ou são ceguinhos ou gulosos....