Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

 

PANDEMIA



Ao fim de semana: 

proibido circular depois das 6 da tarde




Comunicação do dia 7 de janeiro 2021

 

1.    A Região Autónoma da Madeira teve um aumento substancial de casos de COVID-19 na última semana, atingindo uma média diária de cerca de 100 casos.

2.    Considerando um período de incubação de 14 dias, esta situação era expectável, dada a entrada de inúmeros viajantes, estudantes universitários e emigrantes para a celebração da quadra Natalícia, bem como os convívios associados, e ainda, a introdução da nova variante proveniente do Reino Unido nas nossas cadeias de transmissão.

3.    Saliente-se que dos 95 casos positivos identificados no segundo teste, no mês de dezembro, 25 eram da nova variante, com um potencial de contágio 70% superior.

4.    É esperado um aumento do número de casos de contágio, decorrente dos contactos ocorridas durante o fim do ano e da transmissão da nova variante.

5.    Aliás, esta situação está a ocorrer em quase todo o mundo. Em Portugal Continental atingiu-se o número mais elevado de casos, 10.027, e de óbitos, 91. No Reino Unido, com mais de 60.000 casos diários, foi decretado um novo confinamento total durante 6 semanas. Na República Checa, um país com a mesma população de Portugal, atingiu-se um número de infetados de 17.000, num só dia

6.    Ou seja, na Região Autónoma da Madeira, impõe-se ainda mais medidas, tendo em vista conter e controlar a pandemia

Assim, o Conselho de Governo, ouvido o Sr. Representante da República, e tendo por base o parecer da Autoridade de Saúde Regional, deliberou o seguinte:

 

A.     Proibição de Circulação: Nos próximos 2 fins de semana (9 e 10, sábado e domingo, e 16 e 17 de janeiro, sábado e domingo), é interdita a circulação na via pública, entre as 18h00 e as 05h00 do dia seguinte. As exceções são as constantes da resolução do Conselho de Governo do dia 4 de janeiro;

 

B.      Restrição da Atividade Comercial: Nos próximos 2 fins de semana (9 e 10, sábado e domingo, e 16 e 17 de janeiro, sábado e domingo), todo o comércio, incluindo grandes superfícies e supermercados, é encerrado a partir das 17h e abertura a partir das 8h. Exceciona-se Farmácias; Clínicas e consultórios; e postos de abastecimento de combustível (só para abastecimento de veículos);

 

C.      Restaurantes/Bares e Similares: Nos próximos 2 fins de semana (9 e 10, sábado e domingo, e 16 e 17 de janeiro, sábado e domingo), estes estabelecimentos encerram às 17h. Atendendo à limitação de circulação, alertamos que os takeaways e entregas ao domicílio estarão encerrados nos períodos supra-referidos.

 

7.    Estas medidas impõem-se na atual situação de pandemia, tendo em conta a necessidade, prioritária, da defesa e proteção da saúde pública, mas mantendo-se o funcionamento da economia.

Reitera-se que se mantenham as medidas de proteção individual, o uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento físico, bem como que se evitem os ajuntamentos de pessoas.

 PGR

5 comentários:

Anónimo disse...

Mais trabalho para os contribuintes. Mais esquecimentos=mais multas.

Anónimo disse...

Muito bem,para já em minha opinião bastam estas medidas. Eventualmente se daqui por 15 dias não melhorar então terão que reforçar. Para que tudo isto funcione é preciso que as pessoas também cumpram a sua parte caso contrário não há medida que resista.
Houve demasiados exageros na quadra natalícia, de todas as partes.
Agora, vamos todos nos unir a ver se conseguimos juntos debelar esta pandemia.
Um feliz Ano

Anónimo disse...

Medidas que podiam ter sido evitadas não fosse a teimosia de Albuquerque.
Fechou isto tudo quando havia meia duzia de casos. Depois escancarou as portas ao covid. Que moral tem um individuo que manda ficar em casa,evitar convívios e depois vai comer sandes para o mercado com amigos na mesma mesa.
Raio de exemplo dá um presidente. Na verdade, as pessoas não têm que fazer tudo o que ele faz, estava lindo ia dar cá uma poeirada.
Teimosamente manda dar fogo. Depois, ao contrário do que é indicado manda as pessoas ficarem em casa,ambientes fechados. Quer dizer,as autoridades de saude pedem para evitar lugares fechados,que se propaga mais rápido e este totó manda ficar em casa?
É claro que a malta ficou,não fossem levar um balazio de um dos policias armado com metralhadora. Não quiseram ser tratados como terroristas. Não quiseram ate ser tratados como animais amestrados metidos dentro de uma jaula quadrada.
Não deixou haver circo porque estava uma palhaçada preparada para o ultimo dia do ano?
Agora?
O povo paga tudo,os jovens estudantes pagam tudo,os emigrantes pagam tudo.
As tantas o Costa também é culpado.
só há um que não tem culpa de nada e é escusado dizer o nome.
Comece bem 2021, dê uma alegria ao POVO MADEIRENSE.
DEMITA-SE.


Anónimo disse...

E a ARAE vai fiscalizar ou vai gozar o merecido descanso de fim de semana? E o Rosa, já se demitiu, depois de fechar os olhos ao que se passou em alguns hotéis a 30 e 31?
Nesta terra pode-se tudo! Até gozar de quem lhes paga os ordenados! E pode-se tudo, sem qualquer consequência. A incompetência morre solteira!

Anónimo disse...

Com o PS e o Cafofo a governar seria melhor. Com o PS o vírus já não existia. Com o PS estava já reposta a normalidade nos hospitais e inclusive as listas de espera tinham já desaparecido. Com o PS os hoteis já estariam cheios de turistas
e a economia regional já tinha retomado a normalidade.
Infelizmente o povo não escolheu o PS e o Cafofo. Por isso agora não pode reclamar.