Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

 

 Lógica Saloia 


ELES COMEM TUDO...


1. O desorientado Rui Rio afirmou há dias apoiar a prioridade 'vacinatória' dos quadros políticos. Deu um exemplo: "Já viram o que não seria o Primeiro-Ministro aparecer infectado?!"

Daí a umas horas, anunciava-se a lista em constituição dos hóspedes do Parlamento a submeter à milagrosa inoculação. Com um pré-aviso: as duas primeiras unidades seriam para aplicar no fossilizado Presidente da Assembleia da República e no líder da Oposição, ou seja, em Ferro Rodrigues e em Rui Rio.

Perante o ruído criado entre as pessoas pensantes por causa do inclassificável açambarcamento político das vacinas, para utilização em corpo próprio, o saloio Rio tentou a manobra de diversão com 'murros e pontapés na mesa' ontem à tarde no hemiciclo, diante de Costa e de outros vacinados ministeriais.

Não conseguiu impressionar.

Até porque já toda a gente se habituou à ganância dos políticos que temos. 

São eles que aumentam os seus próprios vencimentos! 


2. A pouca vergonha do açambarcamento de vacinas para os cargos públicos e amigos, enquanto dezenas de ambulâncias fazem bicha à frente do Hospital de Santa Maria sem saber que fazer dos doentes, não chegou para fazer o sr. Marcelo se indignar e dizer que assim também é demais. Não. Esticou o braço para levar a 'pica' salvadora.

Depois do tsunami gerado na revolta das forças vivas, lá veio o PR aproveitar a sua declaração ao País, ontem à noite, para dizer a seguinte baboseira: então alguém no seu perfeito juízo acha que se iria vacinar quadros políticos antes dos velhos?

É que, Amigos, ele está seguríssimo. Se não apanhar a vacina em Belém, como Presidente vaca-sagrada, apanha-a no lar de terceira idade. 

Ele não é propriamente um pequeno.

Mas é um espertalhão que leva 72% dos madeirenses.

O azar dele é que, antes e depois da sua 'demarcação' da vacinação, os telejornais noticiavam como é que seriam feitas as listas prioritárias dos políticos. Ele incluído, está bom de ver.

15 comentários:

Anónimo disse...

O meu comentário.
Faz todo o sentido que sejam vacinados com prioridade o Presidente da República, o Primeiro Ministro e os ministros e alguns Secretários de Estado, o Presidente da AR e membros da comissão permanente, autarcas com a responsabilidade da protecção civil nos respectivos concelhos (independentemente de ser o Presidente da Câmara ou não), Presidentes dos Governos Regionais e das ARegionais, Secretários Regionais, a PGR e alguns outros titulares de funções públicas.
Não entro na demagogia de que não deve haver vacinas prioritárias para os "políticos". Essa é demagogia barata. O que deve existir é vacinação prioritária para detentores de funções públicas essenciais, não para "politicos", como tem sido feito nos países civilizados, que o fazem sem sensacionalismo nem demagogias tontas.

Luís Calisto disse...

10.50
Mas porquê?
Por que dar prioridade a essa gente toda dos cargos públicos, a maior parte sem qualquer influência na vida nacional ou regional?
Que razões concretas aponta?
Acha que está a ser feita a triagem "funções públicas essenciais/"políticos", tipo "bogas para um lado, chicharros para outro"?
Deixe lá.
Demagogia tonta é reduzir a 'demagogia tonta' as críticas de quem quer que seja, até porque o esclarecido interveniente se denuncia como um dos interessados no sistema de privilégios - isso mesmo, como se vê nos "países civilizados".
LC

Anónimo disse...

ó sr. da 10.50, a raínha Isabel, que tenho como raínha de um país civilizado lá de fora, civilizado, auto-excluíu-se do grupo prioritário.
Não me venha com essa de demagogia barata. O sistema está podre, e o gamelão é gerido pelos porcos. Os porcos da direita à esquerda!
O sr. Costa esteve em isolamento por causa do contacto com o francês (não é recomendável haver encontros, mas eles lá se juntam para fait divers que podiam ser tratados por skype ou email), e o país não parou. Nem quando a dra. Graça Freitas esteve doente.
Tal como qualquer outro cidadão, eles são os mais importantes da casa deles. Não percebo essa história de nos vergarmos a estas personagens. Não tenho delhes prestar feudalismo. Já basta o que lhes pago em ordenados. Eles é que nos deveriam prestar vassalagem, para que votemos neles!
Não vejo que nenhum deles seja insubstituível!

Anónimo disse...

O que me faz confusão, mesmo, é doentes covid a morrer em casa! Não dá para interná-los e tratar com as condições hospitalares?

Anónimo disse...

Luís Calisto,
No meu entender aquelas entidades/pessoas devem ter prioridade porque têm responsabilidades que muitas vezes não são transmissíveis a terceiros.
Portugal tem a presidência Europeia durante 6 meses, com o Primeiro Ministro e os ministros a presidirem a uma série de reuniões com os congéneres. Convém que não sejam veículos de possível transmissão do vírus.
Outros titulares devem em meu entender ser vacinados. Não faz sentido o PR não o ser, assim como os executivos regionais e alguns lugares chave dos parlamentos.
No caso dos titulares da proteção civil concelhias, parece-me coisa óbvia.
E, quando falo de demagogia tonta é porque a grande parte dos críticos, para não dizer a totalidade, nem se deu ao trabalho de ler o decreto, onde não estão definidos com precisão e de forma concreta quem deve ou não ser vacinado. E, logo se generalizou os "políticos". Esse foi o erro, deixando a que cada entidade, Assembleia da República, Governos Regionais, etc, definisse quem seria ou não vacinado.
Não se trata de dar prioridade a "a essa gente toda dos cargos políticos", mas, definir com precisão quem em lugares e funções públicas deve ser vacinado.
E em muitos países isso está a ser feito. E evidentemente que haverá chico-espertismo, como aquele escândalo de mais de 100 pessoas do Instituto de Segurança Social de Setúbal que já foram vacinados e sem se saber quem autorizou, à boa maneira portuguesa. E lá seguirá o respectivo inquérito.
E é exactamente para que estes "espertices" não aconteçam que eu prefiro uma situação clara e que todos saibamos quem são os titulares de funções públicas que devem ter prioridade.
E, eu não tenho qualquer função pública, logo não terei qualquer prioridade, que não seja a da idade e da hipertensão, o que me relega para a segunda leva, tanto quanto sei, e que deverá ser lá para maio ou junho. Mas como estou céptico desta calendarização, o mais certo é ser lá para outubro ou novembro.
Esta é a minha opinião, sem ser um "esclarecido interveniente", mas respeito mesmo quem não concorde, de quem tenha uma opinião
diferente.

Comentador das 12.02.
Se a rainha Isabel II auto excluiu-se da vacinação, até percebo. Está isolada em Balmoral, sem contactos com o exterior com um séquito que deve ser testado dia sim dia sim senhor. E é alguém que não tem funções executivas nem intervém na política activa, e onde até o seu discurso à nação é escrito pelo Primeiro-Ministro. Este, Boris Johnson, foi dos primeiros a ser vacinados, e eu concordo dada a natureza das suas funções.
Conversas de porcos e gamelões, não é comigo. Não me arrasto na chaforda nem sou seguidor do Ventura.
Democracia tem custos, tem titulares, e tem muitos defeitos. Mas, para mim, com todos os defeitos e mais algum, ainda é o melhor sistema. Até porque corrupção há em qualquer sistema, desde que existam pessoas. E desde sempre foi assim.

Luís Calisto disse...

15.24
Muito bem. Justificar as opiniões próprias e os ataques (digamos assim) que se fazem a quem participa no debate. É o que o Comentador faz agora e bem. Muito bem explicado.
Sei que este tema não pode ser visto à escala do 8 ou 88. Mas continuo na minha quanto à dispensabilidade da grande maioria dos políticos com vacina assegurada. Se repararmos bem, eles serem apanhados pelo '19' ou pelo '20' é exactamente igual para a Nação.
Eu não quero é que os profissionais da Saúde e afins sejam infectados. Em nome de todos os meus concidadãos.
De resto, respeito a opinião do Comentador, que não se limita a tomar esta ou aquela posição porque sim. Opina e diz porquê.
Mande sempre.
LC

Luís Calisto disse...

15.24
Ainda a tempo:
Com um pouco de humor para descomprimir a pressão covídica, esclareço que o governo regional é excepção nos políticos dispensáveis. Se estes governantes entram de quarentena, não estou a ver que os substitutos se lembrem de deliberar um louvor oficial a propósito da Supertaça de Itália. O que daria bronca diplomática com o Salvini ou com o sujeito da Fiat. Portanto, que Miguel, Calado e companhia se vacinem como deve ser, quanto mais não seja para estarem bons da cabeça e inspirados à quinta-feira.
LC

Anónimo disse...

ISTO? "decreto, onde não estão definidos com precisão e de forma concreta quem deve ou não ser vacinado" é um critério muito vago, demasiado ambíguo. Como diz o Calisto, são eles a decidir quem serão os vacinados! Porque depois o ministro terá de contar com o chefe de gabinete (mais um a ser vacinado), que terá de contar com o assessor (mais um a ser vacinado), que conta com a secretária (obviamente, vacina-se também) e por aí abaixo... O chico espertismo está no sangue de quem fez pouco mais que carreirismo politico na vida. E eles são todos assim. Estamos a pedir transparência a quem meteu os primos e enteados no governo! Isto é entregar o ouro ao bandido e pedir que distribua... não vai acontecer.
Há serviços hospitalares onde não foi administrada 1 única vacina. Se precisarmos de médicos, enfermeiros e auxiliares, bombeiros, psp, não os vamos ter. Estarão doentes! No entanto, vamos ter quem decida a que horas fecham as fronteiras ou quem decida o que é essencial num supermercado! É sempre muito bom!
Quanto à questão das reuniões com os congéneres, aprendam com os erros e usem as novas tecnologias.

Anónimo disse...

Este governo dos Ambrósios estão como a padeira de Aljubarrota, toca a mandar pães borda fora para levar os castelhanos a levantar o cerco porque os portugas tinham muitos alimentos eram os últmos pães) e eles estavam esfomeados. Mas os Ambrósios são piores na encenação. Mandam vir três cubanos com covid de Lisboa para serem tratados no Hospital do Funchal, e todos os dias morrem madeirenses em casa com covid por falta de assistência médica. Estes Ambrósios deveriam ser demitidos imediatamente porque são um perigo para a nossa saúde pública.

Anónimo disse...

Calisto,
Mas agora a renovadinha governação fez um brilharete e marcou pontos ao oferecer lugares e receber doentes continentais para os cuidados intensivos. Que solidariedade.
Só por isso o Costa dá-lhes a vacina (para não dar dinheiro), talvez espetada numa queixada do rabo com uma seringa daquelas com que levávamos a dose cavalar em Mafra.

Luís Calisto disse...

19.36
Caro Comentador, se os chicos da tropa apanhassem estes renovadinhos em Mafra - no tempo das bazucas verdadeiras -, espetavam-lhes a dose cavalar na nádega de maneira que eles começavam a correr até desaparecerem definitivamente nos arvoredos da Tapada Real!

Anónimo disse...

Senhor 29 de janeiro de 2021 às 17:15

Basta ver o o Sexta às 9 da rtp para perceber que, se já está mal, vai descambar...

Unknown disse...

12.02,

Para sua melhor informação envio-lhe a seguinte notícia :

"Isabel II recebeu a primeira dose da vacina da Covid-19. As vacinas para a monarca e o marido foram administradas no castelo de Windsor. O casal real junta-se assim ao milhão e meio de pessoas que já foram vacinadas no Reino Unido."

Anónimo disse...

"O casal real junta-se assim ao milhão e meio de pessoas que já foram vacinadas no Reino Unido."
Por aqui temos 3000 vacinados? 4000?

Anónimo disse...

10.14,
Era uma notícia do dia 10 de janeiro.
Hoje, serão muitos mais os vacinados.