Powered By Blogger

sábado, 16 de janeiro de 2021

 

 PICA-MIOLOS 

 (3) 



O PRESIDENTE DA CÂMARA QUER 'INVENTAR'



Tempo novo com ideias velhas é criar problemas. (Foto JM)


Nos longínquos tempos do sorriso pepsodent, dos PSoas, dos outdoors e da LPM, nesse tempo das iniciativas em maralha para candidatos a novos-ricos tachistas, naquela era das apresentações em directo (para o site) de figurões e programas à americana, que aliás acabavam em fiasco, um dos sonhos de Paulo Cafofo tinha muita piada. 

Ele sonhava com o Dia da Cidade a nascer risonho e a Praça do Município apinhada de milhares de PSoas em aclamação histérica, enquanto, de óculos escuros e calva reflectindo o sol de Agosto, ele passava revista aos bombeiros e polícias municipais rodeado de câmaras de televisão.  

Profe Mentiras abandonou a edilidade sem materializar o devaneio da polícia municipal, projecto anedótico evidentemente atirado para a arrecadação dos despojos da fábrica de patetices que animaram aqueles tempos extravagantes e que hoje parecem não ter existido.


Poucos anos depois, todavia, o sensato e perspicaz sucessor na Presidência da Câmara apareceu pr'aí a tentar ressuscitar essa da polícia municipal. A que propósito? Bem, o importante é que foi um sol fugaz que só durou até ao vento SW seguinte.

Eis senão quando pegamos hoje no JM e vemos Miguel Gouveia todo arrebitado a retomar, género "a gente não dizia?", o fantasma da tal polícia. 

A mensagem do moço ao jornal é: o Funchal precisa de uma polícia 'nossa' para acabar com a pequena criminalidade que tomou conta da capital beneficiando do pandémico recolher obrigatório.

Caso para perguntar a Miguel: "Outra vez tu, Brutus?!"


Quando a Madeira precisa urgentemente de gente nova que permita ao eleitorado mandar as antigas e teimosas ideias para a feira semanal de velharias, e justo quando Miguel Gouveia surge ao fundo do túnel como uma luz de abrangente esperança, entre pouquíssimas outras, ei-lo a trocar a jovialidade política por uma posição que julgávamos haver passado à história!

Cafofo, que precisava de justificar a formação do famigerado corpo policial da Câmara, dizia que a sua missão - da polícia municipal - seria disciplinar a "bandalheira" das esplanadas que estavam a ocupar ruas e passeios. Situação real aliás resultante do facilitismo eleiçoeiro do próprio Cafofo. 

Agora, do nada, Miguel Gouveia volta com a mesma conversa. E, para explicar a recauchutada tara da polícia municipal, ele agita o fantasma da pequena criminalidade que se aproveita das particularidades da pandemia para 'chatear' a atmosfera.

Eram as esplanadas. Agora os pilha-galinhas da cidade. 

Já agora: e depois da pandemia? Que se faz à polícia municipal? Esplanadas com ela? E depois de as esplanadas estarem direitinhas e quando não houver covid? Que se faz daquilo?

Decidam-se.

Voltemos a outras velhas perguntas.

E os fiscais da Câmara? Vão para casa por incompetência ou senilidade?

E a PSP, com agentes profissionais que queimaram as pestanas a estudar e a preparar-se, toca a multar carros?

Sr. Eng.º Miguel Gouveia. Também tenho direito a lugares-comuns. Antes de contribuir para inventar problemas onde eles não existem, mande averiguar as origens da criminalidade, porque os quadros formados nessa área social conseguem certamente melhores resultados do que polícias municipais.

A Sociedade funchalense - como acontece nos outros concelhos da Madeira - já possui as suas instituições de segurança, devidamente credenciadas, e não quer mais Polícias na praça, ainda por cima chefiadas por engenheiros ou néscios veteranos da pseudo-Segurança. 

O Funchal não quer que se ergam mais muros, obstáculos, lombas na rua à medida do Pico Ruivo, não quer mais ruas cortadas. Chega de proibir com sinais vermelhos e de espalhar polícias municipais que podem fazer sentido em Lisboa, Porto, Freixo de Espada à Cinta ou onde quiserem, mas que para cá não interessam rigorosamente nada.


Sr. Presidente, cada munícipe quer ser tratado como a pessoa adulta e inteligente que é. O munícipe quer pessoas adultas e inteligentes no mando da Câmara. O munícipe do Funchal - e o madeirense em geral - quer mudar, mas não para tocar o lado B do mesmo disco. 

Arranjar assunto à toa para preencher agenda e aparecer na televisão provoca o efeito contrário ao desejado. É outro chavão.

Caro Presidente, não faça tudo isto voltar à estaca zero. 

A Política alimenta-se e deve ocupar-se de temas elevados, com substância, de interesse social. 

Para 'inventar' e arranjar intriga cá estamos nós em baixo, à mesa do café.

Luís Calisto

19 comentários:

Anónimo disse...

Oh srº Calisto! Então não sabe as razões da tão patética e famigerada polícia municipal para que serve? É para empregar os boys e girls da tralha cafofiana, depois de rebentarem com a Frente de Mamar! E como há eleições autárquicas em breve é preciso contentar o prof. mentiras com um "docinho (ca)fofinho", para ver se Paulo Cafôfo desiste da ideia de querer formar a lista de candidatos de Miguel Gouveia para a CMF. Isto está tudo interligado como diz o outro! Estes gajos ainda conseguem ser piores que a tralha Bokassiana!

Anónimo disse...

A polícia municipal será uma cez mais uma instituição para "meter" os boys do Partido Socialista, tal como aconteceu com a Frente Mar, foi meter tacho do PS em todo o lado até levar a empresa à falência, coisas que os Socialistas são muito bons. A criação de uma policia municipal será financiada como? Como é óbvio virá das multas dos pobres cidadãos.

Anónimo disse...

A Polícia Municipal será uma instituição para meter os boys do partido.
As artimanhas que estes políticos arranjam.
O governo arranjou a instituição especialista e companhia limitada.
Tem boys,tem girls,tem uns que não são uma coisa nem outra, tem uma carrada de incompetentes técnicos especialistas.
Se antes nem os víamos, agora muito menos,estão em telesemtrabalho.

Anónimo disse...

Desde quando um presidente de CM tem legitimidade para escolher um comandante para uma polícia,não derem caixas de correio,cacifos,criaram uma associação CASA dêem a morada da CMFUNCHAL aos gatunos e aos agarrados para estes fazerem esta de residência,estes CAFOFIANOS e que criaram estas situações que se passam no Funchal,camada de cromos,ignorantes

Anónimo disse...

Uma empresa falida FRENTE MAR FUNCHAL E DEVOLVEM milhares DE EUROS por ano aos proprietários de carros elétricos (amigos entre outros)referente aos pagamentos de parcometros, grande gestão e uma festa

Anónimo disse...

Como a PSP na Madeira é tutelada pelo Governo, a Câmara quer ter a sua guarda pretoriana para a arrecadação de multas e outras intervenções de força a quem lhes faltar ao respeitinho. Já tiveram uma demonstração da PSP bem armada no fim do ano contra possíveis mirones do fogo fora dos quadrados.... Que mais inventará outro poder a tutelar mais uma força policial em terra de tantos protagonistas?

Anónimo disse...

Na escola da lombada é aqui que este Presidente quer fazer as instalações duma PIDE uma polícia a ordem destes,para os seus belos prazeres....

Anónimo disse...

Terra de tantos protogonistas? Eu estava a ler terra de tontos, que é este rochedo na costa africana. Como alguém disse um dia, o maior porta-aviões de vilões no atlântico!

Anónimo disse...

O Cafofo é que promoveu a bandalheira e a perda da autoridade dos fiscais da Câmara e vem agora este com a mesma história parva da polícia. Cromo que segue cromo também é cromo!

Anónimo disse...

O Cafofo era independente e não gostava das máquinas partidárias que destruíam os seus membros. Hoje é presidente do PS. ESTÁ TUDO DITO! Um aldrabão

Anónimo disse...

Consta que um tal "PISTOLEIRO" vindo da Ibéria e posteriormente transferido para a CMF garantido que estava o lugar de Comandante da Polícia Municipal

Anónimo disse...

Consta que era a pessoa mais indesejada no seio da PSP.
Vejam quantos CUBANOS trabalham e mandam nesta câmara MADEIRENSE.
É ultrajante,não temos gente de valor nesta terra?
Lá somos discriminados, aqui recebem-os de braços abertos e todos com cargos de chefias.

Anónimo disse...

Querem fazer uma polícia á(PIDE) á medida dos CAFOFIANOS E DO ARROZ DE LAPAS,quando o comandante foi de licença para a CMF houve colegas que deram saltos de alegria

Anónimo disse...

Ao tempo que se chega os políticos CAFOFIANOS sem integridade ESCOLHEM o comandante

Anónimo disse...

19.49,
Na Madeira a polícia é tutelada pelo Governo Central e não Regional, aliás como em todo o país.

Anónimo disse...

Paulo Cafofo é o rei dos traidores: encostou a oposição jardim, atraiçoou todos os partidos que o ajudaram a chegar onde chegou, aliou-se aos DDT (sem vergonha), defenestrou as pessoas mais capazes do PS, encheu a CMF de clientela politica do PS e deitou abaixo a Frente-mar falida com o peso dos tachistas e na Assembleia não faz a ponta dum corno. Que saudades temos do Bloco, do PND, do PTP a descascar artilharia da pesada em cima da máfia.

Anónimo disse...

Exmo Srº Calisto, visto que gosta de desafios, deixo-lhe um.

Descubra quem foram os ilustres deputados no dia 18/01/2021 que foram vacinados (1 dose) no CHF.

Já agora, aproveite para descobrir quais os critérios para os mesmos serem vacinados. Idade ? Doenças ? Partido ? Religião? Barulhentos? Mimados?

É que existe centenas de profissionais de saúde que ainda não receberam vacina.


Um excelente ano!

Anónimo disse...

Foi o JMR a rata velha

Anónimo disse...

Os rostos da igualdade,da transparência,os contras á descriminação,ainda conseguem ser piores que os outros, impressionante foi a educação que tiveram enganar os outros, seus....