Powered By Blogger

terça-feira, 19 de janeiro de 2021


OPINIÃO



CARLOS JARDIM                                                                                   







Não há almoços grátis



Chegou ao meu conhecimento que o Presidente do Partido Socialista da Madeira e o antigo Presidente do Partido Popular Democrata da Madeira tinham almoçado juntos. Confesso que tive alguma dificuldade em acreditar que alguém que se demitiu do cargo de Vice-Presidente do Sindicato dos Professores da Madeira em protesto pelo convite endereçado ao então Presidente do Governo Regional para presidir à cerimónia de inauguração da nova sede pudesse fazer agora questão de almoçar com alguém que tanto repudiava. Enfim, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, como diz o Poeta.

Ora, não é meu hábito comentar as companhias alheias para partilha de refeições. Aliás, à partida, nem diferença faz quem almoça com quem a pretexto de quê.

Em jeito de nota prévia, deixo já a informação que não estou disponível para almoços com outros que não os que têm sido a minha companhia habitual ao longo do último ano e que se contam entre o meu agregado familiar. Mais, com quem eu queria mesmo almoçar era com o meu irmão, que já não tenho o prazer de abraçar há mais de um ano.

Sim. De facto, a minha vida basta-me. Mas…

.1 – Um dos comensais é presidente do Partido Socialista Madeira;

.2 – Outro é antigo presidente do Partido Popular Democrata Madeira;

.3 – Estamos em ano de eleições autárquicas;

.4 – Estamos num período de forte confinamento, sendo desaconselhado o convívio com pessoas fora do agregado familiar;

Também é inegável que num momento em que qualquer cidadão tenha a sua ida à padaria escrutinada pelo Estado e por todos, sob pena de sabemos lá o quê. Mas não entrarei por aí. Não perderei tempo considerando que quem tem funções públicas deve dar o exemplo e exercitar o recato em todos os aspetos da sua vida.

Bem, mas qual a gravidade de um almoço desta natureza?

Em primeiro lugar, os socialistas da Madeira já viram este filme. Em versão ligth. O PPD a recorrer a subterfúgios para de modo dissimulado meter o PS no buraco da agulha e pronto, já está.

Em segundo lugar, é claro que este não foi um almoço inofensivo. Não estou certo que não foi discutida a política regional nem o que os órgãos do Partido Socialista discutiram e planearam para as próximas eleições. Não me abandona o receio que, neste momento, o cidadão Alberto João Jardim saiba mais da estratégia do PS-M para as autárquicas do que o Secretário-Geral António Costa.

Em terceiro lugar - confesso que tenho uma imensa dificuldade em engolir este sapo – então o Presidente do Partido Socialista não vai almoçar com um dos antigos Presidentes do PS -  Madeira?

Alguém consegue explicar porque é que não é melhor ir almoçar com Mota Torres e ficar por dentro do que foi combater o jardinismo no seu auge? Ou então, porque é que não almoça com Emanuel Jardim Fernandes e fica a conhecer a história do Partido Socialista? Ou com João Carlos Gouveia e compreendemos o que foi o sentimento persecutório deste regime tentacular? Ou com António José Cardoso e vislumbrar o que era a sua visão para o Partido? Para não falar em Victor Freitas, Jacinto Serrão, Carlos Pereira ou Emanuel Câmara - dando de barato que estão em permanente contacto…

É isto que me custa. E custa a tantos outros socialistas. Andamos há quase 50 anos a lutar por uma visão do que deve ser o regime democrático na Madeira, para agora esse passado ser obliterado, posto de parte, descartado como se nada existisse até um momento.

Finalizo com uma incompreensão.

É que, em ano eleitoral, um almoço destes tem conotações políticas.

Mas, no fim disto tudo, o que me interessa, porque como sabemos “não há almoços grátis”, é saber quem prestou um serviço a quem.

19 comentários:

Anónimo disse...

Não era o Cafofo e seus apaniguados que diziam que o PTP, a Raquel Coelho e outros andavam a fazer o jogo do PPD? Afinal o tipo é mesmo aldrabão e anda em almoços com o nosso ex Bokassa ditador que ele tanto odiava, em privado, tal claro, como os hipócritas fazem.NÃO ME ENGANAS MAIS!

Anónimo disse...

Tenho pelo Drº Carlos Jardim uma pessoa honesta e séria. Bateu com a porta da Frente de Mar quando se aprecebeu que o Prof. Paulo Cafôfo quis fazer daquela empresa municipal uma central de empregos para os boys e gilrs cafofianos. Tenho pena que tivesse desistido de ser candidato do PS para enfrentar o Prof. mentiras, e até cheguei a pensar que tinha negociado com Paulo Cafôfo algum lugar futuro na tralha cafofiana.
É pena que os verdadeiros socialistas não tenham aprendido com a pulhice que Paulo Cafôfo fez em 2014 quando escorraçou os verdadeiros opositores do jardinismo corrupto quando provocou uma crise na CMF com a saída da vice-presidente da CMF e dois vereadores para beneficiar um DDT, os sousas.
Prof. mentiras nessa altura rebentou com mais de 20 anos de luta contra o regime corrupto jardinista. Daí a boca de Jardim ter fugido para a verdade:"Temos que ser como a máfia no bom sentido". Paulo Cafôfo ter ido almoçar com o nosso ditadorzinho Bokassa deixa-me muito satisfeito, porque só vem me dar razão ao que eu venho dizenho ao longo dos anos. Paulo Cafôfo é o maior bluff político em 46 ano de democracia, parido pelo srº Victor Freitas, outro malabarista da política regional.

Anónimo disse...

Ciúmes...

Anónimo disse...

Penso que já do conhecimento de todos que o militante do PSD, independente presidente da Câmara Municipal será recandidato desta vez pelo seu partido de coração,PSD.
Cafofo terá alguma contrapartida para nem piar.
A velha raposa social democrata sabe que, com o flop Albuquerque não vai longe,Calado nunca foi a eleições,se o fizer á câmara municipal do Funchal terá o mesmo destino que Rubina leal.divisões internas e este lider nas costas é caminho certo para a derrota. Resta segurar Calado para outras funções e apostar em quem realmente reune condições para ganhar a câmara do funchal.
Jardim sabe que de outra forma, arrisca-se a ver o seu PSD perder as autárquicas e logo a seguir as regionais.



Anónimo disse...

O Calado não pode ser candidato, depois perdemos uma autarquia é um membro do governo. O que o PSD tem de perceber, independentemente dos candidatos, tem de estar todos unidos a volta dele, sem o PSD unido não conseguimos ganhar nem Funchal, nem Ponta do Sol, para nem falar nos restantes concelhos que somos oposição.

Anónimo disse...

Só tenho pena que nesse almoço o Exmo. Senhor Covid-19 não tivesse comparecido com todos os seus galantes atributos.

Anónimo disse...

Não há dúvidas, que o melhor para a ponta do Sol, seria o Rui Marques.

Anónimo disse...

O das 13:32 está mandado por um vilão da Lombada ou de Santana
Esse marosca deveria de estar preso e não o está porque veio para a avenida do mar e assim goza de imunidade
Esse marreta a mando de um tal costa machiqueiro, saltou de um vão de escada do campo da barca para uma praça de sol enquanto um lobo à sobra rezava pelos seus pecados.
Lembram-se de um feioso cunhado empresário e de uma cunhada ignorante que até mandava postas de pescadas em casa habitada anteriormente por um cabrita
Essa casa sempre foi assombrada por espíritos do mal
Só benzida se safará do mal

Anónimo disse...

Depois do Almoço com o Sousa, chegou agora a vez com o Jardim. Cafofo não para a lamber as botas e a servir os seus senhorios.

Anónimo disse...

Deixemos de histórias e acho que já é altura de levantar um pouco o véu porque quanto mais tarde pior será e daqui a poucos meses teremos eleições autárquicas.
Individualmente direi nas minhas fontes seguras que o Candidato do PSD ao Funchal será o José Prada.
Embora não concorde e já ter manifestado isso nos locais próprios, infelizmente chegou-se a um ponto de termos muitos militantes mas ninguém com cariz para tal candidatura.
Temo por mais uma derrota e esta forte pois o José Prada é um bom estratega de escritório mas não Homem de Rua, de Massas, não tem carater nem carisma para isso, vai ser mais uma Rubina.

Anónimo disse...

Se for o Prada o Gouveia já pode abrir a garrafa de champanhe

Anónimo disse...

Acredito que o Prada seria um bom presidente, e sei muita gente que o tem em conta. Não sei se seria a melhor escolha, mas entre os nomes falados, é sem dúvida o único capaz de lutar pela presidência.

Anónimo disse...

Sei que tem algumas coisas contra ele, mas acredito que se fosse candidato ganhava com maioria absoluta.

Anónimo disse...

Todo e qualquer candidato será mais uma Rubina porque não tem alicerce forte.
Falo por mim e por muitos,muitos mesmo. enquanto este Albuquerque estiver neste PSD seja qualquer
For a eleição, seja quem for o candidato ao Funchal o nosso voto,o PSD não tem.
Estes renovadinhos prometeram união no congresso,onde é que ela está?
Só vejo arrogância atrás de arrogância. Votar PSD? encher mais o peito a esta gente?
Sou militante mas não me revejo neste presidente.
Ajudamos Rubina a se espalhar,contribuimos para a perda da maioria e nem assim este senhor deixou de olhar apenas para o seu umbigo.
Pedimos desculpa ao Calado, ao Eduardo jesus,ao Carlos Rodrigues,ao Prada ou até outro que possa ser dado como candidato mas, neste PSD com este lider, não dá.
Há duas coisas que os militantes e até mesmo o povo aprenderam.ser cinicos e hipócritas.
O que conta é o dia do voto.

Anónimo disse...

Curiosamente e depois destes comentários todos, que parecem não ter expressão co a realidade, sai hoje uma sondagem que dá um empate técnico.
Possivelmente é a sondagem que não presta.

Anónimo disse...

10.52
Empate Técnico, aonde?
Não estejam nervosos nem comecem já com manipulações.
Pelos vistos o CDS não vem acrescentar nada, apenas continua a retirar tachos ao PSD.

Anónimo disse...

12.16,
Empate técnico ou diferença ligeira é o que se percebe da sondagem, embora para mim seja indiferente.
Mas parece-me que o PS precisa mais dos eleitores do BE e do JPP, do que o PSD precisa dos eleitores do CDS.

Anónimo disse...

Pois é caro Carlos
Quem não sabe vender, fecha a loja
Tu pertences a uma nobre família que se orienta por princípios e valores
Os teus camaradas, enganam um e outro e fogem como o diabo da cruz, mas vão se safando e fazendo o deles.São como o abreu, dá cá o meu
Vê o famigerado careca mentiroso e o teu vizinho lapeiro de arroz
Já têm a vida feita e andam sempre entre os pingos da chuva sem se molharem e já têm os filhotes também agarrados à teta.
Até um dia....
O Povo não dorme
Aqui no Seixal, dizem que os tontos já foram ribeira a baixo a muitos anos, mas ficou atrás uns arraçados sem pedigree


Anónimo disse...

Do ppd infiltrado que chegou a presidente do PS-Madeira, não se podia esperar outra coisa. Foi receber instruções do seu "grande líder" e mentor.