Powered By Blogger

domingo, 10 de janeiro de 2021

 


 PICA-MIOLOS 

 (2) 



Vendilhões do Templo



O candidato apoiado pelos flibusteiros lusitanos começou a tratar Ana Gomes carinhosa e paternalmente por Sra. Embaixadora. Mas a táctica não resultou tão bem como previa. 


Já toda a gente esperava uma estratégia politicamente cínica de Marcelo no debate de ontem à noite com Ana Gomes. E, de facto, logo às primeiras palavras, pareceu-nos ouvir: 'Senhores eleitores, tratem bem a Senhora Embaixadora, mas votem em mim, porque só eu posso evitar que o demónio Ventura desenterre o salazarismo nazi.'

A pré-campanha das Presidenciais andou à volta desta trampolinice saloia. E a campanha eleitoral, no terreno desde as zero horas de hoje, seguirá pelo mesmo caminho. Ana é simpática, dizem Marcelo e Costa, e não é perigo nenhum - cuidado é com o terror dos Ciganos e dos presos com precária. E assim o povo cai na esparrela de salvar o direitista ciclope dos argumentos da sua verdadeira challenger.

Reconheçam lá: a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa é o seguro de vida do regime de compadres instalado em Portugal. Desde o momento em que se percebeu que o actual PR ganharia as eleições por falta de comparência de concorrentes à altura, o único susto ao situacionismo conservador pregou-o Ana Gomes, ao anunciar a sua candidatura, em boa hora instigada por Francisco Assis.

Haveria motivos para dar muita atenção à candidata, se António Costa fosse um político de bem. Se apoiasse um nome de esquerda como o de Ana Gomes - em vez de enveredar por mais uma traição vergonhosa (depois do que fez a Seguro) aparecendo na VW a lançar despudoradamente a recandidatura do PR Marcelo, um tubarão da Direita lusa.

A partir desse momento indigesto, que possibilidades teria Ana Gomes de ganhar as eleições? Nenhumas, posto que o espectro partidário nacional ficou debaixo dos pés do actor belenense, de fora a fora. Marcelo é de direita, tem os votos da Direita. E a Esquerda, manipulada por Costa, também vota nele! 

Um forrobodó ideológico!

Mesmo assim, para jogar pela certeza, não fossem os esquerdistas pôr a cruzinha na candidata socialista, o aparelho do regime agarrou-se ao "papão" André Ventura. Tornando este cavalheiro omnipresente em todos os espaços televisivos dedicados a presidenciais - ficando Ana Gomes na penumbra.


Mas pensemos friamente:

Ventura só poderia instalar a sua "ditadura fascista" em Portugal por uma de duas maneiras: com um golpe de estado, o que não conseguirá mau grado os rebuçados oferecidos às forças de segurança; ou vencendo as Presidenciais, o que seria o camelo a passar no buraco da agulha. 

Ainda assim, perante estas hipóteses absurdas e inexequíveis, o facto é que não há noticiário, análise política, debate, entrevista - que não coloque o diabrete Ventura na espinha dorsal do guião. Um escandaloso frete a Marcelo. Todos agitam o "amigo" de Trump, de Marine, de Salvini, de Abascal (Vox), de Orban, de Bolsonaro, como se estes trogloditas estrangeiros fossem boa companhia e valessem votos no Portugal democrático. A quem é que mete medo um comício ou um jantar com Ventura ao lado de Salvini? 

Para quê esta promoção gratuita? 

Será receio de que Ventura chegue a Belém para dissolver o Parlamento, nomear juízes da sua confiança e recuperar a Pide, a censura, o partido único, o regresso das Forças Armadas a uma segunda guerra colonial?

De rir.

 

O que, repito, o regime instalado pretende, com Marcelo à cabeça, é distrair o eleitorado alumiando a extrema-direita do inconsequente CHEGA, de modo a ofuscar a luta de Ana Gomes por uma segunda volta - quase impossível. Quase.

Até o Bloco, em queda livre nas sondagens, vive o pânico de uma dissolução do Parlamento que o faça esvair-se na bancada. De contrário, porquê não apoiar Ana Gomes e deixar Marisa quieta a escrever um livro explicando como consegue ser eurodeputada e simultaneamente contra o euro e a União Europeia.

Toda a gente está a colaborar na cruzada anti-Ventura - mais propriamente anti-Ana Gomes, a verdadeira candidata de esquerda. Desde Marcelo aos partidos do regime, que não querem perder posições conquistadas no aparelho. 

E os comentadores políticos. Já repararam como eles insistem em manter Ventura como assunto principal em todo o tempo da análise que se segue aos debates, com ou sem a participação dele, Ventura? E nas entrevistas com outros protagonistas, a mesma receita.

Para quê?

Donos das televisões e de alguns jornais sentem as mãos bem untadas pela governação costeira. Os seus subordinados têm o lugarzinho na administração do medium, ou na Direcção da Informação e da Programação, na chefia do telejornal e do programa, ou o caché simpático de comentador.

Para quê arriscar e deixar que chegue aos corredores do poder uma candidata, como Ana Gomes, inimiga figadal dos joguinhos que amparam sorrateiramente a corrupção, essa instituição nacional?

Vai daí, é uma constante artilharia pesada sobre a candidatura do solitário André, com fumarada quanto baste para obscurecer a antiga diplomata, por tabela. 

Aliás, o próprio homem do CHEGA vive na ilusão de que a sua popularidade é um assombro. Tão esperto que é e ainda não se apercebeu de que Marcelo se fica a rir no sofá belenense enquanto televê o mesmo Ventura chamar nomes e mandar à fava os adversários que se sentam à sua frente! 


Ainda no debate Marcelo-Ventura, vimos a ânsia com que o recandidato se autoproclamava o verdadeiro homem de Direita, da Direita Social - face à 'perigosíssima' direita fascista do adversário de circunstância. Com a sua fome de votos da Direita, o Professor só consegue denunciar-se: ele mesmo está mais perto da extrema-direita do que da esquerda e da extrema-esquerda, em Portugal. E é neste homem de Direita, mais pra lá do que pra cá, que o ardiloso Costa manda votar!

Ou será que o Costa vota e manda votar Marcelo porque só este detém a chave da salvação nacional? O nosso Primeiro quer lá saber dos interesses do País! Ele borrifa-se para os Portugueses como se borrifa para os princípios da Ética Política. Se Costa não se lembrou de alguém na esquerda capaz de cortar umas fitas e fazer umas selfies com o povo, tinha Ana Gomes para ser uma Presidente profícua, de confiança e incorruptível.

Ela pertenceu ao MRPP da "morte aos traidores", como denunciou o "democrata" Ventura? Pois também andou nas lutas de inícios dos anos setenta contra os esbirros da polícia de choque, isso mesmo, quando a Pide matou Ribeiro Santos no anfiteatro do ISCEF. 


Como seria tudo diferente se os militantes e simpatizantes socialistas recebessem do líder uma indicação lógica e honesta, a de votar coerentemente em alguém que garantisse a via socialista para o País! A via socialista tradicional, idónea e com história, não a "socialista" dos pára-quedistas que por aí vagueiam para manter o tacho ou arranjar um.

O que o Costa pretende é continuar a dar ordens e a colocar comodamente a sua clique no sistema. Projecto partidário que, com Ana Gomes em Belém, mais dia menos dia provocaria estrondo.


Ana Gomes fez uma pré-campanha com altos e baixos. Mas melhor do que se esperaria de uma candidata desamparada à partida pelos seus próprios correligionários. Marionetas que lhe negam o voto a favor da Direita que mantém o País sequestrado desde 1926! 

Ana Gomes acertou ao eleger Marcelo como principal adversário. Recusando deixar-se substituir por Ventura ou outro mais bem pintado. Mas também falhou, ao mudar o discurso, adocicando-o numa cedência forçada ao Largo do Rato. Para quê?

Costa e seus conselheiros diziam: Ana Gomes é demasiado radical e directa. Agora dizem: ela é incoerente.

Ràs parta!


Continuo decidido a votar em Ana Gomes. A candidata mais genuína em prova. Mais genuína de longe, à distância, a perder de vista. Com uma excepção, talvez: Tiago Mayan, um liberal convicto. 

Ventura é uma cabeça pseudo-esperta dentro de um caixote, apesar do 19 na licenciatura em Direito. João Ferreira prega a bíblia do CC. Tino é o que este País merecia. Marisa, sem comentários. 

E aqui na Madeira? Os antigos PS's que digam agora quem é que dá o poder à Direita de bandeja. A sério: Emanuel Jardim Fernandes vai votar Marcelo? Mota Torres vai votar PSD-direita? E Gil França? Então, João Isidoro? Góis Mendonça, que reviravoltas são estas?!

Sem dúvida que a velha guarda não pactua com o oportunismo costeiro nem com os pára-quedistas do PS que votarão no católico ultramontano de Celorico. 

Mas a quadrilha de abutres!...

A hora é de rezar ao antigo líder "socialista, republicano e laico":

"Mário, ergue-te do eterno descanso, vem a este lado por umas horas e não te esqueças de trazer o azorrague."

Despeço-me dos Leitores ainda esperançado num resultado de Ana Gomes que pregue um valente susto a Marcelo e seus flibusteiros do comércio político português.


Luís Calisto



PS 1 - Ainda a tempo: o meu voto é para Ana Gomes, mas o pedido que faço é a Marcelo: Sr. Candidato, deixe de dizer que só se recandidatou porque o País estava perante a ameaça da pandemia - e então o que não seria do País sem V. Senhoria em Belém! Poupe-me, que em política sou fraco de estômago.


PS 2 - A declaração de voto na candidata apenas vincula o autor deste texto. 



Cartazes de propaganda para as Presidenciais. O deserto.

12 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo na íntegra a sua lúcida análise! Também votarei na Ana Gomes! Nunca gostei de sonsos e unanimismos! Luís Oliveira, um desbocado

Manuela_a_Lusa disse...

Estes dias uma ex aluna que foi fazer faculdade em Lisboa, me perguntou o seguinte: " afinal, qual é a função do presidente em Portugal? " Alguém pode nos ajudar? Ah ah ah... É uma dúvida muito cruel,já que também quero saber qual a utilidade já que me parece ser o primeiro ministro o responsável. Eu acho ou só acho.

jose manuel da mata vieira coelho disse...

Também o meu voto vai inteirinho para a embaixadora Ana Gomes a candidata anticorrupção deste pais. A candidata que luta contra os tubarões deste regime (PSD e PS) que diariamente roubam o dinheiro dos impostos que deveriam pagar e não pagam, usando os ofshores (um deles o CINM) como todos nós já sabemos. É a única candidata com uma visão crítica sobre a justiça portuguesa, toda ela feita com os grandes ladrões da alta burguesia, da qual o hipócrita Marcelo, é o expoente máximo. Os agentes da justiça fascista que temos cá na ilha da Madeira e em Portugal protegem os corruptos e condenam aqueles cidadãos de bem que os denunciam, através do artigo VI do Código Penal fascista. Abaixo esta corja maligna que está a destruir Portugal. Vou votar ANA GOMES!

Anónimo disse...

Que comentário pejado de (pretensa) ingenuidade...

Anónimo disse...

Cá em casa André Ventura.
Qual o medo de votar Ventura?
Eu que vivo do meu vencimento, não medo algum mas, quem vive de esquemas deve preocupar-se.
Chega de corrupção, Chega de jogadas,Chega oportunistas,Chega de chular o povo.

Anónimo disse...

Caro amigo Luís Calisto! Eu também não tenho estômago de gaivota e combato no meu dia-a-dia os oportunistas e os paraquedistas políticos. Eu também vou votar Ana Gomes, por ser uma mulher de tomates e que enfrenta os poderosos e os corruptos deste país.E por enfrentar os novos fascistas, porque nesse campo Ana Gomes é doutorada a enfentar pides e fascistas nazis!

Anónimo disse...

Ventura sem dúvida,é preciso baralhar e dar de novo. Se daqui por quatro anos nao estiver a dar certo mudamos. O mal é escolhermos sempre os mesmos. Nunca temos hipótese de ver se uma mudança funciona.
André Ventura se faz o que promete muita coisa vai acabar neste país.
Acredito que o faça
Por alguma razão todos estão contra ele.

Anónimo disse...

Estava motivado em votar na Embaixadora Ana Gomes, mas não gostei de vê-la a defender a ilegalidade do CHEGA, para ser coerente também pedia a ilegalidade do PCP que é um partido que defende as ditaduras e está contra as democracias.Sou pluralista e acho que todas as ideologias devem apresentar democraticamente as suas ideias sem censores nem inquisidores como a sra. Embaixadora quer ser.Por este andar ainda acabo de votar no Ventura.

Anónimo disse...

"Será receio de que Ventura chegue a Belém para dissolver o Parlamento, nomear juízes da sua confiança e recuperar a Pide, a censura, o partido único, o regresso das Forças Armadas a uma segunda guerra colonial? De rir". Aposto que também se ria lhe dissessem que gajos vestidos com peles de animais e com cornos na cabeça podiam invadir o parlamento de uma das democracias mais avançadas do Mundo.

Luís Calisto disse...

14.47
Pensando melhor, tem razão... Mas aí está um motivo para votarmos Ana Gomes em peso.

Anónimo disse...

Eu voto Marcelo.

Anónimo disse...

Eu voto Mayan, por exclusão de partes. Marcelo é um calculista, na esquerda não voto e no Ventura também não. Apesar de não concordar com a visão dos liberais para a economia, Mayan é um candidato sincero e muito articulado nas suas ideias. Gostei muito de vê-lo nos debates, a calma e inteligência que demonstra são cativantes.