Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

 

 Como diz que disse? 


CARGOS PÚBLICOS

PRIORITÁRIOS NA VACINAÇÃO 


Deixa-me ver se entendi bem.

O despacho oficial diz que, na opinião do Governo, o primeiro-ministro, alguns ministros e uns quantos secretários de Estado, bem como presidentes de Câmara, são entidades prioritárias na vacinação contra o covid. Pelo que a decisão de vacinar urgentemente os políticos está tomada, sem esquecer o Avô Cantigas de Belém e o Conselho de Estado.

E eu, cidadão comum que não está à espera de favores em matéria de vacinas (acho que os mais novos deviam ter prioridade, porque em princípio têm mais tempo de vida), resolvo perguntar:

- Em que se baseia o Governo para desovar um despacho daqueles? Estão a querer salvar a pele e depois logo se vê o caso dos que andam na frente do combate ao '19'?

A sério: a classe política presume que é imprescindível no ciclo crítico vigente?

Que raio de mal aconteceria especialmente ao País se os ministros, como acontece a tantos portugueses, fossem infectados pelo '19'? O Diabo seja surdo, mas que mal viria ao mundo se metade daqueles 250 deputados acusassem positivo no teste ao '19'?

Que efeitos no diâmetro da Terra teria um ataque de caspa viral na velhada do Conselho de Estado?

Homens e mulheres da vida pública: vocês o que têm a fazer é criar condições para os profissionais e especialistas da Saúde resolverem o problema que temos no dia a dia, que para isso estudaram. Assim como devem, vocês, dar condições aos técnicos quando há incêndios, enxurradas e outras catástrofes, porque quando metem o bedelho para aparecer na fotografia só pioram as coisas.

Actualmente, vale mais um enfermeiro com saúde do que o governo todo. Se o governo aparecer infectado, é só mandar avançar os vaidosos que aguardam na fila. Um dia depois ninguém se lembra dos que saíram.

 

Um médico é hoje por hoje mais importante do que o Presidente da República, já que salva vidas de compatriotas todos os dias - em vez de os explorar como fazem os políticos.

Fazer de Portugal 'o pior do mundo' em mortos e infectados  - proeza de Costa e Marcelo - é coisa ao alcance do simpático varredor da junta de freguesia.

Da minha parte, se me acontecer alguma coisa, dêem todas as condições aos maqueiros, ao condutor da ambulância, aos auxiliares do hospital e aos médicos e enfermeiros. Mantenham longe governantes e deputados, que só atrapalham.

No dia de hoje, o Costa e o Marcelo já deviam estar satisfeitos, por terem conseguido colocar Portugal em primeiro lugar na lista dos países que mais matam os seus cidadãos. 

Ainda querem fazer 'melhor'?

O hipócrita do Rui Rio dizia há dias: já pensaram se o primeiro-ministro fosse infectado?!

É verdade! Que desgraça! O que não seria de nós?! 

Vá lá! Quem não deve ser infectado são os profissionais da Saúde, porque, esses sim, tratam de nós.

Há titulares de cargos públicos neste país que não deviam ter direito a vacina, deviam era estar presos porque são também culpados por um número de mortos que em tão pouco tempo já supera as estatísticas de 13 anos de Guerra Colonial.

Não estou a ironizar. Hoje em dia, um bombeiro, um agente de segurança, um profissional de Saúde do Público ou do Privado - qualquer uma destas figuras é mais importante do que um ministro. Mas à distância!

Será que o Governo está mesmo a ver bem as prioridades da 'pica'?

A decisão interesseira do Executivo - corporativa - é tão flagrante que o próprio Sargentão inicialmente dizia que não fazia sentido priorizar os governantes em matéria de inoculação da vacina milagrosa. Achava, com razão, que a urgência estava nos profissionais de Saúde e da Segurança. 

Quem é que virou o juízo ao nosso descobridor do caminho marítimo para Portugal? 

O Marcelo, esse hipocondríaco inveterado, com toda a certeza.

Mas veja-se que até o popular Albuquerque acha muito bem que os governantes da Região se metam à frente da bicha para a vacina.

O que não seria da Madeira se o vírus se lembrasse de infectar um daqueles espertíssimos secretários regionais, ou até o próprio Blue das Angústias!

 

País de chacha! Os que estão em risco de contágio, como enfermeiros, médicos, auxiliares, agentes policiais, bombeiros, ficam para trás. Para que as vacinas protejam os engravatados do Terreiro do Paço!

 

PS - Acabo de ver que Ferro Rodrigues e Rui Rio estão no topo da lista de S. Bento para a vacina. O Estado ganha solidez.

7 comentários:

Anónimo disse...

"Fazer de Portugal 'o pior do mundo' em mortos e infectados - proeza de Costa e Marcelo - é coisa ao alcance do simpático varredor da junta de freguesia."

Com esta frase o Calisto esquece-se que todos, todos sem excepção, concordaram com o aliviar de medidas no Natal. Desde o Chega ao BE. Portanto todos contribuíram para este feito nacional de sermos primeiros no ranking dos piores. Todos agiram com o "alcance do simpático varredor da junta de freguesia".
Ao menos na desgraça houve consenso nacional, à parte de meia dúzia de especialistas armados em velhos do Restelo que avisaram do que nos esperava.
E o povo foi para a festa comer bacalhau com grelos e tomar uma boa pinga, do Douro ou do Alentejo que o importante era afogar o bicho. E todos, ou muitos, cantaram e riram e deram abraços à família, porque Festa só há uma ao ano, com ou sem bicho Covid.
E por cá no burgo, ainda se bailou no Savoy e o povo que foi à baixa meteu-se nuns quadrados para ver o fogo. E os que não lá foram viram o fogo de casa, ou na do vizinho porque a vista é melhor, ou aos magotes em miradouros ou na cota 500 que pelo menos para isso tem serventia.
E, como dizia a canção, lá vamos cantando e rindo, com a coisa controlada, segundo nos dizem Costa e Albuquerque, embora nós, comuns mortais, saibamos perfeitamente que a coisa está descontrolada, que o carro vai desgovernado e não há travões que o sustenham. Porque também já percebemos que os números são bem maiores do que aqueles que nos chegam oficialmente.
Mas para o ano há mais Natal, e a matança do porco. E antes disso haverá o verão com ida à praia e ao rali, mesmo que ao molho mas de máscara, haverá sempre alguém a nos dizer que o povo se comportou de forma exemplar. Pois...

Luís Calisto disse...

12.00
Muito bem, Sr. Comentador.
Só uma pequena observação: "Todos, todos sem excepção, concordaram..."
Todos sem excepção concordaram?!
Essa agora!

Cumprimentos e bom carnaval.
LC

Anónimo disse...

O ambrósio do sítio com gravata do Chega e cabelo pintado de preto a luzir de fresco, lá vai mandando sempre as mesmas patachas para Lisboa para o Costa.
Vamos andando nisto, mas o já velho rapazola lá vai opinando nas notícias do dia e da noite e o Povo lá vai pensando que ele percebe algo da poda.
Pobre a mulherzinha de Santana que tem toneladas de batatas em casa a grelar e ele até podia comprá-las, mesmo que as vendesse mais baratas ao Povo
Se fosse uma obra para a Afadesvias, era decidido no momento
Vota nesta cangalheiro cara Senhora e espere sentada em Santana que ele brevemente passará por aí com música e festejos

Anónimo disse...

Luis Calisto,
Sim, todos sem excepção concordaram. Todos os partidos com representação parlamentar na Assembleia da República.
E foi essa.
Bom Carnaval.

P.S. Será que vai haver festarola no Savoy para atirar confetis e serpentinas?

Luís Calisto disse...

13.30
Tem razão. Todos os partidos.
Julguei que se referia a todos os portugueses.
É que pelo menos um português - garanto - previu que a rédea solta ia dar a barraca que deu. Mas deve ter havido mais.

PS - Carnaval no Savoy? Depois do sucesso na S.Silvestre!...
É divertir, vilanagem!

Anónimo disse...

Portugal é dos paises mais corruptos da Europa, porque desde o 25 de Abril de 74 temos tido uma casta de políticos que só pensam neles e na corja dos seus amigos. Com estes políticos assim nunca mais saímos da cepa torta, nem da cauda da Europa. Só no Covid é que estamos em primeiro lugar.

Anónimo disse...

20.56,,
Não seja ingénuo. Antes do 25 de abril havia o mesmo tipo de interesses entre governantes e amigos banqueiros e empresários.
Leia e estude como se formaram alguns grupos económicos da época. E o botas de Santa Comba Dão sabia do que se passava e usava desse conhecimento para ter uns e outros na mão.
Corrupção sempre existiu e existirá. E o que é urgente são medidas para o seu combate, sem discursos patetas inflamados, mas dando condições para a sua investigação e rápida condenação. E aqui, fundamentalmente o PS tem falhado, propositadamente ou não.