Powered By Blogger

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

 

OPINIÃO



ANTÓNIO JORGE PINTO                                                                    



                                                            AQUI E AGORA!



Com os confinados dias da Festa e Fim do Ano já guardados no sótão da memória de cada um de nós, voltamos à “real”, como diz, de forma jocosa, o despreocupado povo brasileiro.

Neste início de ano, vou fugir, de propósito, a “sete pés” da pandemia. Irei continuar a pugnar pela etiqueta, pelo distanciamento físico e pela responsabilidade pessoal, a bem do coletivo, mas não me apetece nada falar da pandemia.

Há outras realidades que me apoquentam e que a maldita pandemia tem ajudado a cavar. Nunca vivemos um tempo de tamanha incerteza. Já o sabemos. Não há previsibilidade. Não sabemos com o que contar, no dia de amanhã.

A nossa capacidade para influenciar o que quer que seja é praticamente nula. Cada um por si, é o lema do dia-a-dia. Mas será que este tempo novo, conturbado, de egoísmo, solidão e individualismo, é um mal apenas e só deste nosso tempo?

Na verdade, noutros séculos, também se viveram tempos inigualáveis de enormes privações e provações, de grande vulnerabilidade e fragilidade humana, com diferentes graduações.  

O “nosso” Eça de Queiroz, no final do século XIX, desenvolveu a noção de civilização e, em muita da sua literatura, é evidente a sua preocupação por aquilo a que ele próprio designou de “egoísmo senil” – expressão feliz, do meu ponto de vista, para descrever o personalismo decadente da sociedade portuguesa.

É ainda mais interessante verificar que já nessa época distante havia quem se preocupasse, e muito, com o “relativismo cultural” em que mergulhara a sociedade portuguesa. Também havia crítica cerrada ao progresso e à ciência, ou melhor, à falta de um e de outra.

Nestes novos tempos, o que conta é o “aqui e agora”. Não há orientação para o futuro. A vida é o presente. Como se não houvesse amanhã.

A satisfação tem de ser imediata! É a vida reduzida à forma mais redutora de ser e estar e a uma cultura que convida a apreciar os prazeres do instante. A gozar, apenas, a felicidade. Aqui e agora! A qualquer preço.

Talvez, sim! Talvez a vida deva ser vivida assim. Sem substância. Sem dimensão. Sem pensamentos que nos atormentam a consciência e nos desmancham os prazeres.

Não sei! Talvez a vida deva ser vivida assim. Sem espiritualidade e sem cultura. Sem grandes preocupações. Sem grandes compromissos. Sem o aborrecimento que é pensar, planear, organizar, trabalhar para o mérito. Ser solidário e ter sentido do coletivo.  

O ser humano esquece-se com relativa facilidade que é um ser social, que não consegue sobreviver sozinho, e mesmo assim são muitos os que escolhem, enquanto podem, o individualismo como forma de vida.

A breve trecho, tornam-se decadentes, insensíveis e irascíveis. Quando esta casta atinge lugares de decisão, a humanidade entra em regressão.

Daí que os meus desejos para 2021vão muito para além do comum “Bom Ano”. É isso, com certeza, mas gostaria que todos nós acrescentássemos à praxe habitual, a cada ano que passa, doses crescentes de que vamos ser melhor pessoas, mais bem organizados, menos egoístas e mais solidários.

Que sejamos capazes de refletir, projetar, realizar e pensar pela nossa cabeça. Para o bem de todos, para o coletivo, e não a pensar apenas na nossa barriga.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro colunista
Ainda bem que depois de reformado conseguiste um lugar no pódio
Foste o melhor do beco da Abelheira do Lido, todos os outros não passaram da doca do cavacas e não se libertaram do vinho seco
Parabéns