Os associados da ABAMA vêm com esta carta reclamar dos
contínuos maus tratos que sofrem da GESBA
Um mês e meio atrás, a GESBA mandava enterrar a banana ou os donos da fruta comê-la, quando os agricultores telefonavam a pedir o corte da banana, os diretores da GESBA ou não atendiam o telefone ou quando atendiam atrasavam sempre o corte uma ou duas semanas para depois.
Durante o verão na zona do pai do Sr. Fernando Lourenço e do Sr. Alberto os cortes eram feitos até 15 dias, quando os restantes bananicultores esperavam até 56 dias; atualmente o prazo é de 28 a 35 dias na zona privilegiada, pois interessa a esses senhores que a banana engrandeça, sacrificando os restantes bananicultores que vêm a sua banana ser cortada sem a sua autorização até, quando esta ainda poderia crescer mais, recebendo assim menos do que poderiam.
Hoje em dia, a GESBA entra pelos terrenos das pessoas, sem autorização de alguns dos donos, estes donos só sabem que a GESBA já levou a banana quando vão aos terrenos verificar. Nesta altura do ano em que a procura pela banana é maior os diretores da GESBA já não respondem aos bananicultores para enterrar a banana, pois agora o preço dela é mais apetecível. Alguns donos da banana têm medo de se queixar à GESBA porque são ameaçados por um Sr. Alberto da GESBA, de retaliações no verão, em que serão postos no fim da fila para o corte da banana.
O atual Secretário da Agricultura, um homem cheio de promessas, prometeu na festa da banana da Madalena do Mar o aumento de 10 cêntimos (1 cêntimo extra) para o preço de inverno, acabou por se esquecer do cêntimo extra, pois o aumento de inverno foi de 9 e não de 10 cêntimos como prometido.
Os associados da ABAMA perguntam ao Sr. Secretária da Agricultura e ao atual presidente do Governo Regional, se concordam com o aumento do preço por quilo da banana de apenas 9 cêntimos, uma vez que concordaram com o aumento dos ordenados milionários dos diretores da GESBA (nomeado por este governo).
Outra questão que os bananicultores queixam-se prende-se com os prazos de pagamento, que divergem entre os vários bananicultores, não havendo igualdade entre os bananicultores.
Os bananicultores continuam sempre a ser maltratados pelos mafiosos da banana, e estão fartos de promessas do atual governo, nem se esquecem da promessa do aumento do preço por quilo de banana, derivado da divisão dos lucros da GESBA, pois é esse o objeto da GESBA e não transitar os lucros pelo Governo Regional, como aconteceu em 2014.
7 comentários:
e o novo armazém da Banana não dizem nada ? pelo silencio deve ser uma obra boa para não elogiarem
Esse secretário tem que sair. Em Janeiro precisam-se mudanças.
Como é que a ABAMA quer que a GESBA distribua devidendos pelos agricultores. A GESBA é uma empresa é só pode distribuir dividendas pelos acionistas. Como a GESBA tem apenas um acionista -GR - os dividendos são de Região.
Só não entendo porque tem de ser uma empresa estatal a gerir um negócio que é privado. Mal está um sector económico que não aparenta capacidade para gerir a própria atividade!
Esta é uma economia sovietizada.
O secretário é especialista a falir condomínios, não a gerir bananas.
Há e lembrem-se é amigo do MA, e amigo é para toda a vida.
Mas afinal nao sao todos familia.compadres.vizinhos.amigos, etc. Este desgoverno mais parece uma seita ou clan. Pena e falhar o essencial: Governar!
Gosto da parte do "clan"
Enviar um comentário