Powered By Blogger

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Guerra de votos e tachos no Laranjal campesino




VENDAVAL RURAL


Diz-se que há muito PSD rural à beira de um ataque de nervos. É certo que os grupos e grupelhos das maiorias insulares periféricas sempre lidaram nesse registo. Mas nesta altura (do campeonato) os bastidores campestres do Laranjal, com a governança funchalense na bissectriz da confusão, estão em carne viva.
A história, como no-la contam, poderia levar o título de "A guerra dos tronos rurais". 
Tem a ver com dinheiros, podia lá deixar de ser! Dinheiros da Europa para o desenvolvimento rural.
Lá a ver se entendemos a história que nos contaram:
Existe um programa, o PRODERAM, que apoia as câmaras municipais rurais, juntas e casas do povo, na base de ir buscar dinheiro à Europa para tudo o que seja desenvolvimento rural, fora as plantações agrícolas de particulares. 
Esse dinheirinho é gerido pelo secretário da agricultura, através do nosso Amigo regressado Eduardo Abreu. Mas atenção! A ligação às câmaras, juntas e casas do povo é feita preliminarmente por duas associações, a Acaporama (das casas do povo) que mexe na zona sul da ilha; e a Adrama, associação criada há alguns anos por Jardim com o propósito de mandar no Norte. 
O enredo da história é apimentado neste ponto, quando o secretário Humberto Vasconcelos se insinua em cena disposto, a todo o transe, a mexer nessas duas associações, porque não controla quem lá está. E por que falta esse controlo ao governante do sector? Porque estão lá PSD's da velha guarda a fazer snooker entre Humberto e o poder da casa. 
Reactivamente, o secretário da Agricultura - isto segundo a história que nos chegou - ameaça esvaziar o estatuto dessas duas associações e passar tudo para a ADENORMA, outra associação criada no tempo de Pereira de Gouveia e de Jardim. Mas que agora tem como presidente Medeiros Gaspar (colaborador directo de Miguel Albuquerque).
A tensão subiu a tal ponto que, segundo quem vive a situação por dentro, Humberto Vasconcelos aproveitou rumores sobre a hipotética inclusão do presidente da Adrama, Henrique Silva, na futura lista independente de Gabriel Farinha, provavelmente concorrente às eleições autárquicas no Porto Moniz, para lhes retirar a sede que usavam em São Vicente, não lhes deixando alternativa que não mudarem à pressa para a sede da Casa do Povo do Porto Moniz... presidida pelo mesmo Henrique Silva.
Bem, aquilo lá pelo no Norte (e pelo Oeste), anda tudo em brasa, até porque - não sei se conseguem cheirar a caldeirada - o número dois da Adrama, Nuno Maciel, é também vice-presidente da Câmara Municipal da Calheta, e já terá sido avisado por Humberto de que, se não deixar a Adrama, perderá a confiança política de Miguel Albuquerque.
Os ares estão turvos e agitam-se quando se fala nos 20 milhões de euros em jogo para comprar votos e tachos para o PSD do Norte da ilha - palavras de um elemento que sabe da matéria. 
Perante estas guerras, os interessados em fazer investimentos pensam dez vezes antes de cometer uma loucura. 
Este blog não é de intrigas, mas, por falar do bonito Norte da Ilha, já temos saudades de passar um dia a errar por lá, de um lado para outro.

22 comentários:

Anónimo disse...

Calisto as águas também estão agitadas no Sul da Ilha! Fala-se nos corredores da Governação que o Joaquim Sousa Lino (amigo das caçadas do Dr. Miguel Albuquerque) vai ser nomeado para a SDM, para o Conselho de administração do Dr. Francisco Costa. Se houver veracidade nesta nomeação, será uma tragédia, pois este Senhor é o mesmo que tentou trazer o Avião Cargueiro e também a companhia de fretamento de aeronaves a Everjets. Tenham juízo!! São os próprios "amigos" do Presidente que estão a deita-lo abaixo....

Anónimo disse...

Típico do vidrinhos, ex desempregado e futuro sem abrigo.

Jorge Figueira disse...

Em tempos de mudanças eu sugeria que ADRAMA passasse a HÁ DRAMA.
Era mais elucidativo e com muito mais aderência à realidade vigente.

Anónimo disse...

Aí, Aí, lá se vai as despesas de gásóleo e manutenção do carrinho do Henrique e companhia, pagos pela ADRAMA.

Anónimo disse...

A verdade e que o sr secretario nao da uma para a caixa
que o proderam so adia e cria dificuldades aos agricultores
que a falta de dialogo entre entidades e gritante e quem paga e o ze povinho
e que o sr vereador da calheta e um mero peao no tabuleiro no qual tambem joga um presidente camarario que e uma sombra do vice que foi
Nao varram para debaixo do tapete a culpa e das liderancas e ou muito me engano ou para o ano sera um pesadelo para alguns iluminados

Anónimo disse...

Calisto após um percurso no jornalismo e com responsabilidade de chefia num matutino regional, é surpresa como se publicam notícias que certamente são simplesmente anedotas.Lembro-me dos tempos em que jogava no nosso Marítimo e alguns adeptos gritavam, infilitra-te Calistro e por vezes dava golo.Sugiro que o mesmo Calisto se infiltre em informações credíveis e não publique assuntos que desconhece.Por acaso questionou os responsáveis da dita Associação que está em S.Vicente e validada pela União Europeia e Estado Português desde 1994 para saber como é que foi constituída? Mais simples foi invocar que foi o Dr.Alberto João o mentor.Fala do tal Henrique que pelo conheço gere uma Associação que ao inverso de muitas entidades não possuí dívidas nem é sustentada pelo erário público regional ao contrário da entidade que foi colaborador.Certamente quem lhe informou das conotações políticas do Presidente da Adrama anda distante da realidade porque além dos anos de atividade continua a ser mais útil na sua atividade do que nós joguinhos da política.Quanto ao outro elemento que pouco conheço,salvo erro foi reeleito novamente na Casa do Povo da Calheta e não nomeado e não estou a qualquer envolvência das pessoas que referiu porque repito ele foi eleito e não nomeado.Calisto merece e para prosseguir com as suas publicações de informações mais crediveis e que tenham algo de diferente.

Anónimo disse...

A pessoa que comenta que esse tal Henrique gasta gasóleo e acarreta despesas de manutenção da Adrama dever ser seu Amigo.O que de certeza dever ser é otário , invejoso e está fora da realidade,e então não é que o Presidente tinha mas era que andar a pé ou de triciclo,cabecinha pensadora

Anónimo disse...

Concordo com aquele que diz que lá se vai o dinheirinho do gasóleo.Andem à pata de S.Vicente à Ribeira Brava,de bycicla da Ponta de Sol a Santana e de carro de canas da Calheta ao Porto Moniz.E já agora Donde és?

Anónimo disse...

Consta que uma das figuras referidas na peça tem ao seu dispor duas ou três viaturas oficiais, onde até têm lugar as cadeiras dos piquenos.

Anónimo disse...

Venham até S. Vicente. No norte há un novo castelo que se ergueu contra todas as normas ali pelas zonas de Horácio Bento de Gouveia. Apareçam.

Anónimo disse...

Tudo errado. Fizeram-lhe passar uma situação errada para benefício próprio. Verá que nada vai mudar.

Anónimo disse...


Caros amigos, Errado uma ova. A noticia é do mais certeira que surgiu.
A verdade é que as duas associações gerem as verbas por simpatia e clubismo político e por percentagem de atribuição.

Vejam a qualidade de vida de cada um dos senhores que foram falados. Vejam o seu património e justifiquem o mesmo.

Sim justifiquem o seu património.

Andam todos a dormir mais uns andam de olho bem aberto

Anónimo disse...

Se é para andar de olho bem aberto, encontraram o secretário ideal para pôr cobro a isso, pois ele também tem fome de dinheiro, com a diferença que este é o jacaré e os outros aqui falados simples lagartixas.

Anónimo disse...

Mas alguma vez o Miguel confiou no Maciel? Quando?

Anónimo disse...

Pela guerra essa ADRAMA E ACOPORAMA é um bom doce. Ninguém quer perder o tacho. Votem no PSD, estas Associações não fazem nada por ninguém mas sustentam esses ditos senhores do PSD, que depois controlam as pessoas pelas Casas do Povo.

Anónimo disse...


Segundo se comenta no seio dos psd s a elogio à secretária do ócio deu uma volta ao estomago do presidente que vai custar muito a quem o emitiu.

Vai ser lindo de se ver o poder do presidente da casa do povo e o resultado da sua lambidela.

Anónimo disse...

Quando a Renovação optou por não remover os apoiantes do Manuel António e do Cunha e Silva, deixando os directores regionais e quadros intermédios na governação, só podia dar boicote ao governo. Miguel Albuquerque dá azo à prometida Renovação, caso contrário terás derrotas atrás de derrotas, até o governo cair.

Anónimo disse...

Qual presidente? Ja sao tantos e o da camara, da junta, da cpovo, do governo, ufa....

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião já começa a ser tarde de mais...já teve o seu tempo para fazer as devidas alterações no Governo Regional! Agora é deixar arder até às Autárquicas

Anónimo disse...

20 MILHÕES PARA COMPRAR VOTOS E TACHOS.Pelo que li dos comentários do ex jornalista e dos seguidores nos comentários,se fosse dirigente das associações,era com o Título atrás mencionado que entregava em Tribunal e apresentava queixa exigindo que fosse provado todas as afirmações proferidas pelo Sr.Ex Jornalista e o clã da maledicência.Certamente que a Justiça encontrava a forma justa e exigia todos os direitos consignados na lei. É público que quer nas Associações e nas Casas do Povo não existem remunerações assim como noutras instituições de índole voluntária e pelos tristes comentários generaliza-se todos aqueles que libertam o seu tempo em prol de outros.Apelo mais uma vez às Associações e os envolvidos que tomem medidas para que este tipo de libertinagem acabe uma vez por todas e que seja posteriormente publicado o desfecho e os nomes dos mentores do já habitual maldizer.As novas tecnologias permitem uma celeridade da comunicação mas não é um instrumento de vingança,inveja,ignorancia e acima de tudo Ofensa.

Luís Calisto disse...

Passe o Leitor os olhos neste comentário das 22.52 e repare:
Tanta valentia - mascarada, sem nome do indignado!
Tanta palavra gasta - sem dizer nada!
Tanta adjectivada - ridícula e mal empregada!
Tanta sabedoria - e não sabe o homem que, como cidadão indignado, pode tomar a iniciativa de levar o caso e apresentar queixa no MP!
Será já o efeito Trump?
Como dá saúde acabar o dia a rir!
PS - Não vá o cavaleiro andante ficar de mãos atadas por falta de elementos, caso queira finalmente assumir-se e agir em defesa do Bem contra o Mal: a carteira de jornalista (sem o ex) está em dia e tem o n.º 532.

Anónimo disse...

Na ADRAMA não recebem salário? Os carros para uso pessoal não são salário em espécie?