Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Santa Cruz


Espólio do pe. Alfredo Vieira de Freitas 
motiva acção política do PCP

Nesta iniciativa que hoje teve lugar no Concelho de Santa Cruz, junto à Câmara Municipal, foram apresentadas as seguintes declarações políticas pelo responsável do trabalho autárquico do PCP em Santa Cruz, Indalécio Santos:
«O PCP esteve hoje em Santa Cruz para denunciar, algo que achamos intolerável. Refiro-me à doação do espolio do Padre Alfredo Vieira de Freitas (2.256 livros, 81 periódicos e 7 caixotes com documentos), por parte da Câmara Municipal, ao Arquivo Regional da Madeira. 


Foi com enorme espanto que tomamos conhecimento pela comunicação social, que este precioso e importante espolio, tinha sido "oferecido", ao Arquivo Regional. Este era um espolio que era do Município, era dos munícipes, era dos santacruzenses. Este é um património que devia ficar em Santa Cruz, num espaço digno para o efeito, como polo de interesse cultural do concelho. Esta foi uma decisão, tomada à revelia da Assembleia Municipal de Santa Cruz, o que em nosso entender constitui, um desrespeito por aquele órgão máximo de decisão do concelho.
Se o Sr. Filipe Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, quer doar, oferecer, os seus bens pessoais, isso só a ele diz respeito, agora os bens, o património dos santacruzenses, o património do município, aí tem que ouvir a Assembleia Municipal.
Reafirmamos que este é um património que devia ficar em Santa Cruz, num espaço já existente, ou num que fosse criado para o efeito.
Da nossa parte levaremos através do nosso eleito, o nosso protesto e indignação, à próxima Assembleia Municipal, por esta atitude incompreensível do Sr. Presidente da Câmara.»
Texto e foto: PCP

6 comentários:

Anónimo disse...

Lá vem a briga das capelinhas! A Madeira tem 11 concelhos! Se cada um guardasse o espólio literário ou fotográfico ou o que seja na sua ribeira, encosta ou poio, garantir-se-ia uma efectiva preservação para todos, sem dúvida...
Se na Madeira há um Arquivo com condições para conservar, digitalizar e disponibilizar para o Mundo inteiro este espólio, que raio de bairrismo egoísta é esse? Isso é tudo menos Comunismo! Na cultura o Comunismo espoliava a uns poucos para disponibilizar, em grandes museus centrais para todos! Ainda hoje em Moscovo, Sampetersburgo e outras cidades de ex-países de Leste, a Humanidade colhe os frutos disso.
Luís Oliveira

Anónimo disse...

espe pcp que mande o rico Dirio, para a União sovietica, oh dnão há mais nada para falar

Anónimo disse...

quando a JPP faz algo de louvar estes são contra

Anónimo disse...


Falem com o filipinho e entendam-se de uma vez.

Ele diz que vocês sabiam desta iniciativa e concordava e vocês agora vêm roer a corda ?

LOL

Anónimo disse...

Mas isto cabe na cabeça de alguém? Um espólio desta envergadura é dado ao arquivo?? Casa de Cultura de Santa Cruz? Escola Básica e Secundária de Santa Cruz? Este presidente é tão retrógrado que nem teve a clarividência de pedir opinião de técnicos. Uma lástima em termos de gestão e dinamismo. Está a fazer de Santa Cruz a Venezuela da Madeira...

Anónimo disse...

Entregar ao arquivo sempre é melhor que apanhar maresia e estar encaixotado no mofo. Mas será que arranjaram o sistema contra os incêndios no arquivo? O ar condicionado falha e diz-se que acabou dinheiro para limpezas e que nem seguranças há neste prédio. Se pegasse o lume lá tinham um plano b? está seguro? As coisas estão como as contas do banco que mais vale meter o dinheiro no colchão.