COMUNICADO PSD-M
Numa entrevista, publicada em duas partes, o presidente da CMF faz afirmações que merecem esclarecimento.
- Apesar dos floreados semânticos, ainda ninguém percebeu qual é a “estratégia”, a “visão” e a “ação” para o Funchal que o presidente da CMF constantemente anuncia.
- Teve mais uma oportunidade nas quatro páginas que ontem e hoje lhe foram dedicadas, mas, ao invés, optou por insistir na mentira aos funchalenses.
- É absolutamente falso que o Funchal seja hoje uma cidade melhor do que era em 2013. Os dados e os factos demonstram-no.
- Em 2013, o Funchal era uma cidade cuidada, limpa, aprumada, que ganhava prémios verdadeiros (não daqueles inventados) e era, ainda, uma referência nacional a todos os níveis, incluindo na transparência, com investimentos avultados em programas sociais inovadores, em infraestruturas, em habitação, em saneamento básico e em estradas.
- Hoje, o Funchal é uma cidade com estradas em estado deplorável, com trânsito caótico, com praias interditas, com pragas urbanas a alastrar, com recolha de lixo deficiente e sem qualquer investimento de monta para além dos habituais remendos de ocasião, em que este executivo é perito, e do anúncio de planos que não saem da gaveta.
- Tudo isto se comprova no quotidiano e nas notícias. E soma-se às persistentes incongruências nos fechos/aberturas de ruas, nos abates furiosos e descontrolados de árvores, no PDM, aprovado nas costas dos funchalenses, e no caso da Ponte Nova, uma obra do Governo, embargada durante um ano sem qualquer necessidade.
- Em 2013, o Funchal tinha um rumo traçado, hoje, sim, está parado no tempo, apesar dos impostos cobrados nos últimos 5 anos terem permitido receitas recorde, cujo dinheiro ninguém sabe onde ou em quê foi utilizado.
- O Funchal está sem rumo porque é prisioneiro de uma estratégia individual cujo único objetivo é o de usar a cidade e as suas mordomias para fins que não têm em vista o interesse coletivo dos seus habitantes.
- Quem se preocupa com as “pessoas” não lhes mente nos olhos em plena campanha eleitoral. Não lhes promete coisas que nunca quis cumprir. Respeita-as e não as toma por parvas.
- Quem se preocupa com as “pessoas”, assume as suas responsabilidades. Não se refugia, nem se esconde ‘atrás’ de plantas, mapas, livros de botânica ou de dendrologia.
- Quem se preocupa com as “pessoas”, respeita a ALM e os deputados legitimamente eleitos pelo Povo da Madeira e do Porto Santo e as autarquias de cor política diferente.
- Ao contrário do que se tem assistido na política conduzida pela CMF, relativamente às freguesias, o Governo Regional trata todas as Câmaras por igual. Lamentavelmente, a CMF não tem sabido garantir a sua parte do financiamento nos projetos, escudando-se em desculpas para disfarçar a sua inércia e má gestão municipal.
- No que diz respeito às famílias, de referir que o Governo investe mais de metade do seu orçamento na Educação e Saúde. Não se fica por medidas avulsas nem anúncios de intenções. Essa sim é a verdadeira política social.
Funchal, 19 de agosto de 2018
O Secretário-Geral do PSD/Madeira
Rui Abreu
3 comentários:
"É absolutamente falso que o Funchal seja hoje uma cidade melhor do que era em 2013"
Ao menos foi-se o regedor do gabinete da presidência da CMF...
»Vilão Livre«
boa tarde caros leitores, quero aqui alertar para quem de direito Câmara? Turismo? E.E.M? Cultura? Não sei de quem é responsabilidade de manter o nosso património a nossa Cidade iluminado.
*Estatua de João Goncalves Zarco, a semanas sem luz nos projectores, toda aquela zona esta bem escura.
*na Avenida do Mar praça do Povo, monumentos as escuras, uma das lagoas da entrada do Cais sem funcionar a meses.
*o nosso Funchal esta escuro, ou reduziram a potençia da energia, junta ao Tribuna, Rua joão Tavira e outras é preciso lanterna.
*em frente, mesmo em frente a E.E.M, nos achados arqueólogos a meses que aquelas luzes parecem pica/pisca.
*são motas e carros a circular com escape livre.
Só quero gostava que a minha nossa Cidade fosse mais cuidada, com mais gosto de quem tem essas responsabilidades.
E a quem pertence a EEM? Basta ver a sabotagem que eles fazem quando com a Camara procedem a substituição de cabos e cabinhos vão sornando para atrasar a obra como está a acontecer na Rua do Bom Jesus para o povo soltar em cima da Camara pela demora.
Enviar um comentário