Problemas Laborais no
Sector
da Hotelaria da
Madeira
Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira realizou hoje uma reunião de trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Alimentação, Serviços e Similares da RAM, com o objectivo de abordar a realidade laborar deste sector vital para a nossa Região.
A contratação colectiva, o problema da precariedade laboral no sector desregulamento do alojamento local, são os principais problemas que afectam os trabalhadores deste sector. Num sector que está em ampla expansão é incompreensível que ainda não esteja assinada a o contracto colectivo de trabalho do sector, é importante referir que estes trabalhadores têm um papel fundamental, na promoção do destino turístico da nossa Região.
A utilização de empresas de prestação de serviço para o desempenho de funções que deveriam ser atribuídas a trabalhadores dos quadros das unidades hoteleira é a forma encontrada para furar todas as regras laborais do sector. Existem relatos de trabalhadores que são contratados ao dia ou mesmo há hora, muitas vezes só sabem se vão trabalhar no dia seguinte com menos de 24 horas, através de SMS ou chamada telefónica a informar qual o hotel que têm de se apresentar, esta realidade e os baixos que são regra nestas empresas, estão a condenar a qualidade do serviço neste sector.
A desregulamentação do alojamento local, aos mais variados níveis, incluindo o laboral, e um outro grave problema no sector.
É necessário para o bem do sector da Hotelaria que o Governo Regional tome todas as medidas necessárias par combater a precariedade laboral, bem como intervenha para garantir a estabilidade laboral no sector.
Funchal, 30 de Outubro de 2017
Pl’O Gabinete de Imprensa do PCP
Sem comentários:
Enviar um comentário