Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de março de 2021

 

FUNERAL DA ANONEIRA


DEVIDO AO PÉSSIMO ESTADO SANITÁRIO DE IMENSAS ANONEIRAS, SUGIRO À SECRETARIA DA AGRICULTURA QUE, EM SUBSTITUIÇÃO DA FESTA DA ANONA, REALIZE O FUNERAL DA ANONEIRA.




As anoneiras no Faial e não só estão atacadíssimas por cochonilha e fumagina há vários anos.

Há 5 anos que venho observando e registando a evolução dos pomares de anoneiras na Madeira e em São Miguel, pelo que estou convicto que o problema do péssimo estado fitossanitário de muitas anoneiras na Madeira resulta do abandono por parte dos donos e da Secretaria da Agricultura, que anunciou com pompa e circunstância um plano estratégico para a anona.

Pelo que constato no terreno, entre os objectivos do plano e a realidade há um fosso mais profundo que o mar da Travessa.

Há pomares que foram criados com apoio da UE e que estão completamente abandonados. E quem continua esforçadamente a tratar das árvores tem enorme dificuldade em vender os frutos.

Quanto custa o transporte por Kg para o mercado continental?





01.03.2021
Raimundo Quintal

4 comentários:

Anónimo disse...

Lembram-se...
Conta a minha avó que há muitos anos e antes do 25 de Abril, havia uma Escola Agrícola no sítio do Lugar de Baixo (Ponta do Sol)
Os jovens ao acabarem a 4ª. Classe e não tendo estadia no Funchal para prosseguirem os estudos, matriculavam-se na dita escola em regime de internato e faziam um curso(capataz agrícola) de 3 anos
2 anos na escola da Ponta do Sol e o último ano de curso no jardim botânico(Funchal)
Aprendiam de tudo ligado à agricultura
Além disso em cada freguesia haviam funcionários da Antiga Junta geral, que andavam de casa a casa a enxertar árvores de fruto e a desinfectá-las com os pesticidas próprios para cada doença que afectasse as árvores e à borla
Hoje com fundos da CEE, os agricultores velhos e cansados estão votados ao abandono.
Calculem que o nosso queque blue, anda a visitar agricultura biológica, a opinar daquilo que nada sabe, com uma corte de pagens atrás de si e a ouvir lições do jovem que precisa de ir ao barbeiro cortar e lavar o cabelo.
O Povo é bem burro.
Este incompetente que diz perceber de tudo, anda a fazer figura de urso nos écrans da TV e queiramos ou não, lá entra pela nossa casa dentro pelas 21 h de todos os dias
O que espera o CDS que lhe está a dar a bengala para este poder andar neste vadianço?
Estendeu o tapete vermelho ao CHEGA e já se prepara para dar um coice de burro aos moletas que até têm dado alguma credibilidade ao desgoverno do PSD
Pirem -se enquanto é tempo...e deixem estes ditos intelectuais se espalharem de vez

Anónimo disse...

Praga maldita na anoneira e no governo
Passou-se nesta terra a fazer festas de tudo (cereja, castanha, anona)
Discursos e mais discursos, abraços e mais abraços para render votos.
Alguém viu o Governo fazer investimentos na desparasitação das árvores?
Onde está o tal avioneta que soltava as moscas etc.
Onde está a fábrica da mosca etc. etc. E os subsídios?
Tenham vergonha
Ao povo nada dão, senão traques.

Anónimo disse...

Como em tudo deste governo do BlueQueque, é só conversa. Ainda hoje o anafadinho da Saúde, quando confrontado com números reais, atira com conversa de milhões. Mais milhões que não resolvem os problemas, e que, por norma, nem resolverão o problema dos doentes. Há dias, confrontado com o número de testes, respondeu com a capacidade de testagem, sem responder efectivamente à pergunta. Foge sempre com o rabo à seringa, mas foi dos primeiros a correr com o bracinho para a vacina.
O da agricultura é a mesma desgraça, planos estratégicos e mais planos estratégicos. Será que o bicho estava no plano estratégico da anona? No papel são todos bons. Na prática, são zeros!
Números manipulados, em cima de números manipulados, com a cumplicidade "isenta" da comunicação social.
A Dra. Prada faz e acontece. Quem vai à serra ou ao calhau, nunca viu tanto desprezo pelo meio ambiente. Já agora, gostava de ouvir uma palavrinha do Tó Filipe sobre a estrada das Ginjas. Ele, que há uns tempos no DN escrevia uma opinião cobre coerência e espinha dorsal.
Mais um "avergado". Será que também lhe deu o bicho da anona? Ou foi giesta?

Anónimo disse...

ainda vai se descobrir que com a esquerda e pequenos partidos no poder não vai haver doença na anona