Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de março de 2021

 



Seguiu denúncia para Lisboa

com um exemplo do 'estado calamitoso'

da Comunicação Social

na Madeira

 

Sobre uma diligência já efectuada para a capital do Reino, publicamos os textos da Associação Ambientalista COSMOS. E já há desenvolvimentos. 
A palavra ao presidente Dionísio Andrade e demais dirigentes madeirenses:


A Associação Cosmos enviou esta denúncia sobre o estado calamitoso da comunicação social na Região Autónoma da Madeira, com um caso paradigmático,  para os seguintes organismos:

  • Conselho de Opinião da RTP
  • Provedor do Telespectador da RTP (ainda não nomeado)
  • Conselho Geral Independente da RTP
  • Entidade Reguladora para a Comunicação Social
  • Todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República (AR)
  • Departamento "Cidadania e Participação" da Assembleia da República
  • Comissões Parlamentares da AR (Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; Comissão de Cultura e Comunicação; Grupo de Trabalho das Entidades Reguladoras)
  • Grupo Parlamentar do JPP, e deputado único do PCP, na Assembleia Legislativa da RAM



                            Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida

Funchal




Exmos. Senhores

 

A COSMOS – Associação de Defesa do Ambiente e da Qualidade de Vida, pessoa coletiva, n.º 511076240, com sede na morada em epigrafe, vem por este meio se queixar da descriminação que é vítima por parte da RTP/Madeira.  O canal tem reiteradamente ocultado os nossos comunicados e ações, e quando promove algum programa documental ou informativo sobre a temática ambiental, faz sempre questão de nos ocultarem duma forma ostensiva e deliberada, e sempre de forma a agradar os grandes interesses que promovem a maioria dos atentados ambientais nesta Região Autónoma da Madeira (GR).

Ao contrário dos canais continentais da RTP, que promovem o debate e realizam programas com pluralismos de opinião, ouvindo os principais intervenientes e promovendo o contraditório, aqui na região, a RTP/Madeira é um canal completamente dócil ao Governo Regional (G.R.) e aos ´Donos Disto Tudo”, (dois grupos económicos que controlam completamente a nossa economia com monopólios, favorecimentos e chorudas benesses do GR).

A COSMOS já tem 28 anos de existência legal, é uma associação cuja ação se desenvolve unicamente Região Autónoma da Madeira, e ao longo destes anos tem combatido o desordenamento urbanístico, a degradação ambiental, a ocupação selvagem da orla costeira, e tem-se empenhado na defesa e salvaguarda da nossa floresta, das nossas bacias hidrográficas, das reservas naturais e zonas protegidas do arquipélago.

Como temos sido resilientes e temos combatido com determinação os desmandos dos grandes grupos económicos, nomeadamente com ações judiciais, e sempre no sentido de salvaguardar o nosso frágil e pequeno território, temos sido vítimas da ostracização, ocultação, e bloqueio informativo por parte da RTP/Madeira e da RDP e da maioria da comunicação social da região, cujos dois únicos jornais diários foram comprados pela maior empresa de construção e obras públicas da Madeira e pelo maior grupo oligarca da região. Mas se esses poderosos mandam e desmandam na Imprensa regional pouco ou nada podemos fazer, mas, não podemos permitir de maneira alguma que os principais responsáveis dos canais públicos de televisão e rádio sejam os principais censores e manipuladores da informação na R.A.M. escolhendo cirurgicamente quem deve e quem não deve aparecer, não por critérios jornalísticos e de serviço público, mas sim de forma a agradar e servir os poderosos da terra e seus interesses em detrimento dos cidadãos contribuintes que suportam com os seus impostos estes cavalheiros pouco íntegros.

Só a título de exemplo, a RTP/Madeira organiza quinzenalmente um programa regional que aborda temas da atualidade regional, chamado ´Interesse Público´, ora nesse programa (episódio 5, do dia 3 de março deste ano) foi debatida a intenção do governo regional em pavimentar um trilho em plena floresta Laurissilva (Caminho das Ginjas). A RTP convidou para o debate organizações nacionais (Quercus, a Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves, Sociedade Portuguesa de Ecologia e Liga da Proteção da Natureza), com muitos dos seus representantes a falarem por videoconferência desde o Continente, e a COSMOS, que é a única associação ambientalista genuinamente madeirense não foi convocada como também um grupo cívico de cidadãos que tem organizado várias manifestações contra esse atentado ambiental. 

Aguardando vossas diligências relativamente a esta nossa denúncia, enviamos os nossos melhores cumprimentos.

 

 

Funchal, 13 de março de 2021

 

O Presidente da Direção

 

Dionísio Andrade




DESENVOLVIMENTOS...

A Secção "fale connosco" da RTP, em reação à denúncia da COSMOS, enviou a resposta que aqui transcrevemos - e transcrevemos a título de colaboração com os Leitores que precisam distrair-se do covid. Eis a bonita conversa que o 'fale connosco' da TV Pública fez à COSMOS:


"Bom dia,

Agradecemos a sua mensagem!

Nos seguimento das observações recebidas sobre a RTP Madeira - que desde já nos mereceram a devida atenção - informamos que iremos encaminhar a mensagem para a Direção de Programas da RTP Madeira.

Agradecemos a preferência, e desejamos-lhe uma excelente semana!

Atentamente,

Miguel Lopes
Fale Connosco"




Para que a semana fique melhor do que 'excelente', falta reproduzirmos a tréplica da COSMOS, em resposta à resposta dos 'connoscos':


"Bom dia

Fizemos uma queixa precisamente por causa do mau funcionamento da RTP/Madeira, e se enviaram o problema para eles, obviamente que vão arquivar a nossa queixa no caixote do lixo. No fundo, e desculpem a comparação, é igual que uma galinha se queixar que entrou uma raposa no galinheiro, e os senhores encaminharem a queixa para a raposa (!)

Com os melhores cumprimentos

Dionísio Andrade"


'Vamos falando... convosco e com a raposa'.

 

10 comentários:

Anónimo disse...

Mas há c'anos que a RTP/Mamadeira está ao serviço da máfia no bom sentido? Durante trinta e tal anos esteve ao serviço do jardinismo. Nos últimos anos tem estado ao serviço dos sousas e dos poderosos!

Anónimo disse...

Boa Dionísio, adorei a da raposa

Anónimo disse...

Nem com a saída do brutamontes do MTC a coisa melhorou...
Por isso desde há anos que o pessoal com talento e qualidade bazou para a RDP e RTP no Continente!Só ficaram os submissos. Fraca gente que não defende a deontologia profissional e se submete a caciques regionais ilegítimos. Porque e como é que o LMS manda na RTP?

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha de televisão cheia de ajoelhados. Força Dionisio

Anónimo disse...

O Gil Rosa deve estar com as orelhas a arder. Quando é que vão pôr uma luz vermelha na porta da RTP no Caminho de Santo António?

Anónimo disse...

Admirado, o Cão de Guarda não falar dos belos carros do Dionísio e do CO2.

Anónimo disse...

os porcos estão bailando nos ultimos dias mais em vez de vir chuva para os lavar ,vão continuar no lameiro. Isto não vai dar em nada , porque quem manda nos poderes de justiça ainda percebe o que é realmente crime do que é resabiamento de quem é invejoso

quem está por detrás disto já muita vezes tentou colocar o nome de pessoas na lama e a justiça sempre repôs a verdade .

Anónimo disse...

A justiça sempre repôs a verdade dos mamões, nisso tens razão dançarino das 15:41

Anónimo disse...

Alguém me pode dizer se posso deixar de pagar a taxa do audivisual? É que não quero o meu dinheiro desviado para uma casa de men******.

Anónimo disse...

Estas farto de ver o Baião na sic 9.52