DOIS
Há meia dúzia de horas, inspirado nas 'notas do dia' do Carlos Pereira e nas 'cartinhas' de Emanuel Câmara ao Pai Natal, decidi materializar uma ideia que vinha do tempo das 'opiniões' metafísicas de Albuquerque e das crónicas de 4.ª classe pespegadas por Cafôfo. A ideia consistia em aparecer também com um escrevinhanço regular para fazer prova de existência. O que eu não imaginava era que, logo ao segundo dia, me faltasse assunto. Ontem e hoje, não vejo carta da nossa Lebre do Norte ao Pai Natal. E as notas do dia de Pereira deixam muito a desejar.
A escassez de temas agravou-se desde que os buracos nas estradas, trânsito funchalense impossível, trapalhadas dos secretários regionais e falcatruas nas câmaras - em suma, os assuntos negativos para Albuquerque e Cafôfo - desapareceram da imprensa regional, abafados por suplementos cor-de-rosa pagos pela plebe. Hoje mesmo comprova-se que a simples presença dos figurões num qualquer evento de fachada é assunto espampanante para 3/4 de capa, e não estou a falar da 'Caras' ou da 'Maria'. Falo de Informação e Jornalismo. Aliás, 'informação' e 'jornalismo'.
Vai daqui, o espavento à volta de um voo que trará cento e tal estudantes à Madeira pelo Natal, diligência de cará-cacá transformada no acontecimento de fim-de-ano, trouxe-me por associação de ideias um assunto de que nos têm falado na Ilha ao lado. Como se sabe, o 'Lobo Marinho' em Janeiro vai para doca seca - em Viana, parece. Amigos Sousas voltam a subsidiar passagens de avião para os porto-santenses virem à Madeira a preço do barco. Muito bem. Só que fica um cabo solto no convés: e a depauperada economia da pequena ilha? É que, quando o barco não opera, os dias baixos no Porto Santo são ainda mais desertos. Quando se resolvem os crânios a estudar uma cota de viagens aéreas subsidiadas para os residentes na Madeira, incluindo os que têm segunda casa no Areal, se deslocarem lá na referida época baixa? Com o reforço de um avião extra ao fim-de-semana, a preços do barco. Sempre mexeriam um pouco com o comércio local. É importante.
As máfias que se mudaram dos assaltos a bancos e falsificação de notas para os comandos políticos onde se decide o destino dos dinheiros públicos precisam de olhar também Pelas Pessoas nestes pormenores. De contrário, começam a minar-lhes os calcanhares mais depressa, mesmo que os artolas que escolheram para lhes fazer o jogo representem bem o papel.
5 comentários:
Bem bem ...reclamam que o barco não opera uns dias na época mais baixa.
O que diriam os crâneos desta terra se o barco não operasse em Agosto?
Na desordem do dia no seu Renovadinhos, Cardoso Jardim dá alfinetada a Santana Lopes por ter o Cervejeiro como um dos seus representantes na Madeira.
Ao dito cujo Cervejeiro é vergalhada de cima em baixo.
Já tínhamos saudades.
Avante camarada.
Quer uma ordem do dia? As iluminadas do conselho de administração do sesaram mandaram dirigentes baixar notas de avaliação dos funcionários do ano...2013. E os dirigentes que muitos deles nem o eram à altura fizeram-no!!!! Esta motivação vai dar revolução. Viva o sesaram.
anónimo 15 de dezembro de 2017 às 10:20
1º- faz ou não parte do contrato de concessão " barco não opera uns dias na época mais baixa"?
2º- imagine-se um "apagão geral" da responsabilidade da concessionária EEM por 5 minutos ... "O que diriam os crâneos desta terra se o "apagão geral" durasse 1 mês?
3º- imagine-se um "corte geral de água" da responsabilidade da CMF por 5 minutos ... "O que diriam os crâneos desta terra se o "corte geral de água" durasse 1 mês?
4º-imagine-se um "corte oxigénio" da responsabilidade dum HOSPITAL por 5 minutos e morrem 3 doentes... "O que diriam os crâneos desta terra se o "corte de oxigénio" durasse 1 mês?
ETC...ETC...
CONCLUSÃO: o concessionário ( de água ... de comunicações...de transportes ...etc...etc)está ou deve estar obrigado a manter um serviço ininterrupto, salvo se o motivo da interrupção não for da sua responsabilidade ... logo o ferry deve ser substituído por outro, por exemplo, ALUGADO ... SERÁ QUE A LINHA FERRY PARA CANÁRIAS E OUTRAS OPERANDO NA EUROPA SÃO INTERROMPIDAS 1 MES/ABO?!
A propósito do comentário das 10:20, 15 Dezembro: confesso que apesar de já ter ouvido muita tontice sobre o Lobo Marinho nunca tinha ouvido esta! Este argumento é difícil de qualificar mas exemplificativo da atitude de quem vê o transporte marítimo entre a Madeira e Porto Santo do lado da Ponta São Lourenço e infelizmente essa continua a ser a perspectiva dominante do governo e da Porto Santo Line.
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