Powered By Blogger

terça-feira, 5 de maio de 2020







Dionísio Andrade


Está a fazer agora cinco anos que este simples e pobre escriba, enquanto deputado independente na Assembleia Legislativa da Madeira, confrontou o novel Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, sobre os lobbies do betão e dos Donos Disto Tudo, criados e alimentados pelo jardinismo, se iriam continuar a "sugar" o povo madeirense e portossantense? Na altura, havia uma vã esperança na sociedade madeirense que Miguel Albuquerque iria acabar com as práticas "mafiosas” do passado. Foi na discussão do primeiro programa de governo de Miguel Albuquerque, em Maio de 2015, em que este aparecia junto do povo como o "Renovador" da desgraça jardinista, e que iria mudar tudo o que estava mal do tempo do "safado" do Alberto João. Eu e os meus amigos activistas que combateram o jardinismo, como não acreditamos no Pai Natal, sabíamos que nada iria mudar, apenas uma mudança de flores na cartola jarreta do regime.

E a pergunta que eu fiz na altura, ficou esquecida, mas a resposta do Presidente do Governo ficou famosa e ainda perdura no tempo como a campeã da mentira. E a pergunta, que tanto chateou Albuquerque, era  simples: - Quando é que  Vª Exª vai acabar com os monopólios dos portos na Madeira e no Porto Santo que tanto exploram e roubam o povo destas duas ilhas?
O presidente do GR, que é uma pessoa cordata e calma mesmo quando está a ser espicaçado pelos seus adversários políticos, subiu à tribuna, e reparei que ia com os "azeites" e todo eriçado para responder à minha incómoda questão. Encheu os peitos de ar, e baforou: "Doa a quem doer (…) vamos acabar com o monopólio dos portos!”

 Passados 5 anos continua tudo na mesma. Claro, que na altura deu-me imenso gozo ver o presidente do GR irritado. Tenho de confessar aos meus estimados leitores que não há satisfação mais sádica que conseguir irritar os meus adversários políticos. É como se tivesse tomado uma poção mágica para voltar aos meus vinte anos, altura em que andava com a força toda e que o mundo era todo meu!
Fui buscar este episódio de há 5 anos para mostrar à opinião pública que a "máfia no bom sentido" continua protegida e a beneficiar de toda a proteção que tinha no tempo do jardinismo.
Tudo isto vem a propósito dos 100 milhões de euros de ajudas, anunciados pelo presidente do GR às pequenas e microempresas, obrigadas a encerrar portas por causa do corona vírus e aquando da declaração do estado de emergência de 17 de Março de 2020! Claro, que Miguel Albuquerque anunciou esta medida com grande fanfarronice que até parecia o novo messias das empresas em dificuldades de tesouraria. Mas, depois os dias foram passando, passando… e não chegava apoio nenhum às empresas. As condicionantes impostas às empresas que estavam a passar dificuldades eram tantas que só tinham direito aquelas empresas que estão bem de vida e alapadas ao orçamento regional ou orçamentos camarários. As empresas da costa norte da Madeira, por exemplo, que andam há mais de 20 anos em agonia ou ligadas “à máquina” em resultado da desertificação galopante, não têm quaisquer hipóteses de concorrer a estas linhas de crédito, porque a maioria delas já andava na berma do abismo para não cair, e quase todas com atrasos à segurança social ou ao fisco. Deste modo, deveriam ser as primeiras a serem ajudadas para saírem do sufoco em que se encontram, mas, infelizmente, não podem concorrer e estão condenadas. E depois ninguém tem um amigo Pestana que lhes compre as empresas falidas!
Depois de tantas críticas dos empresários e da comunicação social pelos apoios não estarem a chegar às empresas, e já ter passado um mês e meio do célebre anúncio de Albuquerque, o sr. Secretário Regional da Economia veio dizer esta semana, todo presenteiro, que já estavam atribuídos 76 milhões de euros, afinal este malabarismo financeiro é uma fraude e uma artimanha para inglês ver, porque a maioria das empresas, e como já referi, estão de cabeça para baixo em direção ao abismo dos despedimentos e da falência.  Quando se passa qualquer calamidade nesta terra as empresas do regime são as primeiras a serem beneficiadas e a receberem as ajudas e os avales públicos. E com o COVID-19 também será igual. É por isso que eu desafio a Oposição madeirense a exigir do Governo Regional a lista das empresas que irão beneficiar dos 100 milhões de euros e quantos trabalhadores essas mesmas empresas têm? E não me venham com a "tanga" da proteção de dados, porque para os dinheiros públicos não há proteção de dados, quem paga os seus impostos tem o direito de saber quais as empresas que beneficiam das ajudas do erário público.
Vamos ver se a Oposição tem capacidade e empenho para estar no parlamento a fiscalizar o governo? Vamos verificar se os 100 milhões chegam a quem precisa ou se os "sem-abrigo" das pequenas empresas vão continuar nas ruas da amargura? 

15 comentários:

Anónimo disse...

Fizesses-te amigo do Pestana! Que culpa nós temos de não seres amigo do Pestana?

Anónimo disse...

Tal como sempre, os anúncios do GR que são para todos, acabam por ir só para alguns. No meu caso, bastava que as entidades públicas (a quem a minha empresa presta serviço) pagassem as facturas que tenho vindo a emitir desde há quase 1 ano! O pior, é que o Estado que não me paga dentro do prazo e quer descontos, exige-me pagamentos imediatos sob pena de multas e bloqueios a subsídios.
É uma vergonha!
Este governo aposta mais na comunicação que na produção... ZERO! Só conversa!!

Anónimo disse...

Este é aquele ambientalista que anda de carro a gasóleo poluidor, não é?
Bem prega frei Tomás: faz como ele diz, não faças como ele faz!

Anónimo disse...

12.48,
E depois? Se não te pagaram foi que as contas não estavam certas e a condizer com o solicitado, pois o Governo Regional paga no máximo a 90 dias. Deves estar a tentar ultrapassar algo para teu beneficio.
Que otário.

Anónimo disse...

O Anónimo das 16:03 quer fazer dos outros, tontos? E depois? Contas são contas e o governo tem de pagar o que deve.O governo deve a muita gente e tudo junto dá milhões.

Anónimo disse...

Ninguém é obrigado a pedir apoio. Portanto, uma das regras dos apoios deve ser a publicidade.
Digo ainda mais, os secretários regionais costumam fazer conferências públicas para entrega de apoios e formações, pelo que essa história do RGPD é uma treta!

Anónimo disse...

O insultador laranja não consegue deixar o carro do Dionisio em Paz. No entanto, não vi nenhuma crítica desse medidor de esperteza sobre o tacho para a Dantas!

Anónimo disse...

Olha o cão da guarda voltou a rosnar! Deve ser para agradar ao dono que rouba pedras na ribeira e na orla costeira! Ele constrói muitas paredes, deve haver alguma parede aspra para te coçares!

Anónimo disse...

Caros leitores a publicação da lista dos beneficiários de apoios comunitários, i.e, públicos foi imposta a todos os Estados membros pela Comissão Europeia no anterior QREN 2007-2013 precisamente pela obrigatoriedade de implementar práticas de transparência na apresentação de resultados e prestação de contas à sociedade civil.
Esta é a prática que prevalece e deve ser seguida pelos governos da República e Regionais.

Anónimo disse...

19.25,
Cafofiano burro lambecuzista,
Melhor seria se a tal de Dantas tivesse um tacho na TAP, de 60.000€ por ano, sem fazer rigorosamente nada.
Por isso, quando quiseres comparar tachos, vê lá bem os da tua camarilha, que aproveitaram a Frente Mar para criar vários, cujos protagonistas até entram agora na administração pública sem qualquer concurso.
Zurra à vontade, e leva o teu cão de guarda junto, que ele gosta de ladrar junto de paredes crespas para se coçar.

Anónimo disse...

Eu pensava que tinha sido Paulo Cafôfo ou Victor Freitas a confrontar o Presidente do GR sobre o monopólio dos portos, e afinal não foi! Mas então o que faz a oposição sobre esta pouca-vergonha dos portos?

Anónimo disse...

O criado do Avelino feio como as cobras e com um maxilar tipo orangotango, conhecido pelo cão de Guarda larga mais bafo pestilento via rádio que o bonito e belo carro descapotável do Dionísio, que não precisa de ser chulo para viver bem. Tem de seu já antes do 25 de Abril.

Anónimo disse...

ò insultador, não sou cafofiano, nem PS, e critico publicamente o PS (e qualquer outro partido) que faça as mesmas injustiças que o PSD-M faz.
Lá, por o pS fazer, nao quer dizer que seja justo ou bom o pSD-M fazer.

Anónimo disse...

15.14,
Cafofiano que diz que não é cafofiano, mas que continua burro e lambecuzista.
Fica então bem com as tuas críticas. Que são só sobre um tacho. Os outros, já não têm crítica.
Lá por o PSD fazer, não quer dizer que seja justo ou bom, nas tuas palavras, o PS fazer, não?
E, sobre o carro do Dionisio, para o qual me estou evidentemente nas tintas, o que está em causa não é se o homem é chulo ou não, e se tem o "seu" já antes antes do 25 de Abril, o que considerando a sua idade fazia então do dito cujo de um adolescente rico.
O que está em causa é um líder ambientalista utilizar uma viatura a gasóleo que, como sabemos, é o combustível para automóveis mais poluidor que existe. Simples, é uma verdade para a qual não há resposta, que não sejam as burrices e, os insultos como gostas de dizer, do costume.
Tão só isso.

Anónimo disse...

O cão de Guarda do Avelino continua a rosnar...alguém lhe dê um osso de 2 mil euros para ele se calar... ele adora ossos desses...ou então levar com o fumo do carro do Dionisio nas ventas!