Powered By Blogger

domingo, 3 de maio de 2020


Porto Santo sem COVID mas torturado pela pandemia

Apesar da  ilha do Porto Santo ter tido apenas 4 casos de covid 19 e todos eles já recuperados, o presidente do Governo Regional fechou os porto-santenses numa "masmorra" como se os seus habitantes estivessem todos leprosos. Nem a imensa praia foi poupada, como se o Porto Santo fosse a barreirinha ou o lido. Contas bem feitas dava um hectare de areal por habitante, o suficiente para os livrar de qualquer contágio. E o mesmo se estende ao campo golfe, também inexplicavelmente fechado. Uma insanidade protetora. 

O que Albuquerque pediu a Costa, diferenciação para o que é diferente, não consegue dar aos porto-santenses, cuja vida, economia, espaço e relações humanas são totalmente diferentes do bairro da Nazaré ou de Câmara de Lobos. Nos Açores não foi assim, em função dos casos as diferentes ilhas tiverem diferentes medidas de desconfinamento.

E o pior é que estes ilheus já nem podem contar com a força dos políticos locais para nada. O presidente da Câmara é apenas um yes man que não contesta nem revindica nada. Houve a recente questão da quarentena dos trabalhadores da construção civil vindos da Madeira que iria ser furada, mas quem se opôs ferozmente foi a população nas redes sociais. Idalino e Roberto Silva apenas vieram atrás da onda. Dos deputados, do PSD e PS, nada se pode esperar, um é "largo" demais e o outro "alto" demais.

Mas se calhar até pior que o Idalino tem-se revelado o Roberto Silva, bem longe do vigor e da atitude doutros tempos. Roberto é hoje um mero "empregado político" (nome pelo qual já vai sendo chamado na ilha) e, diz-se, que o seu trabalho é apenas partilhar publicações positivas do Governo no Facebook e no WhatsApp. O seu cargo esquisito é ainda mais esvaziado de credibilidade do que o de delgado do governo ou o de diretor regional. Um mero gabinete para o Porto Santo é um retrocesso face a uma delegação do governo ou a uma direção regional, disso todos já se aperceberam no Porto Santo.

Roberto Silva, além de já não reivindicar aquilo que os porto-santenses necessitam, parece mesmo impreparado para as exigências da política atual que já não aceita as baixarias e os truques que se fazia há 15 anos. 
Um das ultimas pulhices que desagradou à população foi na recente sessão de esclarecimento por video-conferência do Governo Regional com alguns empresários locais. Parece que em janeiro o empresário Luís Bettencourt (conhecido por Tato) disse numa reunião pública de Câmara para o presidente Idalino não se preocupar com o coronavírus que este nunca iria chegar ao Porto Santo (o video circula na net). O homem enganou-se. Mas também houve muitos presidentes de grandes países do mundo que se enganaram. Como o Tato, que é empresário, iria estar na video-conferência com o GR, Roberto Silva (só podia ter sido ele) deu instruções ao secretário Rui Barreto para confrontar em direto o Tato com este video com o intuito de apenas descredibilizar e menorizar a figura. Foi uma coisa lamentável e a despropósito.

Tato já tinha assumido que será candidato independente à Câmara e pode fazer mossa. O seu passado é duvidoso mas ele é persistente e tem muitos meios próprios. Diga-se que Tato tem posto muitos dedos nos problemas da ilha e tem revelado uma coragem pouco vista no Porto Santo. Roberto Silva quis usar isto do vídeo contra o oponente, mas não lhe correu bem. Pôr o secretario regional a dar voz às politiquices da paróquia caiu muito mal. E o que interessava era saber como vão fugir da morte quase certa a maioria dos pequenos empresários locais e não as previsões sobre um virus que todas as semanas se diz coisas opostas.  

Na sessão de esclarecimento os empresários porto-santenses deixaram bem claro que não querem contrair dívidas para pagar dívidas futuras a bancos. É uma iniciativa totalmente desajustada da economia local, mas é só isto que propõe o GR e dele fazem eco Roberto e Idalino, alheios à hecatombe que se prepara para tombar no Porto Santo nos próximos meses. É por estas e por outras que se diz que Porto Santo nunca teve tão entregue a si próprio. E também se diz que desta vez o PSD não vai perder por 500 votos, mas sim por 800. A ver vamos.

Kapa-PXO

33 comentários:

Anónimo disse...

Só Chorões!! em Santana, Porto Moniz e São Vicente também não tem casos e ninguém pode ir as praias de la

Anónimo disse...

A malta do Porto Santo são mestres em se queixar. Não há hipótese!!
Existe duas verdades absolutas na vida... uma é a morte e a outra são as lamúrias constantes dos portossantenses.
Não se esqueçam também de dizer que não querem madeirenses aí este verão.....

Anónimo disse...

É bem feito para os profetas que estão fartos de ser encavalitados pelo PSD, PS e sousas, e continuam a votar nos mesmos! Devem ser roubados a dobrar ou a triplicar, porque eu estou farto de avisar os meus amigos do Porto Santo, como é que a máfia funciona e eles nunca aprendem. Não tenho pena nenhuma!

Anónimo disse...

Admiro a coragem de Luis Betencourt.

Anónimo disse...

Isto não é o povo do Porto Santo.
É de um certo indivíduo que já foi do sistema, e que bem custou ao povo da Madeira e Porto Santo, em avales de dívidas que não pagou.

Anónimo disse...

Porto Santo...Já foste....
Disse um ressabiado.

Anónimo disse...

Será que veremos algum dia uma nova geração de jovens a lutar pelo Porto Santo??

Anónimo disse...

Grande Tato

Anónimo disse...

Nós Portosantenses é que estamos numa cerca sanitária, mas está tudo bem já é costume nos dizerem comam e calem-se.

Anónimo disse...

Uma opinião partilhada por 99% dos meideirenses da ilha da Madeira incluindo Albuquerque e companhia disso não tenho dúvidas, nos também somos madeirenses só que da ilha de Porto santo.

Anónimo disse...

Em 2019 já demonstraram a insatisfação... o resultado nas urnas foi ímpar

Waldemar Camacho disse...

Em PORTO SANTO o VICE PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA destruiu a DIREÇÃO REGIONAL Para ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA do PORTO SANTO, para colocar um analfabeto afim de tratar de completar os anos que falta para ter direito á SUBVENÇÃO VITALÍCIA!...Isto é o cúmulo dos cúmulos!...Para mim CHEGA de ver arranjinhos, compadrios e jogos de influência nos bastidores do laranjal para dar cargos políticos a criminosos que deviam estar atrás das grades!.. Só não está porque o poder maçom da MADEIRA faz da autonomia reinado, e assim se protegerem uns aos outros. Tenho direito a minha revolta e ao grito de Ipiranga, porque pago impostos e as ruinosas dívidas feitas pelo analfabeto, e mais sou um cidadão que nunca falho ao meu dever cívico!... Se toda a gente fosse como eu, o cargo que ele ia ocupar, era pastoriar cabras na serra!..Quem se sentir ofendido que saia da política, pois a política é para quem quer, ninguém é insubstituível, e o povo não obriga a estar na política. A política é para servir e não para se servirem, que é o que vejo na Madeira/Porto Santo é se servirem!...

Anónimo disse...

Vem para aqui viver, trás a família, amigos e em janeiro e parte de fevereiro queres sair daqui sais a nado... estamos em cerca sanitária desde novembro 2019.... é por merdas como tu que isto anda assim, falas de pança cheia... para alguns como tu é preciso passar fome para entenderes o que é.... somos um concelho mas também somos uma ilha

Felizarda Faustino disse...

Quanto à praia estar fechada isso é do País todo,são ordens Marítimas que o governo da Madeira está a cumprir,e quanto ao vosso Presidente de Câmara e sua respectiva turma da treta,agradeçam ao povo que votou neles,para mim o culpado é quem votou,agora só quando votarem novamente tentem não fazer mais porcaria,porque só colocaram inúteis à frente de algo que nada percebem,nada o que eles percebem é de receber o ordenado ao fim do mês.

Felizarda Faustino disse...

Quais jovens ? aqueles que só querem estar à frente do PC,e andar em noitadas,os mais velhos é que os deviam ter educado,e dado o exemplo,agora que culpa tem eles e como podem eles resolver aquilo que os mais velhos estão a destruir.

Felizarda Faustino disse...

A Madeira e Porto Santo irá mudar quando a massa cinzenta,for mais inteligente.

Anónimo disse...

Nãotemos ninguém que nos possa tirar desta situação... Temos o Castro, tatos, idalino, Roberto Silva, Miguel da delta, Bernardo... A verdade é que ninguém presta, cambada de interesseiros só pensam no umbigo deles, a uns falta capacidade a outros falta vontade, cada um pior que o outro

Anónimo disse...

O castro resolve.

Anónimo disse...

13.47,
O maior inimigo do profeta, é o próprio profeta.

Anónimo disse...

17.40,
O Carlos Melim é que conhece bem a coragem do Luis Betencourt, o Tato.

Anónimo disse...

Nós no Porto Santo como Ilha deveríamos ter um Governo PRÓPRIO dependente apenas de Lisboa e não ser subjugados pelo Governo Regional da Madeira que nos vira as costas constantemente e apenas nos usa para os seus interesses.
Mais vale arremediados e felizes do que escravos do poder regional.
Porto Santo dos Portosantenses!

Anónimo disse...

Aos vilhoes que dizem mal do porto santo.. eles que fiquem onde estao que os que sao bem vindos sao os que valorizam a ilha e quem nela habita.. de resto podem ficar onde estao porque quando cá vem pensam e andam como senhores mas nao passam de burros que outrora viviam muito á custa do que do porto santo saíu.. isto é uma ditadura.. se o povo do porto santo fosse unido nao precisava da madeira pois a ilha do porto santo tem muito mais potencial mesmo sendo mais pequena que a madeira..

Anónimo disse...

Grande sem Duvida, tão grande que nem sequer foi ao Pico do Castelo no Dia 1 de Maio saltar a Lage, ficava preso nas Árvores, a mascote do Tatos para a campanha vai ser a Pantera cor de Rosa.

Anónimo disse...

Quem são os candidatos do PSD para o futuro??

Anónimo disse...

O Castro paga-te assim tão bem para não quereres gozar a reforma e comentares tudo? Já pensaste te inscreveres na Universidade sénior? Assim ocupas-te e não metes nojo com comentários estúpidos.

Anónimo disse...

O maior inimigo do profeta é o governo regional e os medíocres políticos da terra

Anónimo disse...

Nós no porto santo não queremos madeirenses aqui. Vivemos bem sozinhos.

Anónimo disse...

Trabalhas no governo ou na câmara? Se tivesses que te avergar não pensavas assim, nós portossantenses precisamos de todos madeirenses e continentais

Anónimo disse...

SUBSÍDIO PARA O PORTO SANTO O ANO TODO

A proposta é do PS e parece não encontra grades obstáculos da bancada da maioria que, embora com algumas ressalvas, diz ser um tema que o próprio Governo Regional já estudava.
Depois da apreciação de diplomas emanados da Quinta Vigia, defendidos por Pedro Fino e Rui Barreto, respetivamente, no plenário madeirense segue-se um documento apresentado pelo PS, pela voz de Miguel Brito, tendo como objeto o projeto de resolução, intitulado ‘atribuição do Subsídio Social de Mobilidade nos meses de julho, agosto e setembro’.
O deputado, oriundo do Porto Santo, defende que o subsídio social de mobilidade entre a ilha da Madeira e a ilha dourada, no que toca a residentes na Madeira, deverá ser alargada a todo o ano, não excluindo a denominada época alta, entre julho e setembro, como vem sucedendo nesta altura.
De resto, o objetivo do incentivo foi precisamente os meses fora do verão, para esbater a sazonalidade. Ora, face à pandemia e as respostas necessárias a dar, o deputado socialista advoga uma medida de subsídio durante todo o ano.
Para já o PSD mostrou recetividade, tendo mesmo Carlos Rodrigues feito saber que o Governo Regional estava já a estudar este assunto. Considerou a proposta pertinente e lembrou que essas medidas de incentivo dependem de uma série de fatores, como seja a própria evolução da pandemia, a reabertura da praia, entre outros requisitos.
Élvio Sousa, não tem dúvidas: “este projeto de resolução vem na altura oportuna”.

Anónimo disse...

Parece que o post da 12.21 vai direitinho para o das 20.51.

Anónimo disse...

Eleições no próximo ano....

Anónimo disse...

Parabéns Miguel.
Tudo a favor do grupo Sousa.

Anónimo disse...

15.32,
Então na tua infinita "inteligência" o melhor era não aprovar esta medida votada por unanimidade na assembleia?
Que otário.