Powered By Blogger

sábado, 2 de maio de 2020


Urgente defesa do património industrial do "Matadouro do Funchal"

A CDU avançará com o questionamento à Câmara Municipal do Funchal e à DRAC - Direcção Regional de Assuntos Culturais, sobre a urgência das medidas necessárias à salvaguarda e à valorização do património industrial do antigo "Matadouro do Funchal".
Nesta semana a Câmara Municipal do Funchal anunciou que desta vez as obras previstas para o edifício do antigo "Matadouro do Funchal" seriam mesmo para avançar agora. Depois de vários anos de indefinição, de projectos contraditórios entre si e de muitas falsas promessas quanto à reabilitação daquele espaço público e daquela zona da cidade do Funchal, veio a Câmara do Funchal confirmar que o andamento de um projecto tem reunidas as condições formais e materiais para poder ter imediata implementação.

Agora que se iniciarão obras no edifício do antigo matadouro da cidade, para a CDU, importa obter garantias quanto ao atempado processo de classificação, salvaguarda e valorização do valioso património industrial adquirido pelo Funchal para equipar e tornar funcional o matadouro.
Em anexo, a CDU faculta fotos de algumas parcelas daquele património industrial do "Matadouro do Funchal".
Junto da CMF e da DRAC a CDU pretende obter os seguintes esclarecimentos: 
1 - Quais as medidas concretas para assegurar a salvaguarda da arquitectura industrial, da maquinaria e correspondentes denominações instaladas no edifício do antigo "Matadouro do Funchal"?
2 - Já estão ou não concluídos os processos de obrigatória inventariação técnico-arqueológica daquele património tecnológico-industrial?
3 - Tratando-se de um importante património linguístico, histórico e cultural da cidade do Funchal e da Região Autónoma da Madeira, qual será a função social e cultural a conferir àquele património?
Para alguma declaração sobre esta iniciativa deverá ser feito contacto com a deputada da CDU na Assembleia Municipal do Funchal, Herlanda Amado, através do número 964820203.

Funchal, 02 de Maio de 2020
Pelo Gabinete de Imprensa da CDU

Sem comentários: