Powered By Blogger

domingo, 3 de maio de 2020




MAIS UM DISCÍPULO




Gil Canha

Estava a fritar um ovo na minha cozinha, vestido com o meu lindo pijama de macacos estampados (o meu preferido) e calçado com umas pantufas embelezadas na ponta com o ursinho de pelúcia Pooh, quando o meu gato Bonifácio roçou-me carinhosamente as minhas canelas:

- Sabes Bonifácio, tenho mais um discípulo! O Miguel de Sousa também concorda com a redução do número de deputados da assembleia.

O gato largou-me as canelas e saltou para cima do banco da cozinha, e de olhos amarelos bem arregalados, como faróis de nevoeiro dum Renault Alpine de rally, rabujou:

- Lá estás tu com as tuas manias! De facto, ele já defendia isso há muito tempo quando chegava ao parlamento ao meio-dia só para marcar o ponto. – escarneceu o Bonifácio.


- Ele chegava tarde, porque tinha muitos afazeres na Empresa de Cervejas do Pestana – tentei desculpar o Sousa -  Mas a ideia é boa, e fomos nós do PND que sempre defendemos a redução de deputados para 28 e tal…

- Então porque razão esse Sousa, que já foi vice-presidente da Casa de Loucos não propôs isso na altura? Não foi esse que ajudou o primo a se tornar no Onassis da Mamadeira, no tempo que era delfim do Jardim?

Em tempos do COVID 19, os sociólogos defendem que, devido ao longo confinamento, uma pequena conversa doméstica pode resvalar para uma discussão violenta. E sabendo disso, resolvi não responder às provocações do gato…

- Pois…pois! Andas com essa mania que tens muitos gajos a seguir as tuas ideias, primeiro foi o inteligente do Cafôfo, e agora o engana-cristos do Sousa.  

Virei a porra do ovo na frigideira com violência, e a gema começou a deslizar irremediavelmente em cima do óleo da fritura como o Iglésias no PS/Madeira. E o maldito do gato, sabendo de antemão que me estava a irritar, continuou com as suas bocas do c***lo.

- Andaste no parlamento a pregar para os peixes, a dizer que a Madeira não tinha economia para suportar uma assembleia com aquela bisarma do jackpot mais o absurdo dos 47 deputados, e esse deputado Miguel de Sousa nunca abriu o bico nem te acompanhou!

- Ele agora seguiu as nossas sugestões, - sublinhei, acabando por não resistir à conversa do gato - porque esta história do vírus do Partido Comunista Chinês está a colapsar a nossa economia, e há que desengordurar esta m***da, e o Sousa sabe se nada for feito, está tudo falido, até a tubaranagem vai de cana!

O gato levantou-me novamente os faróis, e dirigiu-me aqueles encrespados raios de intensa luz que me atarantaram, e acabei por sujar as minhas pantufas do ursinho Pooh com pinguinhos amarelos de ovo.

- Viste o que fizeste! – respondi eriçado. – Se continuas com as tuas bocas venenosas vou meter-te novamente a máscara oferecida pelo JMR nos queixos.

- Não me faças isso! Prefiro andar com a coleira anti-pulgas ao pescoço que a mascarilha faz-de-conta do Presidente do CDS.

Depois de alguns momentos de silêncio, o Bonifácio proferiu um longo discurso apaziguador sobre o número excessivo de deputados da nossa assembleia. Começou por Canárias, dizendo que para uma população de 2 milhões de canários, existem somente 70 deputados, e que existem países independentes no Mundo, como o Belize, que tem o dobro da nossa população, e só tem 43 parlamentares, ou a Costa Rica, que tem uma população de 5 milhões, e tem somente 57 deputados, para não falar da nossa ex querida Demerara, atual Guiana, cujo parlamento tem 65 deputados para uma população de quase um milhão de habitantes, contando com os índios dispersos pela mata, e até em proporção, o Luxemburgo, com o triplo da população da Madeira  tem só 60 deputados… e o gato continuava com a sua longa lista de exemplos, já eu terminara de lavar os pratos e as chávenas do pequeno-almoço.

- Bonifácio, tive uma ideia. Vou fazer um apelo no facebook para que a população da Madeira se revolte, que vá ao Caniçal e deite o monopólio do Sousa ao mar e que peguem lume à Assembleia Legislativa como fizeram os populares no Burkina Faso, em 2014. E vamos ver se o Miguel Sousa abraça a ideia. Que achas?!

- Se ele ganhar algum carcanhol com isso, aposto que te segue fielmente! Até o sr. Rodrigues, se lhe prometessem a presidência da Assembleia da República, ele próprio abrasava o cadeiral e dinamitava o velho edifício da alfândega, mas não ia de certeza absoluta ao Caniçal atormentar o Sousa. Só se lhe prometessem a presidência da ONU!

Depois disto, peguei no gato ao colo, e fomos os dois em grande algazarra para a casa-de-banho ouvir o programa de rádio do Leonel de Freitas.

34 comentários:

Anónimo disse...

Para mim o mais grave actualmente é não termos oposição dentro do parlamento madeirense, onde os três maiores partidos PSD, PS e CDS estão unidos em defesa dos DDT e da máfia no bom sentido.

Anónimo disse...

Deputados a mais e muitos só a fazer número.
Uma região com 250000 habitantes, tem uma despesa muito grande com tanto deputado.O grave tem sido as maiorias absolutas e quando não foi, é como se fosse.

Anónimo disse...

Com menos fazem mais e melhor? Isso é conversa economicista e falácia antiparlamentar. A democracia faz-se com pluralidade. Precisamos de mais, melhores e diversificação de ideias, para que se cumpra a democracia, no parlamento, na administração pública, nas empresas e nas nossas casas. Shame on you

Anónimo disse...

Uma ilha tão pequena e com tanto chulo quando antes bastava um presidente da junta geral mas meia duzia de presidentes de Câmara para resolver isto

Anónimo disse...

Se já provado estava, que o número de deputados é demasiado,este Covid veio provar outra coisa.
O número de especialistas.
Metade tem ficado em casa, ou mais até mais.
Se um deputado recebe 3000 euros e um especialista na ordem dos 2500 vejam lá quanto é que o estado poupava mensalmente.
Agora pergunto?
Se foi possível passar dois meses sem estes absorvidores de dinheiros públicos porquê razão teem que continuar?
Multipliquem 2.500 vezes 40 ou mais e vejam a pipa de massa que daria para ajudar famílias.
Agora somem a metade dos deputados.
Dois meses e nada parou,dois meses a fazer teletrabalho? Como? Se durante todo o ano nada fazem!
Este Covid veio provar a injustiça que mora nesta terra.
Eu com curso superior na linha da frente do hospital levo 1700 euros mês.sempre a dar duro.
Os senhores deputados, os senhores especialistas e demais staff do governo com vencimentos acima descritos em casa.
Se faltarmos o hospital para!
Agora fica provado que há excesso de gente desta classe, nada parou.

Anónimo disse...

Se reduzirmos o número de deputados na ALRAM não poderemos usar o método de Hondt para a atribuição de deputados eleitos. Caso permaneça o método de Hondt, só dois partidos ficarão com todos os lugares. Neste caso seriam só deputados do PSD e dos PS. O monopolista Sousa, dos Portos e a outra meia dúzia de ladrões protegidos pelo regime bem poderiam dormir descansados.

Anónimo disse...

Uma jovem que estava a tirar carta de condução, preocupada com o exame de condução, liga ao membro do governo com a tutela dos transportes terrestres e partilha o seu receio de chumbar. O governante pede-lhe os dados (nome e data do exame) e diz-lhe que não tem de se preocupar, pois ele vai acompanhar o assunto. No dia do exame, a jovem faz o exame e obtém aprovação na prova. No mesmo dia, sem ter mexido uma palha, o dito governante liga ao director dos transportes terrestres para saber do resultado. De seguida, liga à jovem e diz-lhe: PARABÉNS!

Anónimo disse...

Eu cá acho que o melhor era ficar só um partido Na Assembleia com 3 ou 4 deputados como no tempo do Estado Novo. E, já agora, ressuscitar o Salazar ou o Hitler para tomar conta disto. Assim é que os que defendem que se pegue fogo ao Reichstag, perdão, à Assembleia, ficavam bem. E o povo também ficava. Ah, e não se esqueçam de fazer um tarrafal nas desertas para colocar os que querem pluralismo e Democracia, essa aberração inventada pelo 25 de Abril de má memória.

Anónimo disse...

Se não houver deputados, se não houver governantes, teremos então o gáudio de alguns comentadores.
Mas teremos uma anarquia, onde imperará evidentemente a lei do mais forte. E o mais forte será aquele que tenha meios para decidir pelos outros. Sem eleição e sem escrutínio.
Eu, ainda prefiro a deficiente democracia, do que democracia nenhuma.
Discutir se 230 deputados na AR são muitos, se 49 na ALRAM são muitos, se o números de governantes e respectivos asjuntos e assessores devem ser limitados, dou de barato. Até concordo. Mas, que os defensores destas medidas indiquem quais os critérios a aplicar, sem os quais toda e qualquer proposta cai por terra.
Como dizia Churchil, a democracia tem os seu defeitos, mas ainda é o melhor sistema até que descubram um melhor. Até agora ninguém o descobriu.

Anónimo disse...

00.58,
Então é dar os parabéns ao governante.
Por um lado incutiu confiança na jovem, e por outro lado não usou o seu cargo para influenciar o examinador.
E, ainda por cima, teve o cuidado de se informar do resultado do exame, dando de seguida os parabéns à dita jovem.
Muito bem.

Anónimo disse...

O anónimo das 01:36 tem razão, podemos reduzir e utilizar outro método matemático (há muitos) para fazer representar toda a população.Como está é um escândalo para uma região tão pobre e pequena.

Anónimo disse...

Corrupção anónimo 10,20 própria duma republica das bananas com letra minuscula porque no porta-vilões tudo é anão e corrupto

Anónimo disse...

Onde isto já vai, até o incêndio do Reichstag foram desenterrar para justificar uma aberração. Ninguém está contra a democracia nem o pluralismo, as pessoas estão fartas é destes exageros `parlamentares` em terra de fome. Até eles estão a matar a democracia permitindo deliberações com deputados ausentes. O atual regimento é prova que o PSD/CDS estão dando cabo da representação popular e depois vêm para aqui dar lições de democracia. Tontos de m................

Anónimo disse...

Alguém sabe informar-me se há uns anos houve um concurso promovido por uma empresa madeirense cujo prémio era um apartamento e que o sortudo vencedor foi o namorado da filha do administrador dessa empresa?

Anónimo disse...

11.41,
E qual é o modelo que propões?

12.05,
Não é o exemplo indicado.

12.44,
Tonto de m...............,
Já que estás preocupado, aguarda pela decisão do Tribunal Constitucional.
Logo verás se é um capricho partidário, ou se é enquadrado na lei fundamental.

12.51,
Não te sei informar.
Mas sendo do teu conhecimento é teu dever dizer qual o concurso e os intervenientes, para poderes apresentar queixa no Ministério Público, já que os concursos homologados têm que seguir regras legais. E pode até dar-se o caso de não ter havido qualquer impedimento que o vencedor fosse namorado da filha do administrador.
Publica aqui o regulamento do dito concurso.

Anónimo disse...

Mas quem falou em ilegalidades e maroscas em concursos na Madeira? Aqui é tudo legal.

Edgar Silva disse...

A democracia na RAM á muito que está de QUARENTENA...pena que o COVID não os limpou ainda...esperemos que a segunda vaga nos liberte deste lixo tóxico...

Anónimo disse...

14.15,
O Palhaço só é feliz se lhe derem tempo de antena, assim como aplausos.
Vai-te catar.

Anónimo disse...

O PSD e CDS estão a matar a democracia alterando o regimento da assembleia e não a gente que quer diminuição de deputados mamões. Ouviste Carlos Rodrigues??????????????

Anónimo disse...

Quando o sabujo lambecuzista renovadinho chama os outros de tontos de m**** fico com o dia ganho.
Logo ele....

Anónimo disse...

O Doutor Paulo Cafofo vai meter isto na ordem, não é com ressabiados canhedos que isto vai.

Anónimo disse...

A ALR tem de sustentar os chulecos falidos, assim como os chulecos sem habilitações, algum ou outro devia ir fazer uma limpeza aos dentes podres, quando abre o esgoto de boca, dá vontade de vomitar-lhe em cima!!!!

Anónimo disse...

Enfermeiro Edgar,
Para quem tem a sua profissão, desejar que o "Covid os limpasse", revela a sua postura enquanto pessoa e enquanto profissional.
E se enquanto pessoa você me é completamente indiferente, enquanto profissional de enfermagem você envergonha uma classe. Especialmente uma classe que tanto tem dado nestes dias.
Lamentável.

17.18,
Cafofiano burro lambecuzista,
Dedica-te ao pau, da bandeira, do teu chefe. É o que fazes melhor.
Burro que nem uma porta como és, nada de inteligente acrescentas à discussão.
Apenas riso apalhaçado nessa cabeça grande e cinzenta de orelhas pontiagudas.
Zurra, cafofiano burro lambecuzista. Zurra.

Quanto à discussão sobre um novo eventual modelo para as assembleias, da República e Regional, nem um único argumento.
Nota-se a valia política e intelectual destes comentadores.

Anónimo disse...

O problema é que lá há idiotas (úteis e inúteis) a mais, e ideias boas a menos.

Anónimo disse...

Como é que vamos "limpar" a epedemia de assessores que vêm para aqui insultar quem pensa diferente deles? Não há uma vacina que lhes dê um pouco de educação e formação democrática para aceitar a dialética cívica e política? Ou são os novos seguidores de Bolsonaro e Trump?

Anónimo disse...

E já não dormem com os que agora estão lá?

Anónimo disse...

23.50,
Fácil. Começas por te "limpar".
Não o fazendo tens sempre uma hipótese. Respondes e argumentas, contradizes e raciocinas.
Assim não corres qualquer risco. Se vens com conversa de jerico, não tens hipótese. Até porque tu tens a mente e a visão transviada. Só vês uns insultos, não vês os outros. Deve ser da tua falta de educação democrática
Deves ser seguidor desses "iluminados" Trump e Bolsonaro.

Anónimo disse...

Grande circo.
Disse um ressabiado.

Anónimo disse...

12.57
Olha picaste-te? Vê-se que és mesmo franquinho! Copias toda a argumentação do outro! Andamos a pagar uma corja de chulos incompetentes nas assessorias para isto? Que tristeza de inúteis!

Anónimo disse...

22.44,
Se te pagas a ti próprio é bom. Serás então um chulo incompetente da assessoria da camarilha cafofiana, que sabe ler até.
Coisa rara, mas com os teus dois únicos neurónios, não atinges o que é a ironia. Conceito ausente na cabeça de quadrúpedes inúteis como tu.
Que otário.

Anónimo disse...

Canha deixa os vilões e goza os teus rendimentos, quem te avisa amigo é, isto é uma terra de matarruanos e nada há a fazer.

Anónimo disse...

Deixem lá o sabujo meia leca na sua diarreia mental.
Ele é o "competente", 24 000€ por uma formação em imbecilidades

Anónimo disse...

12.45,
Olha o cafofiano burro lambecuzista.
Esse tal meia leca é mesmo uma fixação para ti, não?
O que não será que o homem te fez. Deve ter sido...profundo!
Zurra, cafofiano burro lambecuzista. Zurra.

Anónimo disse...

As sessões plenárias têm início às 09:15 e terminam às 13:00 e havia um deputado que chegava sistematicamente às 12:30.