Powered By Blogger

domingo, 3 de maio de 2020



UMA FLOR PARA A MÃE


Ontem, quando estava a mondar o jardim, encontrei as nigelas (Nigella damascena) com as suas delicadíssimas flores nos espaços deixados livres pelas heras, ervilhacas, plectrantos rasteiros e pelargónios.
Fiz uma pausa no trabalho de limpeza e ordenamento do pequeno talude,    sentei-me e detive-me a observar a extraordinária filigrana de estames e carpelos, envolvida pelas alvas pétalas com um ligeiro toque de azul bem no centro.

Reparei, também, nas finíssimas folhas, que devem ter inspirado um dos nomes vulgares em português desta herbácea anual, da família das Ranunculáceas, nativa da região mediterrânica: cabelos-de-vénus.
Pela enésima vez fotografei as folhas e as flores desta planta, que durante nove meses se mantém em voluntário confinamento no solo reduzida às suas sementes.
Mais de meia hora tinha passado num diálogo silencioso com esta criatura extraordinária, quando me recordei do seu nome popular em inglês: Love in a Mist.
Amor numa névoa é o que hoje sinto em relação à minha Mãe, que possuía ‘green fingers’ e que me incutiu o amor pelas plantas.
Para Ela e para todas as Mães, que amam os filhos e respeitam a Mãe Natureza, ofereço estas flores.  

Jardim do Tojal, 03.05.2020

Raimundo Quintal

1 comentário:

Manuela_a_Lusa disse...

Desde já grata pela homenagem . Havia uma muito especial para mim, não nasci dela, mas recebi o carinho que esperava receber de minha mãe. Onde quer que as duas irmãs estejam ,sei que cuidam de nós . Peço permissão para dedicar essa flor a minha madrinha para sempre em meu coração.