O FORTIM DO FAIAL CONTINUA FECHADO A CADEADO
RAIMUNDO QUINTAL
Desde o dia 20 de Dezembro, portanto quase há dois meses, o Fortim do Faial está encerrado com uma corrente e um cadeado. Residentes e visitantes estão impedidos de aceder ao miradouro e de desfrutar das fantásticas vistas do litoral, desde a Ponta de São Lourenço até a Ponta do Clérigo, do Porto Santo, da Penha de Águia, dos lombos do Faial, São Roque do Faial e Porto da Cruz.
O Fortim do Faial, classificado como MONUMENTO DE VALOR LOCAL pela Resolução n. 560/96, de 16 de Maio, do Governo Regional da Madeira, não pode continuar fechado com o património histórico a degradar-se.
A Secretaria Regional do Turismo e Cultura, a Câmara de Santana e a Junta de Freguesia do Faial têm o dever de explicar de forma clara as razões do ostensivo encerramento.
Devem, também, conjugar esforços com o objectivo de reabrir o miradouro e recuperar o património, que vem a degradar-se há vários anos.
15.02.2021
2 comentários:
Tanto quanto sei esse fortim é de propriedade privada. E se assim é, pode estar fechado por decisão do seu proprietário.
Se o Governo ou a Câmara o pretendem como espaço aberto ao público e visitável, compre-o ou exproprie-o. Essa coisa de declarar património de interesse público aquilo que é dos outros têm muito que se lhe diga.
Será que são manobras do rico do faial, para que a CMS ou o Governo se chegar à frente e comprar?
Não tem oliveiras ali, mas se for o caso vai sair muito azeite
Enviar um comentário