Powered By Blogger

sábado, 30 de outubro de 2021


O GRANDE EMBUSTE




Este foi o projecto do Novo Hospital, planeado para o quarteirão da PREBEL/Nazaré e que foi deitado no caixote-do-lixo, e substituído pela aberração dos poios de bananeiras em Santa Rita. 



GIL CANHA


Esta semana um amigo meu foi à nova loja ´Leroy Merlin´, na Nazaré, e ficou admirado com o tamanho descomunal do terreno onde está implantado este novo estabelecimento comercial, “porque eu pensava” dizia ele, “que isto era muito mais pequeno, agora já percebo porque defendias a construção do novo hospital aqui”, afirmou. Então, eu disse-lhe que a construção do novo hospital em Santa Rita é o maior embuste do governo albuquerquista, e foi engendrado aloucadamente para satisfazer o poderosíssimo loby do betão, fartar meia dúzia de iluminados, e ludibriar o povo superior.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

 

Cafofo com 4 anos de boa vida em S. Bento


Os últimos acontecimentos no interior do PS-M são tão descarados que toda a gente já prevê o final do filme.

Digam o que disserem, confirma-se que o presidente do partido, em part-time, será cabeça-de-lista nas eleições nacionais antecipadas decorrentes da crise na Geringonça.

 

ACABARAM AS 'TOSQUIAS' MUNICIPAIS? 


DONATO VARES MACEDO

Há uns anos atrás, a CMF da mini-era da apoteótica, derrotada, e desistente estrela-cadente socialista, resgatou um "cabreiro" que estava pendurado num fumeiro do GR, ou, como se diz comumente "na empoeirada prateleira", dadas as suas "especiais" competências em encher chouriços holísticos, e grelhar frangos biológicos oriundos da gigantesca constelação de "Βοώτης" Böotes (Pastor) visível nos céus do norte. Nos quase três anos que lá esteve, conseguiu a rara proeza de cair no ridículo generalizado do universo municipal, que ainda hoje constitui uma risível referência no anedotário local. Ou seja, o pastor acabou tosquiadinho com barrete-de-orelhas e lá regressou à sua "constelação", com mundos feitos de prados verdes, gado, minhocas e Édens mais prazerosos dos que de Adão e Eva...

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





A GUERRA DO FUTEBOL 

 

 

A curta viagem para o México custou uma guerra às Honduras e a El Salvador. Em 1969, a paixão latina pelo futebol trocou a bola pelas balas, quando a seleção salvadorenha (a pera doce) derrotou os vizinhos hondurenhos, por 3-2, num jogo de desempate para a qualificação do Mundial de 1970. Na final, Brasil 4 Itália 1, no Estádio Asteca, perante 107.000 espetadores. “Tri” para o escrete canarinho de Pelé, Tostão e Rivellino, no auge da ditadura militar (1964/1985) que derrubou João Goulart (Jango), democraticamente eleito. 

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

 

"ZONA DESMILITARIZADA?





DONATO VARES MACEDO

Quando há quase duas décadas trabalhei na PJ do Funchal numa comissão de serviço nas antigas instalações do Palácio da Justiça do Funchal, (edifício disponibilizado entretanto pelo ex-executivo da CMF como penhora pelos calotes da autarquia), tínhamos um colega de segurança à entrada, em que todos passavam também por um daqueles portais de segurança eletrónicos, como existem nos aeroportos. Naturalmente enquanto instituição de segurança, é natural este procedimento, dada a natureza da sua especial função.

 

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

 



DONATO VARES MACEDO



Lembram-se da frase de Obama quando capturou Bin-Laden? «WE GOT HIM!»
Não era propriamente um resgate, como o caso que vou explicar...Mas a frenética emoção é a mesma.
Os tempos de transição são prodigiosos. Não raras vezes ultrapassam a nossa imaginação mais fantasiosa.
Ora, todos sabemos que só duas mãos lavam a face. Mas não basta ter duas mãos. Eles têm que ser ativas, funcionais e executarem movimentos coordenados, para que a face fique sanitariamente irrepreensível e asseadinha. Se possível com as maçãs do rosto agradáveis ao aveludado toque e rosadinhas, como as de um cândido menino-de-côro de batina, com faixa e roquete, dotado daquela voz angelical que inocenta os céus da humana perfídia...

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

 



 

VANDALISMO DE FIM-DE-SEMANA


Gil Canha



Tenho a confessar que não sou um aficionado do futebol profissional, mas tenho de reconhecer que tem uma importância socioeconómica relevante como também não é de todo necessário ler a obra de Hannah Arendt ´Sobre a Violência´, para se perceber que esta atividade desportiva ajuda a libertar as tensões acumuladas, principalmente entre os mais jovens. Mas esta minha intromissão num mundo onde sou completamente alheio nasceu a propósito das eleições em curso para uma nova direção do Club Sport Marítimo, e que me fez recordar um lamentável e repugnante episódio protagonizado pelo atual Presidente do Clube, o sr. Carlos Pereira.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

 

IASAUDE


Carta aberta ao Presidente da Assembleia Legislativa

da Região Autónoma da Madeira

 

Durante cerca de 30 anos os utentes do SRS Madeira-Serviço Regional de Saúde da Madeira beneficiaram da comparticipação ou reembolso de despesas de saúde com consultas médicas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e outros atos médicos legalmente previstos.

A Convenção estabelecida entre a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e o Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Médicos, em 29 de Janeiro de 2004, refere como um dos seus princípios fundamentais: “Ao utente, será assegurada, no contexto de complementaridade dos Serviços Públicos, a livre escolha do médico assistente, assim como do médico que realizará os exames complementares de diagnóstico e terapêutica que forem necessários”.

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

 

A CONTINUIDADE DOS GENES

SOMA E SEGUE


DONATO VARES MACEDO


A "continuidade dos genes" por parte do apeado Vereador Rúben Abreu da Câmara do Funchal soma e segue.

Depois da esposa, é a vez da irmã, cujo despacho de nomeação está já publicado no Diário da República.




Desta vez é para um cargo dirigente na estrutura da CMF. O agora apeado Vereador Rúben Abreu, que tinha a tutela dos Recursos Humanos da CMF, conseguiu prover a sua irmã num lugar de dirigente.
Parabéns e muitas felicidades...

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





"OLHE QUE NÃO, OLHE QUE NÃO" 



 

A conversa ia delicadamente com muito chá. Falava-se polidamente de política. Como noutrora; como uns senhores. Numa espontânea unanimidade, clarificou-se que os partidos não precisam de indesejáveis claques como no futebol; nem, tão-pouco, de beatas de sacristia ou de encantadores de serpentes.  

Desfolhando um passado aqui bem perto, mesmo 46 anos depois, como 6 de novembro de 1975 (que parece ter sido ainda ontem), dia do “Frente a Frente” de Soares e Cunhal, na RTP a preto-e-branco, moderado por Joaquim Letria e José Carlos Megre, que durou 3 horas e 40 minutos. Caiu no goto de um país num Processo Revolucionário em Curso (PREC) a inesquecível tirada do líder comunista em jeito de desforra ao seu inimigo íntimo: “Olhe que não, olhe que não!” 

 

ENTRE A CÓPIA E O ORIGINAL


Gil Canha                                                                      




 Após as recentes eleições autárquicas, estas últimas semanas têm sido férteis em artigos de opinião lacrimejantes e lamechas, onde é manifestada uma dolorosa mágoa meio apalhaçada, numa atitude comportamental muito semelhante a certos animais, que segundo zoólogos de renome, acontecem em certos predadores-de-topo que, quando feridos e combalidos, se afastam para locais isolados e ocultos, para lamberem as suas feridas.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021


ASSEGURAR A CONTINUIDADE 

DOS GENES



DONATO VARES MACEDO                                                                                  




Caro amigo Calisto, nada disto é novo. Já vimos noutros carnavais de cores distintas, mas para aqueles que acreditam ainda no Pai Natal, e de que os tristes pajens socialistas/bloquistas que foram recentemente varridos dos Paços do Concelho do Funchal eram "diferentes", desenganem-se!
Como popularmente se diz: só o CHEIRO é que é diferente.
Como tal, estes desventurados procuram assegurar que os seus correligionários tenham um ganha-pão na estrutura, que até há pouco tempo mandavam e desmandavam como uma coutada privada. Estes socialistas "envergonhados" andam mais famintos que as falsas donzelas no tempo pascal...

 

NO ROCHÃO HÁ MAIS UM COLCHÃO... NA RUA


Sou utente dos transportes públicos (não apenas em dias assinalados como fazem muitos autarcas e governantes para registo das câmaras da televisão) e como tal disponho de vistas privilegiadas para observar a evolução da paisagem ao longo do ano.
Desloco-me com muita frequência de autocarro para o Santo da Serra, passando nalgumas viagens pelo Rochão e pelo Ribeiro Serrão, na freguesia da Camacha.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

 

COLHENDO E SEMEANDO



                                                        Alta Política



PS: OS ÚLTIMOS A SABER


No tempo da Velha Senhora, para o bem ou para o mal, o trabalho político-partidário arrancava nas horas seguintes a cada eleição. Desde o PS ao CDS, passando pelo PCP, UDP e outras formações que existissem em cada momento. Apesar de normalmente vencedor, o PSD não deixava a famosa máquina respirar, marcando reuniões de órgãos do partido e outras quase clandestinas pela ilha, com o Secretariado de Jaime Ramos a demarcar terreno para garantir o seu poder asfixiante. 

Sem esquecer a romaria de caciques que Jardim chamava à Quinta das Angústias para meter nos eixos da política executiva. 

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

 

                                                        Alta Política



VEM AÍ A 2.ª 'BARRIGA DE ALUGUER'


Quem é a mãe da criança? - ouve-se já pelos corredores da política regional.

O caso enlaça-se com o malogrado casamento político Profe Cafofo-Emanuel Câmara que consistiu no seguinte: Emanuel ia apanhando com as estocadas que o dia a dia provocava nos costados da nau socialista; chegada a hora, o Mentiroso mais famoso da história recente da Madeira surgia livre de qualquer desgaste e pronto para levar o partido à vitória nas eleições que se seguiam, apoiado e idolatrado pelos militantes que nele descobriram o rei-sol.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

 

JUÍZO ESTÉTICO


GIL CANHA                                                                                  




Ainda esta semana participei num pequeno protesto contra a manobra albuquerquiana de branquear a aquacultura nos mares da Madeira, com a realização de uma conferência manhosa sobre esta temática, no Casino da Madeira.

 Sinceramente, não é tanto a questão ambiental que me preocupa (sei, por exemplo, que nos fiordes noruegueses e chilenos existem impactes devastadores desta actividade nos ecossistemas, nomeadamente em zonas de costeiras interiores); o que me preocupa e aflige são os impactes em termos paisagísticos, que considero brutais e altamente penalizadores da nossa atividade turística.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

 

                                                        Alta Política


PROFE MENTIRAS


Ninguém ousará duvidar da coerência de Paulo Cafofo. Sempre que fala, o chefe do PS mente. Não é um daqueles casos em que o freguês diz uma verdade hoje, uma mentira amanhã, uma meia verdade depois de amanhã, com um critério tão instável que deixa o auditório desconfiado, desconfortável, sem saber se hoje é o dia da mentira ou da meia verdade.

domingo, 3 de outubro de 2021

 

ILEGALIDADE NO PAVILHÃO


No Pavilhão da Festa da Flor, a espécie com maior representação é o jacinto-de-água (Eichornia crassipes), planta invasora explicitamente referenciada na legislação portuguesa e comunitária. Expor um grande contingente desta espécie é uma manifesta ilegalidade e um péssimo exercício pedagógico.

sábado, 2 de outubro de 2021

 

                                                        Alta Política


SONDAGENS


Agora que as destrutivas eleições autárquicas de domingo passado ficaram para trás, falemos um pouco de... sondagens.

Tem de ser. É que as sondagens foram assunto controverso durante a longa pré-campanha e depois de conhecidos os resultados de 26 de Setembro. É um dos cabos soltos que perduram e dificultam o encerramento do processo.

Como é que será doravante? 

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

 

ESTÓRIAS 


JUVENAL XAVIER                                                                                  





O ILIMITADO LUGAR

DO PRESENTE

 

 

E quando o encanto sem fim se desencanta num instante mágico? Tudo se desfaz em nada como o espelho que se desprende da parede e estilhaça-se sem remédio. Os olhos caem perdidamente num chão feito de pedaços que nunca se juntarão. Num soluço, esvazia-se o resto do fundo da alma. Nem um pingo sequer; nem uma lágrima vazia. Apenas, friamente, o peso de uma dor que se carrega sempre.