Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

 

"ZONA DESMILITARIZADA?





DONATO VARES MACEDO

Quando há quase duas décadas trabalhei na PJ do Funchal numa comissão de serviço nas antigas instalações do Palácio da Justiça do Funchal, (edifício disponibilizado entretanto pelo ex-executivo da CMF como penhora pelos calotes da autarquia), tínhamos um colega de segurança à entrada, em que todos passavam também por um daqueles portais de segurança eletrónicos, como existem nos aeroportos. Naturalmente enquanto instituição de segurança, é natural este procedimento, dada a natureza da sua especial função.
Quando a coligação de esquerda chegou à governança do castro funchalense, contrariando até então, a tão propalada "popularidade queriducha", com que brindava os funcionários e os munícipes, nunca ninguém desconfiou que, no meio daqueles sorrisos bisnagados de pasta de dentes e pancadinhas nas costas, aos poucos estes autarcas do proletariado se fossem enfeudando, numa fortaleza securitária cada vez mais afastando os munícipes e funcionários, dos gabinetes da vereação e da presidência.
Como se tal não bastasse, para além do "checkpoint militarizado" em que tornaram o acesso ao aveludado corredor do 2º. andar dos Paços do Concelho onde se aninha a presidência e vereação, com acesso por código, (leitura da íris, impressão digital, reconhecimento facial e dizer "truz-truz-truz" com 25,8 décibeis), esta estirpe socialista/bloquista, transformou também o acesso ao comum munícipe ao edifício da Câmara pela ("porta dos fundos" no rés-do-chão), numa experiência intimidante com uma barreira física composta por dois balcões intermediados por uma estreita passagem, dotada duma "guarda pretoriana" que mais parece estarmos a chegar à sede da CIA em Langley no estado norte-americano da Virgínia...Contudo, para pagar as taxinhas, e marcar audiências, transformaram a base do emblemático "edifício das águas" num "aquário" tipo "call-center", onde se permitem algumas vezes, filas de pessoas ao sol no estreito passeio numa das vias mais movimentadas da urbe.
Ou seja, a presidência da esquerda dificultou a proximidade da relação munícipe/município/autarcas...
Vem este texto a propósito duma foto aqui reproduzida que ontem me fizeram chegar, do tal 2º. andar de acesso à presidência e vereação. A porta parece estar agora aberta...é agora zona desmilitarizada (?)

Post Scriptum: 
  • no "Hotel de Ville de Funchal" (inscrição junto da porta principal do antigo Palácio do Conde de Carvalhal,  sede da CMF), os munícipes entram pela pequena "porta dos fundos"...
  • em qualquer "hotel" apenas os funcionários entram pela "porta dos fundos" onde registam a assiduidade...

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Donato, não vale a pena bater mais no ceguinho. Eles já foram embora.
Acrescentava ain da ao seu texto, os cavalos de tróia que ficaram do tempo do MA, que bloqueavam o funcionamento da CMF. Alguns até de relações familiares com o novel presidente.
Felizmente isso tudo agora vai acabar. Agora vai ser um mar de rosas e ninguém se vai enfeudar.
Como se dizia antigamente: "Agora vai"... agora é que vai ser bom!

Anónimo disse...

Acredito no valor desta Equipa
Mas que o Dr. Calado tenha a sua própria decisão e evite andar a bater à pala nas Angústias
Que deixem o Sr. Vereador do Urbanismo, trabalhar com isenção e critério de igualdade com todos os munícipes, como ele éticamente bem sabe.
Todos os elementos desta Belíssima Equipa serão Secretários Regionais daqui a 6 anos e o seu chefe Presidente
Que passe a pente fino o que o careca aprovou com o seu amigalhaço Fõfo, tanto no PDM, como no dia a dia
Que dê oportunidade de todos os Empresários(pequenos e médios) também virem a ser grandes, se tiverem valor e vontade de crescerem.
Que os dois carecas neste dia de Todos os Santos, limpem a alma e amanhã rezem pelos mortos e Fiéis Defuntos