Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ambiente

 
 
O RADAR DO PICO DO AREEIRO
E A CONDECORAÇ​ÂO DE AJJ
 
 
 
Avião da SATA voando perto do Radar do Pico do Areeiro às 12.33 do dia 29.12.12
 

 13 de Abril de 2011, Luís Evangelista Esteves de Araújo, Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, após uma audiência com Alberto João Jardim, afirmou que o radar do Pico do Areeiro estaria operacional em breve. Segundo o distinto general da Força Aérea, o equipamento estava em fase de afinações técnicas, especialmente de transmissão de dados para o continente. Quase dois anos depois, a cerimónia de inauguração não está marcada, porque, ao que parece, ainda continuam as afinações técnicas.
A acreditar nas doutas explicações dadas em 2002 pelos geoestrategas nacionais e regionais para justificar os custos financeiros e ambientais da instalação do enorme balão branco num sítio da Rede Natura 2000, a inoperacionalidade de tão sofisticado equipamento de deteção de aviões inimigos deixa a Região Autónoma da Madeira numa aflitiva situação de vulnerabilidade perante a ameaça árabe.
Como forma de recompensar o silêncio cúmplice do patriota que costuma vociferar contra os incumprimentos do governo central, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas condecorou, a 07 de Janeiro de 2013, o Dr. Alberto João Jardim com a medalha militar da Cruz de São Jorge de 1ª classe.
No discurso proferido no âmbito de tão distinta cerimónia, Luís Evangelista Esteves de Araújo debitou um fluxo de adjetivos em clara competição com os habituais colunistas do Jornal da Madeira. Segundo o oficial general, o “patriotismo”, o “carisma”, o “prestígio” e o “pragmatismo” do “verdadeiro líder, homem de uma só palavra” em “muito contribuíram para a eficiência e cumprimento das Forças Armadas Portuguesas na Madeira”.
Quem não tem colaborado para a eficiência do ramo das forças armadas de que é oriundo o chefe de estado maior é o caríssimo radar instalado no Pico do Areeiro. Se não for segredo militar, seria interessante saber se os dados sobre a passagem dum suspeito avião da SATA (foto 01), às 12.33 do sábado, 29 de Dezembro de 2012, chegaram a Montejunto?
Se não chegaram, então terei de continuar a acreditar que aquela enorme bola branca é uma homenagem das Forças Armadas Portuguesas à política desportiva de sucesso da Região Autónoma da Madeira.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 
 
 
Radar ou monumento em homenagem à política desportiva da Região Autónoma da Madeira?
 



























Sem comentários: