Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Política das Angústias / SÁBADO




TARDA O PROCESSO DE EXPULSÃO DE JAIME RAMOS



O Conselho de Jurisdição parece dormir na forma, Dr. Prada


Não é fácil dirigir um processo em que o arguido se pode vingar do CJ com uns berros na reunião de grupo parlamentar, mas são ossos do ofício. 



Os dias vão passando e não se vê qualquer movimentação do assaz diligente órgão punitivo do PPD-Madeira no sentido de expulsar Jaime Ramos do partido.

Parece estarmos a ouvir já o nosso Amigo José Prada, presidente do Conselho Jurisdicional das galinhas loucas: 'Oh homem, então vamos tratar de um processo que ninguém nos pediu para abrir?'
Tem certa razão. Mas estamos a falar de política, Doutor. Política partidária. E o Amigo causídico não estará certamente à espera que o seu 'Meio Chefe' mande avançar disciplinarmente neste caso em que o autor da bronca é alguém - Jaime Ramos - que não o deixa a ele, 'Meio Chefe', muito à vontade para o demitir, expulsar ou sequer afrontar com uma pequena descompostura.
Logo, o CJ deve servir de conselheiro como no caso de Costa Neves, quando o rei da tabanca perguntou ao Dr. Prada e colegas do citado órgão se a expulsão do vereador tinha 'pés para andar'.
Como órgão importante do partido, o CJ deve zelar, discretamente, para evitar injustiças. Trata-se, pois, de dar um salto às Angústias e fazer ver a sua excelência que rebentou um caso parecido ao de Costa Neves.
Assim:
Costa Neves arrasou as obras do aterro e projectos para as fozes das ribeiras, lamentando que, depois das asneiras, ninguém fosse preso ou demitido.
'Meio Chefe', que já leu artigos atrevidos como aquele de Sara André denunciando a existência de corruptos dentro do seu PPD, abespinhou-se com as declarações do vereador - ou não fosse este um apoiante declarado de Albuquerque. 'Processo com ele e toca a pô-lo na rua do partido!' - sentenciou rei da tabanca.

Pois aconteceu agora saber-se que Jaime Ramos, entre muitas outras grosserias, chamou "chulo" a Miguel de Sousa, e diante de companheiros de partido.
Jardim acusou Costa Neves de ofender os membros do governo, já que a ideia de eles irem presos tinha significado evidente.
O caso de Jaime é mais grave, por mais abrangente: dizer que Miguel de Sousa é "chulo" equivale a considerar que o partido, enquanto entidade colectiva, proporcionou carreirismo de chulice a um presidente da JSD-M, secretário regional, vice do governo, vice do parlamento, vice da comissão política... Uf! Portanto, esse partido, com 'Meio Chefe' à cabeça, permitiu tal vida em grande, a chular os dinheiros públicos. 
Ora! Quem diz Miguel de Sousa, diz evidentemente centenas de companheiros nas mesmíssimas condições do que ele, actuais e passados. Ou seja: o partido dos chulos vive da chulice há 36 anos, no ver de Jaime.

Já com o processo em curso, o CJ achou mal que Costa Neves, em vez de se retractar, insistisse na ideia 'ofensiva' que apresentara, manifestando, ao mesmo tempo, total desprezo pelas medidas que o partido entendesse tomar.
Ora, Jaime Ramos, que até podia sem espanto desenterrar mais um 'lapsus linguae' para 'descalçar a bota' e deixar tudo em ponto morto, pelo contrário mantém-se firme na posição de ataque a Miguel de Sousa. A Miguel e às tais centenas de PPD's como ele, incluindo sua excelência o rei da tabanca. 
Isto é: se o CJ não é chamado a trabalhar na presunção de que Jaime Ramos afinal falou verdade, então 'Meio Chefe' Alberto João Jardim não é menos chulo - e 'vadio', como reforçou Jaime - do que qualquer outro barão sibarita do partido.
Sim: nesse capítulo e noutros, afinal que tem o soba de melhor do que os madeiranovistas que a autonomia deparou a esta desgraçada terra?

Em suma, Dr. José Prada: ponha esse CJ a mexer, porque o tsunami já lhe ameaça os pés. Em frente. Com Costa Neves era mais fácil? Olhe que Jaime também já esteve melhor com o patrão das Angústias, acusado que se vê agora de não ter dado o litro nas eleições internas contra Miguel Albuquerque.
Com Jaime, é verdade, 'Meio Chefe' não se sente muito à vontade, mas é uma questão de experimentar.



2 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Se o Dr. José Prada avançar com o processo, quem acaba por ser ser expulso é o Dr. Jardim.
Porque quem verdadeiramente manda é...

Luís Calisto disse...

Desculpe, Caro Coronel, mas não acho boa ideia. Se 'ele' sai do PPD ainda vai rebentar outro partido que o aceite, mesmo por brincadeira...