Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013



Cuba confisca jornal venezuelano que critica Chávez e Castro


O lendário Fidel ainda mexe.


O importante blogue 'Jornalismo nas Américas', autêntica 'pedra no sapato' dos regimes detidos pelos coronéis reumáticos ainda existentes naquelas paragens, conta-nos mais um caso de censura em terras de Fidel e Raul.
Um pacote com exemplares relativos a Dezembro e Janeiro de 'El Libertario' , jornal venezuelano pró-anarca nascido em 1995, foi confiscado pela alfândega cubana por conta de uma simplista justificação: o conteúdo atentava "contra os interesses do país".
Porém, a denúncia do sucedido pelo jornal boicotado avança que os editoriais criticavam o governo de Chácez e os regimes cubano e chinês.
Assim se percebe melhor os cuidados dos agentes alfandegários de Cuba, país integrante do top 10 com mais feroz censura do mundo.

Estávamos em crer que este comportamento desapareceria com a retirada do nosso mítico Fidel, que até à última exigiu respeitinho à ideologia comunista de sentido único. Afinal, aquilo é nódoa que se impregnou no regime e vai custar a cair.


Se fosse na Madeira era pior!

Que podemos acrescentar a esta notícia? Olhem, felizmente que aquilo se passou em Cuba. Se fosse na Madeira, os críticos de suas excelências Chávez e Castro não se ficariam pelo confisco de meia dúzia de exemplares do jornal. Menos de 18 meses de prisão e uma indemnização de alguns milhares de euros não se safavam. 

Nota - Quem estiver interessado em conhecer mais do jornalismo das Américas, procure o blogue que estamos a citar (http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/), onde estão patentes artigos esclarecedores com os seguintes:



1 comentário:

Anónimo disse...

cuidado . qualquer dia o DN é alvo de tentativa de confiscação . se é que já não houve