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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Delícias da Madeira Nova



NEGRUME NO ATERRO
 
 
 






 
 
Agora que ficámos a saber pelo Prof. Raimundo Quintal que se pode caminhar a pé sobre as águas da Marina do Lugar de Baixo, graças a outro milagre da Madeira Nova, fomos apreciar o aterro para perceber como é que os navios podem acostar num cais marginado por tetrápodes.
É que foram às dezenas os comentários enviados para a 'Fénix' a tentar vilipendiar o considerado ambientalista Raimundo Quintal, que denunciara os famigerados pés de galo de cimento, mostrando fotos da obra.
Um desses comentários dizia que a planta exposta no cais o que tem é uma série de borrões de impressão a dar a ideia de tetrápodes. Ou seja, que a sul do futuro cais não haverá tetrápodes e que, assim sendo, os paquetes poderão encostar tranquilamente.
O desenho está aqui a seguir, para recordarmos a situação:
 
 






Ora, lá fomos nós também em busca da verdade: aquilo são mesmo tetrápodes ou borrões que levaram o Dr. Raimundo ao equívoco?
 
A fonte é seguríssima: o que lá está representa efectivamente os aventados tetrápodes. Ou seja: alguém terá de alterar o projecto para permitir a acostagem de navios.


Cais precisa de novo projecto... e entretanto rezem para deter o SW

Com uma agravante, senhores do aparelho marinho laranja: uma vez que esse cais não consta do projecto já no terreno, só arrancará depois de um projecto específico. Quer-se dizer que, pelo menos durante algum tempo, aquela nova marina do aterro estará sem protecção, à mercê da famosa 'brisa' de SW que tem marcas profundas na baía funchalense.
Venha o temporal antes de fazerem o cais e temos marina a subir até à Sé.




Eis os primeiros blocos deitados agora no aterro. Quando foi da Pontinha, costumava-se dizer, perante uma descarada mentira: 'Mais um bloco para a Pontinha!'















14 comentários:

jorge figueira disse...

Pois é Meu Caro Calisto mais apreensivos ficamos quando lemos em: BAÍA DO FUNCHAL dinâmicas naturais e antrópicas isto; "o projecto de deslocação para oeste da foz da Ribeira de S. João contribuirá para agravar o assoreamento no interior do porto, com especial incidência no cais norte." Os anos que levamos por cá levam-nos a temer que este "senil" tenha razão dado que nós já comprovamos a verdade das suas afirmações no avanço da linha de costa entre o cais e as fozes das rib.de Stª Luzia e João Gomes.Esperemos que nunca ninguém vá a pé da estátua de Sá Carneiro à gare marítima.Basta-nos a marina.

Luís Calisto disse...

Caro doutor
Com o 'senil' das Angústias, ainda vamos andar a pé... de casa para o emprego e vice-versa!

Anónimo disse...

Oh Sr. Calisto, pergunte à APRAM, dona da obra, se o cais é ou não Acostável. Tem medo de perguntar? A quem interessa este folhetim?
E essa de o desvio da foz de Sao João prejudicar o porto é de morrer a rir. Onde é que estes cérebros querem que a ribeira de sao João desague? No forte de Sao Tiago? :))))))

Anónimo disse...

A obra do cais já esta adjudicada e começa em Março. Informem-se se faz o favor.

Anónimo disse...

Bom mesmo era a ribeira de sao João sair no Toco. Há cada uma....

Anónimo disse...

www.dnoticias.pt/actualidade/economia/359984-adjudicado-novo-cais-de-cruzeiros-do-funchal-obra-de-178-milhoes-de-euro
Será que as sumidades sabem ler?

Carlos Silva disse...

Vamos mudar as fozes das Ribeiras do Funchal para os lados do Garajau. Assim não haverá problemas de assessoramentos no Porto do Funchal.

Anónimo disse...

Vocês querem é trela... Um tesourinho deprimente Sr. Calisto.
Vale tudo nesta sua guerra contra AJJ. Até insistir na mais evidente mentira. Fique bem. Já fui.

Carlos Pita Andrade disse...

Os iluminados e moralistas do costume. Se fosse a APRAM metia-lhes o projecto no focinho para ver se enxergam.

Luís Calisto disse...

Senhores!
Se está tudo pronto para o novo cais arrancar e para ficar pronto a tempo de proteger o resto da obra, já cá não está quem falou.
Mão à palmatória.

Anónimo disse...

Já foi adjudicado e falta o visto do Tribunal de Contas. A presidente da administração dos Portos já disse publicamente que a obra deverá arrancar em Março.

Luís Calisto disse...

Obrigado pela informação.
Deixei-me confundir.

Anónimo disse...

bom !! está visto que este blog tem marcação cerrada de um aprendiz do grande mestre da acção psicologica. contudo vou deixar uma dica que no minimo nos ajuda a pensar. nos arquivos da antiga junta geral existem estudos tecnicos realizados na altura de Salazar (do verdadeiro não da imitação rasca) em que acima de S.João a ribeira com o mesmo nome era desviada em tunel e desaguava na falezia perto do hotel Reids e a ribeira de João Gomes era desviada acima da acual peugeot e desaguava nas imidiações do Lazareto . o fundamento era evitar o assoreamento do porto desviando a maioria do caudal e dos inertes para fora do mesmo. esta obra não avançou pelas dificuldades tecnologicas da altura mas os seus fundamentos tecnicos mantêm -se bem actuais. aliás vemos como uma obra com algumas semelhanças tem funcionado bem refiro-me ao desvio do ribeirinho da pena.

jorge figueira disse...

Com argumentos emocionais enganaram os eleitores em 2011. Antes das eleições havia apenas ligeiros desencontros contabilísticos entre o Funchal e Lisboa. Findas as eleições, ainda não parámos de ver a descida aos infernos. Aqui é mesma cantiga. Raimundo afirma e prova os riscos. A APRAM, consta ter pouca vontade de se envolver, é invocada como detentora da verdade.Resta-nos aceitar o dogma. Pior, muito pior,será pagá-lo daqui a anos. Pode ser que se viabilize o turismo com ocupações a 100% para se mostrar como não se deveria ter feito.