Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Campanha em Marcha





NO MERCADO CANTOU-SE
'BRUNO PEREIRA OLÉ!'





Ninguém poderá invocar falta de trabalho e militância nas hostes laranja caso os resultados de domingo não sejam consoante as ambições superiores. Depois de uma pré-campanha que, realmente, demorou a carburar, a campanha eleitoral termina esta sexta-feira, logo mais à meia-noite, com a máquina social-democrata, outrora famosa e demolidora, outra vez no pleno da sua forma.
Esta manhã de sexta, depois de percorrer várias zonas do Funchal, uma estridente arruada com Bruno Pereira na vanguarda invadiu autenticamente a zona do Mercado dos Lavradores, a essa hora cheia de consumidores e meros visitantes, entre os quais muitos turistas que não perderam esses momentos para dar trabalho às digitais.
Foi um mar laranja na queima dos últimos cartuchos da campanha para as eleições de domingo, que poderão ficar na História se se confirmarem as previsões mais insistentes na populaça: viragem na capital, do PSD para a coligação 'Mudança'.
Mas, se tal acontecer, não culpem a máquina. A juventude laranja deu o litro nesta campanha, como hoje, fora e dentro do Mercado, apesar das negas que surgiam aqui e ali por parte de adeptos de outras cores.
Uma mulherzinha do povo assumia na Rua do Hospital Velho, abrindo bem a boca para que o jovem de bandeira laranja que a abordava percebesse bem: "Vou vo-tar - no - Ca-fô-f-o!"
Um idoso fazia para os amigos ao pé de um talho, para comentar o arraial PSD com acordeão, bombos e vozes: "Se o Bexiga aparecesse aqui, estes iam ver!"

Mas os jovens que propagandeavam os candidatos, ali no meio da fanfarra, não se iam abaixo. Pelo contrário, dominaram por alguns minutos as atenções dentro do Mercado, no meio dos cestos de fruta e legumes. Batucada, música, palavras de ordem. Nem faltou o "quem é que haverá, quem é que não acha".

A entusiástica arruada desceu as escadas para a praça, continuando a propagar os slogans de campanha entre as espadas estendidas e os montes de chicharros nas bancas.
Bruno Pereira e muitos apoiantes detiveram-se alguns minutos na banca do nosso Amigo camaralobense Djalma, sempre com aquelas lulas frescas a pedir grelhador. Uns minutos valentes porque Djalma tem sempre conversa seja para quem for. Mas a verdade é que, do lugar onde estávamos, não conseguimos apurar se era mesmo Djalma ou se o nosso Amigo deixara alguém a cuidar do negócio.

A animação continuou. O dirigente de um dos 6 partidos da coligação dir-nos-ia: "Eles podem fazer essas arruadas quando querem, porque têm funcionários públicos a trabalhar para eles. Já os nossos apoiantes têm trabalho, não são dispensados para isto."
E a verdade é que vimos alguns funcionários púbicos no magote. Nada de estranhar, para quem se habituou a certos costumes com barbas de 40 anos.
Para a população que estava na baixa, marcou a carga positiva desferida pelas gargantas da rapaziada vestida de laranja: "Bruno Pereira, olé..."






3 comentários:

Anónimo disse...

Quem lê este blogue fica a pensar que a "mudança" (para pior?) vai ter para aí 200% dos votos.

Anónimo disse...

quem faz um comentário desse calibre,denota uma irritação incomparável,oh comentador das 14.39......
Será que a mudança lhe mexe com os nervos????Como não temos Água do Porto Santo,sugiro-lhe Água das Pedras...dá para arrotar a azia...

Anónimo disse...

É só um facto, caro comentador das... 14:27.