Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Eleições Autárquicas



JARDIM A JOGAR EM CASA


Este convite chegou à 'Fénix' proveniente das Angústias, mas não podemos ir à festa. Queremos continuar mais uns dias na faixa dos indecisos.  


O laranjal andou a distribuir convites cá pela freguesia de Santa Luzia, porque há esta noite um daqueles encontros-convívios para o chefe máximo explicar onde há-de ser o voto certo.
A festa será cento e tal metros abaixo da casa do líder e já se sabe: a Fundação está falida e portanto quem terá de inventar verba são Bruno Pereira (a festa é quase dentro da casa do pai Virgílio) e o candidato à Junta, José António. A carne cozida que está na ementa, os sumos, o vinho e o barril de cerveja não chegam ali à borla. E o povo convidado não vai puxar um cêntimo.
O convite promete animação, comes-e-bebes e, calcule-se, uma troca de ideias entre todos os presentes sobre o futuro de Santa Luzia. Mas evidentemente que só falará, que se oiça, o chefe da tabanca, porque o povo precisa de saber que este calor insuportável é manobra de Lisboa. 
Estamos aqui em dúvida entre o ir lá tomar um copo e o não ir, porque temos cartão de eleitor da freguesia e a Quinta das Angústias não se esqueceu de nós, enviando um simpático e comovente convite ao 'Fénix'. Sua excelência havia de gostar de nos ver lá, não duvidamos. O problema é que nos situamos na faixa nebulosa dos indecisos - quem sabe se uma palavra do homem não nos levaria a usar o voto ao serviço da Autonomia e da revisão constitucional... Sim, às tantas conseguiria fazer o PPD arrancar-nos o primeiro voto em 40 anos de eleições. Um vinho para aqui, uma cerveja para acolá, um dentinho picante, uma cavaqueira animada... e nunca se sabe.
Prevemos ficar em casa, pensando onde pôr a cruzinha. 
Pelo PP,  concorre à Junta de Santa Luzia o Gonçalo Pimenta, nosso antigo colega no DN. Pelo PS, Marília Azevedo, mulher de outro nosso antigo colega no mesmo jornal. A defender a CDU, apresenta-se Jorge Reis, de antigas lutas pela noite fora, depois dos velhos programas na RDP. E pelo PSD há também motivos para votar. Desde logo, porque o chefe das Angústias é desta zona e quererá votar útil (no PSD) para fazer pirraça à coligação, roubando-lhe votos na guerra com o PP. Depois, José António também é boa pessoa.
Enfim, é um voto difícil. Garantimos que se sua excelência, por obra do acaso, deixasse o governo e se candidatasse a esta junta, levava não só o nosso voto, como o de muita gente que conhecemos nestas ruas vizinhas do chefe.

Sem comentários: