Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

AUTÁRQUICAS 2013



'BANDOS', 'PATAS RAPADAS' E 'GOLPISTAS'
HUMILHAM E EXPULSAM JARDIM DA POLÍTICA




Vaga da mudança circunscreve últimas tropas jardinistas às 'Costas de Baixo'; independentes, PS e PP arrasam laranjal; fenómenos CAFÔFO e 'Mudança' abatem bastião social-democrata do Funchal; ALBUQUERQUE analisa sexta-feira situação no PSD em conferência de imprensa 


Cafôfo na euforia da brilhante vitória. (Foto H.S.)


Todo o santo domingo, a chuva miúda largada por um céu de nuvens espessas e escuras caiu sobre os funchalenses como que a prenunciar o advento de um tempo novo. Um dia teria de ser. Foi este domingo.
Previa-se algumas semanas atrás que, na noite destas autárquicas 2013, não haveria na já fúnebre sede PSD, à Rua dos Netos, nem champanhe nem o 'Madeira em marcha' nem o 'quem não salta não é da Jota'. Que não haveria bandeiras nem cânticos fanáticos numa camioneta percorrendo a cidade carregadinha de militantes como o eléctrico de Sete Rios... com gritos anti-colonialistas à passagem pelo Palácio de São Lourenço.
Confirmadíssimo. A festa acabou há muito. Nesta noite de domingo, reinou um silêncio de morgue naquela casa onde o próprio diabo e as bruxas receiam entrar, de há tempos a esta parte.
Que domingo eleitoral!


A empatia de Cafôfo com as pessoas fez o milagre.

Quanto à capital, o fenómeno 'Mudança'/Cafôfo prometera resultados nas urnas - e achávamos redutor pensar que chegava retirar a maioria absoluta ao PSD.
Santa Cruz também nos parecia um caso arrumado. Filipe Sousa e o movimento Juntos Pelo Povo caíram no goto do povo do concelho de Santa Cruz. Não nos saía da cabeça o que uma comerciante do Santo da Serra nos dissera havia meses acerca da popularidade natural dos rapazes da camisola verde.


O trabalho dos JPP recebeu um prémio inesperado de tão suculento.



Guardado estava o bocado...

Agora, e com toda a franqueza, não previmos que 'guardado estava o bocado' para o eterno líder em tantos outros concelhos da Madeira. Confessamos: o sado-masoquismo revelado por este povo ao longo de mais de 30 anos parecia-nos doença incurável. 
Não era.

O vento do Norte soprou docemente, mas a direito e sem hesitações. Teófilo é amigo do povo desde quando não pensava sequer entrar na política.


José António Garcês e os Unidos por São Vicente, Teófilo Cunha e o PP em Santana, Filipe Menezes e o PS no Porto Santo, Ricardo Franco e o PS em Machico e Emanuel Câmara e o PS no Porto Moniz - que humilhação impuseram esses candidatos e esses partidos e movimentos, não aos adversários locais, mas ao chefe do regime que acaba de apanhar esta violenta machadada!


Alguém não percebeu que os porto-santenses não admitem que maltratem os filhos da terra. Ora, foram do Funchal para lá chamar 'tachista' e 'golpista' a Filipe Menezes...



O povo fez uma última vontade a Jardim: não entregou 'o ouro ao bandido'. Chefe das Angústias tinha pedido. O eleitorado concedeu a graça e resolveu à sua maneira. Foi votar e escolheu sem a canga do costume.
É capaz de o povo não estar treinado para sequer ladrar como cachorro - como ofendeu Jardim, um dia, na Ribeira Brava. Mas mostrou uma personalidade forte que ainda não víramos a esta geração. 
Nem Chão da Lagoa nem Tony Carreira nem carros do governo para votar. São passados os tempos do 'pão e circo'. Foi uma excelente resposta dos 'patas rapadas' e daqueles que, por se organizarem para democraticamente irem a eleições, receberam o rótulo de 'bandos' e 'golpistas'. Aí estão as coisas nos devidos lugares.


Custa largar o brinquedo, mas vai ter de ser. Falamos do grande responsável pela derrota laranja: chefe Jardim.



Fez pena ver o eterno chefe laranja na noite eleitoral feito criança que não quer largar o brinquedo. Completamente alheado da realidade. Igual a ele próprio - e só a ele. A tentar justificar a humilhação sofrida com velhos argumentos que só não deram para rir porque... fazia pena. 
Dizia o homem que perdeu - ele, pois claro, não candidatos obrigados a dar a cara por militância - dizia ele perante os jornalistas que perdeu por causa dos efeitos da situação nacional e das tentativas de destruição do PSD-M por dentro. Ora por que raio haveria de ser!
E os militantes social-democratas, em casa, a pensar no que fazer para evitar que Jardim destrua o resto do partido que ele começou a destruir há muito.
O homem parecia contentar-se com a vitória numas freguesias e nos concelhos popularmente conhecidos como das 'Costas de Baixo' - Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta. 
Já Bruno Pereira recebeu a derrota com humildade. Propondo-se tratar o futuro democraticamente. Colaborando, enquanto vereador, com o novo presidente, Paulo Cafôfo.

Bruno recebeu o veredicto popular com humildade. Tem muito tempo pela frente para voltar aos objectivos políticos.



Mas é isso. Enquanto Jardim receber pelo menos um voto nas urnas, estrebuchará para não largar a cadeira de onde o povo o correu ontem.
Ele disse uma verdade: que as próximas semanas serão para dar largas à necessidade de um congresso extraordinário no PSD. Mas acrescentou uma ideia que pode ser mentira: ...Um congresso que não haverá. 
Bom, se os social-democratas que pretendem abrir ao partido algumas possibilidades de sobrevivência não conseguirem dar o abanão que a estrondosa derrota de ontem impõe, tanto melhor para a Oposição.
É que a Oposição não tem pressa nenhuma. Quem esperou até aqui...

O vendaval da mudança soprou futuro este domingo no Funchal. PS, PTP, BE, PND, PAN e MPT, inteligentemente, esqueceram há meses quezílias entre partidos para dar o primeiro passo sem o qual se passaria o resto da vida a falar em missões impossíveis. Está dado o passo. Faz rir o mau agouro da ex-maioria de que os partidos da 'Mudança' começarão já hoje a brigar. Como se se tratasse de meninos que, antes de assumir esta responsabilidade, não pensassem que o dia seguinte exigiria mil cuidados e uma estratégia cirúrgica!

O Partido Socialista e o PP partiram à conquista de troféus e conquistaram-nos. Juntos pelo Povo de Santa Cruz e Unidos por São Vicente arrasaram a maioria... que já não é.


E há umas tais regionais em 2015...

As oposições, do ponto de vista autárquico, passaram para o poder e deixaram esse papel, de oposição, ao velho PSD. Houve mudança e a mudança já volta o leme para um objectivo ainda mais decisivo. 
Se o PSD entende que, perante os novos ventos, deve continuar como até aqui, está no seu direito.
Julgamos é que, ao verem a vaga de mudança por toda a Madeira, os eleitores social-democratas das 'Costas de Baixo', e sem querermos pôr em causa o sentido do seu voto e as vitórias claras dos candidatos laranja, julgamos que esses eleitores padecem hoje de uma certa mágoa com possíveis efeitos em futuras eleições.

Por último, dirigimos os parabéns a quantos fizeram História este domingo no Funchal. O bastião central caiu, e agora...
Parabéns ao PS pelo grande resultado e as 3 câmaras.
Felicitamos o PP, que ganhou várias freguesias e, também feito histórico, arrancou a câmara de Santana ao PSD - para isso contando com o trabalho no terreno de Teófilo Cunha, a favor do povo, que começou, devemos dizê-lo, muito antes da sua entrada na política.
Santa Cruz e São Vicente: Filipe Sousa e José António Garcês que transmitam aos seus bravos soldados o nosso aplauso. Ganharam mesmo todas as freguesias?! Diachos!
Parabéns a Filipe Menezes no Porto Santo e a Ricardo Franco em Machico. Ao Emanuel do Porto Moniz - já não era sem tempo.
Não podemos ignorar as vitórias dos candidatos PSD em Câmara de Lobos, Pedro Coelho, na Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, na Ponta do Sol, Rui Marques, e na Calheta, Carlos Teles. Excelentes resultados numa conjuntura extremamente adversa e que espelham a consideração que merecem por parte dos conterrâneos.
Mas, se o Leitor nos permite, vai daqui uma palavra de simpatia e encorajamento para todos quantos concorreram e calcorrearam montes e vales a contactar o povo - mesmo derrotados depois nas urnas. Sejam do PSD sejam dos outros partidos e movimentos, admiramos sobremaneira o seu trabalho em prol do poder local.
Não seríamos nós a disponibilizar tal dedicação, nem pouco mais ou menos.

Albuquerque com trabalho antecipado fala do PSD na sexta-feira

Que fará Miguel Albuquerque depois da hecatombe laranja?  Jardim diz que não se demite, apesar da copiosa derrota ... 
Miguel  acaba de marcar conferência de imprensa para sexta-feira, em hora e local a designar. Até lá, precisa de pensar muito.
O presidente do Funchal, ainda por cima em hora de saída, tem duas hipóteses: assumir o trabalho antecipado que os resultados de domingo lhe sugerem; ou deixar cair o resto que está por cair no PSD, para disputar as eleições na altura estipulada, Dezembro de 2014.
Do ponto de vista da Oposição, é melhor que Albuquerque fique quieto. Se houver mexida no laranjal, a estratégia contrária terá de ser redefinida e redimensionada. Se continuar tudo como está, com Jardim a mandar... bom, com essas facilidades também nós.

RTP-M também ganhou


A cobertura das eleições feita pela RTP-M, desde as 3 da tarde até altas horas da noite, fica também para a história da televisão cá da terra. A informação moderna vive do directo. E o esquema montado, com resultados em tempo interessante e reacções por toda a Região, em cada local de festa ou pesar, certamente satisfez todos os telespectadores.
O painel que acompanhou a fase quente da noite - divulgação dos resultados - dificilmente poderia ter sido melhor escolhido. António Trindade, Violante Saramago de Matos, Ricardo Vieira e Francisco Santos estiveram inexcedíveis - pelas qualidades naturais, pela genuinidade e pela criatividade.
Gil Rosa apresentou-se com uma coordenação sóbria, intervindo a propósito, e tem ali um dia da sua carreira para recordar mais tarde. Assim como Tânia Spínola fez boa televisão, como é seu timbre, nos períodos que lhe couberam na programação da emissão. 
Os repórteres em campo, a nosso ver, houveram-se a contento, mas temos de registar as intervenções de Helena Correia desde a Ponta do Sol, sempre com novidades e enquadramentos de cada momento eleitoral francamente agradáveis - um registo a segurar o telespectador com naturalidade, que é o que se pretende numa televisão de excelência.
Para toda a equipa da RTP-M, de Martim Santos e Miguel Cunha aos operacionais, o apreço do 'Fénix'. O trabalho deste 29 de Setembro é um marco para a história da casa e mostrou aos madeirenses que não só é importante ter a nossa televisão em força e independente, como ela nos é indispensável em absoluto. Que Lisboa saiba disso.

10 comentários:

Anónimo disse...

Só não percebi a relevância de uma jornalista (não me lembro quem) ter perguntado a um eleito para presidente de câmara, com ar de ressabiada, quanto é que ele ia ganhar...
Parece-me que uma jornalista de jeito teria consultado a lei, ao invés de fazer perguntas estúpidas.
Assim, merecia que lhe respondessem qualquer coisa como "Toda a gente pode saber quanto eu vou ganhar, pois decorre da lei. Já agora, quanto é que a senhora ganha?"...

Anónimo disse...

Não foi uma senhora jornalista! Foi um jornalistazeco que dá pelo nome de Ângelino Camara... Uma nulidade aquela criatura!

Anónimo disse...

Não se percebeu foi terem colocado um jornalista de rallies no maior partido perdedor...Será que advinhavam um rali de fugida ao pelotão do UI?

Filipe Santos disse...

"Um dia a Madeira também renascerá das cinzas"
O slogan histórico do seu fabuloso e imprescendível blog... Cumpriu-se no dia 29 de Setembro de 2013 esta memorável profecia,
É sem dúvida dos dias mais felizes da minha vida! Sinto essa alegria espalhada e incontida nos 4 cantos deste arquipélago!
VIVA A LIBERDADE!

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Um grande abraço

Anónimo disse...

Albuquerque aliado a Jaime Ramos (apoio escondido) não vai longe. Antes do novo ciclo seria bom que os militantes conhecessem as contas do Partido e da Fundação...e saber para onde vai todo aquele jackpot

Luís Calisto disse...

Caro Coronel Fernando Vouga, Caro Filipe Santos, caros Comentadores:
Um abraço muito forte.
Luís Calisto

Anónimo disse...

Foi preciso ter de esperar 35 anos para começar a ver o final de uma ditadura, VIVA A LIBERDADE NA ILHA DA MADEIRA.

Anónimo disse...

e a namorada do sousa? hihihi

Anónimo disse...

A responsabilidade desta derrota na madeira, o Culpado numero,1 chama-se Alberto João.senão vejamos:
Uma semana das eleições deu-lhe para expulsar militantes de S. Vicente., de Santa cruz. eoutas fregusias. Quando se candidatou, prometeu ao funcionários públicos, e ao povo, que como região Região Autonoma, as más leis do continente não se aplicavam , aqui. Là se foi o subsídio de insularidade, e cortes uns atáz de outros, humilhou tudo e todos, menos, os senhores do governo do continente, louco, já há muito tempo,A solução é um internamento compulsivo, na casa de S.João de Deus para paz e sossego de muita gente. Poderia ter uma saída em beleza, e com a sua teimosia, e proptência do quero posso, e, mando, vai ser, corrido pelos tais amigos , a quem ele ajudou, a criar fortunas, e a quem ele acusa de lhe darem facadas, nas costas, como JAIMES e outros da nossa praça.Que Deus o leve em bem.
Um defensor acérrimo de uma autonomia verdadeira.Resta a agradecer á pessoa do Senhor Calisto pela criação deste Blogue. Um Abraço.