Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Campanha em Marcha



O QUE FALTA PARA SE ADIVINHAR
QUEM GANHA NO PORTO SANTO


Não é novidade para ninguém que a nossa 'pérola dourada' sempre foi uma hermética incógnita em matéria eleitoral - e muito bem, porque o voto é secreto. Mas, desta vez, é demais. Anda tudo nervoso e a realidade é vista de mil maneiras díspares.


Nuno Baptista é candidato bem visto na sua ilha, mas às vezes as companhias em palco prejudicam...

Quem vai ganhar a Câmara do Porto Santo? 

A pergunta é simples e clara. Mas a resposta, se nunca foi possível em eleições anteriores, agora muito menos.
Até o eleitor normal, distante das organizações partidárias concorrentes, joga na contra-informação. Assim sendo, não há pista para seguir.


Há muito pouco tempo, Amigo Roberto Silva dizia-nos não ter a menor dúvida quanto à vitória do PSD, dadas as virtudes do candidato. Desde então, falámos com um velho barão local, por sinal crítico dentro do próprio partido laranja, o qual nos confirmou a ideia: há muito que apontar de errado no PSD, mas o Nuno Baptista é candidato muito bem visto em toda a ilha, por isso talvez a vitória não lhe fuja.


Isto é durante o comício e não parece haver essa multidão tão grande, mas os laranjas pensam o contrário.

O PSD realizou o seu comício no sábado, com a presença de Jardim. Outro dilema. Militantes do laranjal asseguram que o largo da Câmara se encheu de uma multidão notável. Apoiantes da candidatura socialista, pelo contrário, descrevem o cenário de maneira distinta: muito barulho da parte dos militantes mais chegados ao poder no partido, incluindo a juventude, e de resto... muitas clareiras e a prudência de mandar acabar cedo o Festival Colombo, que decorria mais abaixo, na Praça do Barqueiro.
Enchente, sim, foi a do comício que contou com António José Seguro - dizem-nos socialistas locais.
Amigos nossos porto-santenses, fora dos aparelhos partidários, levantam as sobrancelhas e avançam com um prognóstico: vitória do PS.
Outros ainda crêem numa partidinha da parte dos partidos considerados mais pequenos na ilha, no sentido de se intrometerem com algum vereador a baralhar as contas dos dois maiores.
Mas então qual é o partido que...? Ainda não se percebeu?


'Lobo' passa a fazer menos viagens... depois das eleições

Chegam-nos também notícias ainda desconhecidas da generalidade dos porto-santenses. Uma é que a Porto Santo Line já decidiu reduzir o número de ligações semanais Madeira-Porto Santo do 'Lobo Marinho'. O que, a ser verdade, faz a pequena ilha regredir umas décadas. Grosso modo, podemos concluir que, em matéria de ligações marítimas inter-ilhas, a Região volta aos tempos dos carreireiros: O 'Devoto' vai à segunda-feira, a meio da semana podemos apanhar o 'Arriaga', e lá de vez em quando o 'Cruz Santa' ou o 'Maria Cristina'.
Outra notícia desagradável, se acaso tiver fundamento, é que, a par da redução das viagens, a PSL irá despedir pessoal. Bonito.
Tudo ameaças à já dramática situação do Porto Santo e dos porto-santenses, eternamente condicionados por uma injusta e desumana dupla insularidade.
O desemprego fere numerosas famílias e a miséria alastra. O desporto é disso espelho: o campo do Porto-Santense, 'José Lino Pestana', está sem água nem luz, adivinhem porquê.
E a sede do popular clube azul-branco idem, aspas... e está encerrada. 
As eleições são domingo.



Sem comentários: