Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de novembro de 2013


DESGOVERNO DE PANTANAS 



Afinal, neste momento quem é o director regional do Desporto? Santos? Anacleto? Nenhum? Os dois?





As últimas que correm no meio são de bradar aos céus. Já não chegavam as trocas e baldrocas do governo e seu chefe sobre o caso que levou João Santos a demitir-se de director da Juventude e Desporto. 
Reenquadremos.
O plenário das Angústias desautorizou o secretário da Educação na passada semana por causa do Congresso do Desporto; o secretário da Educação transferiu a desautorização para o director regional; o director regional demitiu-se; o secretário perguntou se era por causa do Congresso do Desporto; Jardim declarou que não houvera pedido de demissão, que João Santos é que fora dispensado pelo governo...
Respiremos um pouco. 
Jardim quis dar a volta à tampa que levou dizendo que o director regional tinha 'metido a reforma' e por isso não lhe fora renovado o mandato. Mas, na mesma conversa, atestou que Santos não cumprira a ordem superior de privilegiar o desporto profissional no Congresso do Desporto e que por isso foi para a rua - por via da não assinatura do despacho a renovar o mandato.
Respiremos mais um pouco.
E respiremos com calma, porque sabemos que o governo deu despacho, sim senhor, e assinado por Cunha e Silva, Ventura Garcês e Jaime Freitas, para João Santos apresentar na Caixa Geral de Aposentações e poder continuar no cargo. Despacho esse que justificava a prorrogação do mandato com a "elevada competência técnica" e a "elevada aptidão profissional" de João Santos, entre outros encómios.
Portanto, Jardim afirmou que o governo dispensara aquele a quem, pelo contrário, havia renovado mandato por "elevada aptidão profissional".
Claro que João Santos bateu com a porta, decidido a não voltar à casa de loucos.

Mas não é que...

Afinal, João Santos está hoje, segunda-feira 18, ao serviço, na Direcção Regional de onde se demitiu (ou dispensado, segundo Jardim). Porquê? Porque ainda ninguém lhe entregou qualquer documento escrito a dá-lo como livre das funções. E o director que não é director foi avisado para se pôr à tabela. Portanto, apresentou-se hoje ao serviço. Ele é director e não é. Sexta-feira passada assinou o pagamento de vencimentos. Como director. Ou 'meio-director', para usar inspiração nas Angústias.
Também nós ficamos baralhados com este desgoverno.
Por que não entregam a 'carta de alforria' a João Santos? Porque não há ninguém da tutela a trabalhar, alguém que assine o documento necessário. Uns para os Açores, outros para o Continente...

E qual o papel do novo director regional, Rui Anacleto?
Pois Rui Anacleto, que sexta-feira passada, como cartão de visita, manteve discussão acesa com o secretário numa esplanada da Rua dos Murças, não pode avançar para o lugar... porque, afinal, parece que aquilo tem de ser por concurso público!
Será verdade?
A ter fundamento a versão, isto está tudo...
...De pantanas.
Bateu no fundo.
Não há uma entidade com juízo que atire este desgoverno para um contentor destinado à Meia Serra? 
O desgoverno que responda a esta pergunta singela: neste momento, quem é o director regional da Juventude e Desporto?

Nota - Se houver concurso e João Santos, por inesperado arrependimento, resolver concorrer, tem todas as vantagens para ganhar - já que os pressupostos decisórios à partida lhe reconhecem "elevada competência técnica" e "elevada aptidão profissional".
Sorte que Santos nunca se meteria numa alhada dessas. Assim como Rui Anacleto, que hoje em dia deveria ser secretário da Educação, caso houvesse lógica naquele governo, deveria recusar envolver-se no imbróglio.

3 comentários:

Anónimo disse...

E será que os fundamentos de AJJ são mesmo os que foram invocados? Desporto profissional até traz mais despesa...Hum..

Luís Calisto disse...

Aquela cabeça é insondável...

Anónimo disse...

Um meio chefe, um meio director regional... Não podem ser acusados de falta de coerência! Espero que o meio director regional utilize estes seus últimos dias para fazer uns pagamentos para o desporto. Se não conseguir está mais que visto que o meio secretário não faz ali falta... Um ano e meio de atraso! O atraso é superior ao que quando o meio secretário assumiu funções!!!!!!!!