Powered By Blogger

domingo, 10 de novembro de 2013

LARANJAL


Reportagem de Tolentino de Nóbrega no 'Público'





ALBUQUERQUE INSISTE 

NA ANTECIPAÇÃO DO CONGRESSO

APESAR DE AMEAÇA DE EXPULSÃO


Direcção regional do partido não quis antecipar eleições internas. Mas ex-autarca que se candidatou contra Jardim nas últimas eleições para a liderança do PSD/Madeira não desiste.

Albuquerque concorreu contra Jardim DANIEL ROCHA


Miguel Albuquerque está a recolher as 300 assinaturas necessárias para convocar um congresso extraordinário do PSD que deverá antecipar a saída de Alberto João Jardim e a eleição do seu sucessor.
“Se não houver mudança célere que crie uma nova esperança na população, o PSD vai perder as próximas eleições regionais”, adverte Albuquerque. Em declarações ao PUBLICO, o ex-presidente da câmara do Funchal sustenta que “a antecipação do congresso electivo interessa ao PSD”, acrescentando quanto mais tempo Jardim se mantiver na liderança dos sociais-democratas madeirenses, “maior será o desgaste”.
Em frontal discordância com a decisão tomada sábado pelo conselho regional dos sociais-democratas que, satisfazendo o desejo de Jardim, manteve as datas das próximas eleições internas a 19 de Dezembro de 2014 e do congresso a 10 de Janeiro seguinte, o antigo autarca lembra que aquele órgão “não é eleito pelo princípio da proporcionalidade e, por isso, não reflecte a totalidade e pluralidade de opiniões do partido”, onde é crescente o número de militantes a defenderem a antecipação do congresso.
Nas últimas eleições directas para a liderança do PSD, realizadas há um ano e em que pela primeira vez em 35 anos Jardim teve um adversário, Albuquerque propôs uma alteração estatutária para que a composição dos órgãos colegiais do partido fosse determinada pelo método de Hondt, como sucedeu no PSD a nível nacional e nos Açores. Apesar de ter obtido 49% dos votos, contra 51% de Jardim, a candidatura de Albuquerque não tem nenhum representante em tais órgãos que são constituídos exclusivamente por elementos da lista vencedora por escassa margem.
Com uma ameaça de expulsão dirigida a Albuquerque, o conselho regional, reiterando idêntica posição publicamente expressa por Jardim, considera que o PSD/Madeira tem de impor “disciplina democrática interna, eliminando-se os focos de divisionismo e de exibicionismo” que “flagelam o partido de há um ano para cá, agora com graves repercussões eleitorais”. Nas últimas autárquicas o PSD perdeu sete das 11 câmaras com que dominava todo o poder local no arquipélago.
Dizendo não temer a ameaça por alegado divisionismo, Albuquerque vai insistir na antecipação do congresso, também defendida por Miguel de Sousa no conselho de sábado, em que Guilherme Silva ficou isolado ao pedir a Jardim que se recandidate. “De acordo com os estatutos em vigor, os militantes podem requerer em qualquer altura um congresso electivo extraordinário. Nem o líder nem o conselho regional podem expulsar militantes que exercem direitos estatutários”, conclui o ex-presidente da câmara da Funchal. 

3 comentários:

Anónimo disse...

RÁPIDO, RÁPIDO, RÁPIDO... CONGRESSO JÁ! Ele, Alcino, Rubina Carcereira da cadeia, Rosa Gomes, Jaime Ramos necessitam... POR FAVOR CONGRESSO JÁ, JÁ, JÁ, JÁ...

Anónimo disse...

Albuquerque desceu muito na minha consideração então como é que ele critica o Alberto João de perseguição quanto ele logo que pode faz umas de cenas mais feias que ja vi e manda o Bruno embora! Faz o que eu te digo mas nao o que eu faço!
O Albuquerque nao tem moral nenhuma para falar.

Carlos Castro disse...

Depois deste fim-de-semana, mais ninguém se atreve a dizer que o Jaime Ramos é apoiante do Miguel Albuquerque??? Que estranho!!! LOOOOL Onde andam os defensores dos "corajosos" candidatos jardinistas, Sérgio e Manel? Um esteve calado como um rato, o outro demonstrou nem ter a coragem de um rato... É isto que vocês apoiam para o PSD??? Sérgio foi igual a si próprio: esteve presente, como sempre, no meio da sua malta, falou muito mas disse pouco, lançou "ideias" já fora do prazo de validade, foi firme como uma vara verde, corajoso como um desertor e educado, como sempre, quando quase pedia desculpa ao seu Chefe por o estar a incomodar com as suas palavras... Grande candidato!!! LOOOL Sobre o Manel, nem vou perder o meu tempo... Se não for o Miguel Albuquerque a salvar o PSD, este partido desaparece da ALM nas próximas eleições! Viva a Madeira e que Deus nos salve desta gente jardinista!