Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Comentando


D. SEBASTIÃO E A MADEIRA



Reza a lenda que, desde 1580, os Portugueses aguardam pela manhã de nevoeiro em que terão o regresso d’El Rei D. Sebastião – O Desejado. Em tempos de Aristocracia os súbditos, tiveram como herança do Desejado – O Desaparecido - e tempos muito tristes e sem futuro pela frente. Foi naquilo que deu o sonho do Desejado que não se preocupou com o futuro do Reino.
A nós madeirense, 436 anos depois, fica-nos a sensação de que, sem nevoeiro, há um D. Sebastião, só pretensamente aristocrata, a zelar por nós. Baseio-me nisto:


Os Renovadinhos aí estão. Para eles parece não haver passado.
domingo, 24 de julho de 2016


Até a força dos elementos se mostrou soprando com muita força, lá em cima.

E o caso não é para menos, pois aquela que foi uma grande manifestação da força da nossa Autonomia, está  a transformar-se numa festinha ''queque'', agora também aberta a gente de fora, com tiques e discurso colonialista.

Mas que fazer? É assim que eles gostam!



Na mensagem de hoje (domingo), o profeta André, revela-nos melhoria na recuperação da memória do senhor de quem colhe a sabedoria. Há, porém, ainda profundos e graves hiatos. A Festa da Autonomia terá ficado “queque” mas também não se ouve o chorrilho de insultos aos “cubanos colonialistas” que envergonhavam os cidadãos Portugueses, nascidos em qualquer parte do Mundo.
Os súbditos da Monarquia, destronada em 1910, quereriam o regresso d’el Rei. A Pátria era coisa importante nesse tempo. Hoje, os cidadãos não se reveem em eleitos que, aproveitando os ventos da história, lhes prometeram o céu, durante mais de 30 anos para depois os deixarem no Inferno.
Tal como com El-Rei, em 1578, quem lisonjeou e acompanhou o ganhador de eleições, desertou. Não vale, por isso, a pena queixar-se amargamente deles. 

Gaudêncio Figueira 

10 comentários:

Anónimo disse...

A festa do Chão da Lagoa foi muito monótona. Discursos fracos sem alma

Anónimo disse...

Olhe que o cubano que esteve ontem lá em cima, merecia uns insultos e dos bons, à Madeirense.

Miss Take disse...

Antes, ao menos, diziam que éramos um povo superior. Agora, tratam-nos como mentecaptos, à descarada...

Anónimo disse...

Uai mãe...se tinha 18,000 pessoas na Festa do Chão da Lagoa já era muito.Queda livre dos queques à vista

Anónimo disse...

Eu bem vi, tipos que eu também ouvi, que vergados pelas circunstâncias ( agora deputados ), lá estavam em cima do palco a abanar a cabeça que sim, quando fartaram-se de dizer mal do Passos. Como madeirense sinto-me mal por terem apadrinhado esse canalha.

Anónimo disse...

Pois Miss Take era um povo tão superior que foi enganado com espetada e vinho para votar no UI - encantador de idiotas - com a promessa de chegar ao céu.
Acordou sem trabalho a morrer de fome e a dormir pelas ruas.
Miss Take sabe onde pára o "encantador de tolos" - criador do Povo Superior em contraposição aos "Cubanos" - para o obrigar a vir explicar este pequeno engano em que céu virou inferno?

Anónimo disse...

O anónimo das 10:25 não deve ter ouvido os discursos lá de cima, se ouvisse pensava "tão ma fazer de tonto, só podem".

Anónimo disse...

Anónimo das 10:25
Nunca ouvi, no Chão da Lagoa em directo,as bocas malcriadas do passado nem as queques actuais.
Comentei as bocas de Miss Take que me pareceu contente com o passado em que éramos (era ela, a Miss Take, eu nunca encaixei o barrete) Povo Superior.
Entretenham-se a atirar laranjas uns contra outros mas parem com o espectáculo indecoroso que estão a dar. Não se entendem, é?

Anónimo disse...

Se souberes olhar para o panorama nacional, verificarás que o que aconteceu na Madeira, aconteceu com maior dimensão noutras zonas do país. Há empresas com dívidas astronômicas. Foi no governo de Passos Coelho que dando ênfase à dívida da Madeira, desviou os holofotes para a nossa ilha. Eu jamais daria crédito a um pulha como o ex primeiro ministro, mas isso sou eu.

Anónimo disse...


Este agora quer quer um "gatunómetro" para saber quem rouba mais.
Dedica-te à caçar pokemóns. Eu estou de dar pagar a roubalheira deSocialistas e Pàf's
Quando comprares o "gatunómetro" diz quem roubou mais. Aquilo que eu sei é que eu sempre a pagar. Pago Sócrates, Dias Loureiro, GES, BANIF CGD e BPP.
Tudo isso acontece graças aos ganhadores de eleições que enganam o pessoal. O Chão da Lagoa é expoente máximo da pouca vergonha. Pior que aquilo só o Mr. TRUMP