Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Paris já está a arder?



DO ICEBERG ISLANDÊS
AOS 3 PONTOS PARA PORTUGAL!




O iceberg islandês fez muito prejuízo no Euro-2016, afundando até o Titanic inglês. Só o calor franco-latino o fez derreter.
Mas continua em prova outro fenómeno da Natureza que urge domesticar, e já hoje, em Lyon: a Selecção do País de Gales.
A Islândia, depois de surpreender o Grupo F, onde também navegou Portugal, mandou 'go home' a Inglaterra de Wayne Rooney, Kaine e Gary Cahill, negando os quartos-de-final àquelas super-vedetas. Enfim, só a classe de Griezmann, Pogba, Giroud e Payet permitiu, aliás categoricamente, desintegrar a montanha de gelo que chegara das águas do Norte disposta a muitos estragos, embora ninguém lhe desse crédito.
Agora, nós. Seremos nós, descendentes de Viriato, capazes de amainar o furacão galês, que na fase de grupos só perdeu com a Inglaterra (mas goleou a Rússia) e depois disso cilindrou a super-Bélgica por 3-1?
Que diabo, chegada a hora da verdade, Portugal não pode - ou não deve - perder com aqueles diabretes vermelhos que fazem muita faísca, sim senhor, mas vegetam lá muito abaixo no ranking do futebol mundial, algures em sítio diametralmente oposto ao que Portugal ocupa.
Sejamos objectivos: Portugal, com melhores jogadores do mundo no 'onze', pode recear uma selecção simpática contando apenas com um grande nome, Gareth Bale, e ainda por cima notoriamente desfalcada?
Não se trata de brincar com coisas sérias, mas, se fôssemos defrontar hoje os homens de Wales em râguebi, pronto, perdido por perdido voltaríamos a brincar com a frase que usamos no futebol quando há um remate à baliza com a bola a sair por alto até perder-se nas bananeiras: 3 pontos para o País de Gales!
Mas trata-se de futebol, lembram-se? Estou a falar consigo, Fernando Santos, e também com os craques lusos, sobretudo os que andaram estes dias preocupados com o modelo de penteado a lançar logo à noite diante das câmaras da bola.
Há que respeitar o adversário - todos os adversários -, mas nem 8 nem 88. Portugal eliminado e impedido pelo País de Gales de ir à final do Euro em Paris... deixa-me rir. Chorar, chorar. Seria um novo Alcácer-Quibir. 
Não pode ser de outra maneira. A palavra de ordem para logo às 8 da noite é decididamente '3 pontos para Portugal'!
Já estou a ver os nossos jornais desportivos amanhã com os seus títulos garrafais: Paris já está a arder?

1 comentário:

Jorge Figueira disse...

Meu Caro
Nestas coisas faço minhas as palavras do João Pinto: prognósticos só no fim!
Apesar lá no fundo, bem no fundo, achar que vamos à final