Powered By Blogger

terça-feira, 26 de julho de 2016


VERÃO 2016 

(4)





AEROPORTO RONALDO... COM MADEIRA 








Registei duas enormes surpresas no lançamento deste folhetim que está a dominar o Verão 2016 sob o título 'Um Aeroporto chamado Ronaldo".
Em primeiro lugar, espantou-me o governo regional sair-se com tal ideia. Não estou a chamar tapados a Miguel e seus asseclas. Achei estranho foi sair alguma coisa de novo daquele conservador Establishment, onde o que interessa é que nada aconteça para os ditos-cujos passarem ilesos entre os raios de ultravioleta. Quem havia de dizer que Miguel Albuquerque criaria um facto 'político' desta forma capaz de durar a época balnear?
Segundo lugar, admirei-me com o assentimento de Cristiano Ronaldo, sendo ele próprio uma marca internacional com contratos de propaganda cruzados em todos os sentidos e direcções e em 'n' plataformas que não se compadecem perante amizades ou patriotismos. 
Para quem gosta de notícias, ouro sobre azul teria sido uma nega de Ronaldo. Então, surgiria diferente o discurso da caterva de novos intelectuais que se levantaram indignados contra o projecto de atribuir o nome de um jogador de bola ao seráfico Aeroporto, subitamente transformado em 'vaca sagrada' no debate para preencher vidas vazias.
Se Ronaldo recusasse, os críticos veriam nisso uma atitude lesa-pátria. Imediatamente rotulariam CR7 de arrogante. De mau madeirense que enriqueceu lá fora e se acha superior aos conterrâneos. Um sem-coração incapaz de ajudar a sua terra que atravessa uma situação difícil e precisa de propaganda internacional para ser falada nos potenciais centros geradores de turismo - podendo fazê-lo sem custos porque afinal era só uma questão de dar o nome. Ele que tem a sorte de ser mais conhecido no mundo do que a sua terra - e por aí adiante, no contexto da criatividade iluminada que temos visto por aí.
Da minha parte, o nome Aeroporto Internacional da Madeira está muito bem. Se é para rebaptizar com o nome de alguém, então, desde que o nome Madeira continue parte do lettering, então que seja o de Ronaldo, porque concretiza uma homenagem mais do que justa e ao mesmo tempo - uma mão lava a outra - constitui a melhor publicidade mundial que se pode fazer. Claro que ninguém decidirá vir à Madeira com o estranho desejo de aterrar num aeroporto com nome de craque. A ideia é entrar na concorrência com outros destinos sabendo utilizar as plataformas modernas, que já não são bem os workshops para oferecer orquídeas ou um cartaz com vilões a tocar rajão no meio de outros mil algures por esse mundo. Há uma net, lembram-se?
Esta guerra estival tem muitos lados irónicos. Um deles é recordar a altura em que Pereira de Gouveia - que descanse em paz - quis mostrar serviço a Jardim, para se eternizar no GR, propondo a atribuição do nome do chefe ao aeroporto - levando por isso, e bem, uma solene descompostura daquele a quem pretendia bajular. E outra ocasião em que já era Jardim a querer que fosse dado o nome de Aníbal Cavaco Silva à infraestrutura aeroportuária, sendo Cavaco a recusar. Nessa altura, certos críticos de hoje ficaram calados, porque se 'cortavam' todos perante as reacções politicamente incorrectas do então chefe da Tabanca. 
Alguns destes acham que o aeroporto deveria continuar a chamar-se 'Santa Catarina'. Sim, é o nome original, muito nosso, que invoca o sítio da pista. Mas nos dias de hoje não se dispensa, julgo, o nome de Madeira. E então se associado ao nome do madeirense que arrasta multidões seja na internet seja numa aldeia dos Himalaias, tanto melhor.
Mas que o debate continue, por ser salutar, embora em muitos casos estejam quase a ofender o próprio Cristiano como se tivesse partido o capitão dos Campeões da Europa a a proposta que eles contestam. E falam dia e noite do homem, como se não tivesse vida própria. Dá um certo estatuto falar, opinar e contrariar uma figura como Ronaldo. Ronaldo é que não os conhece de lado nenhum. A esta hora, anda ele de férias a dançar com Jennifer Lopez e a passear de iate no Atlântico azul, com a família, enquanto não volta às televisões de todo o mundo para continuar a brilhar de camisola branca e a receber 'bolas de ouro', causando algum ciúme nas mentes mais fechadas.

PS - Ilustrei o texto com aquelas duas fotos de George Best, obra dos saloios dos irlandeses, porque não me ocorreu coisa melhor.


CHÃO DA LAGOA


Vinho seco e maçarocas, isso não é com esta gente Blue. Que esforço!


Tenho recebido reclamações de diversas formas pelo facto de nada ter narrado sobre a jornada social-democrata ontem na Herdade. Pergunto: houve notícia lá em cima? Que eu saiba, Passos Coelho e Miguel Albuquerque encabeçaram um choroso velório com discursos para não ressuscitar defunto, e isso neles não é novidade nenhuma. Intervenções a dizer mais do mesmo, nem sequer faltando até os nados-mortos hospital e ferry, que Deus haja. Até os assobios quando Miguel falou de Passos Coelho eram esperados, assim como as tímidas palmas dos beneficiários do Establishment para tentar disfarçar a vaia.
Depois, a 'meia casa' que aquilo deu, se tanto, percebendo-se que a festa vai morrendo de ano para ano. Jaime Ramos e chefe da Tabanca diziam no seu tempo que iam lá acima 30 e 40 mil, o que não correspondia à verdade. Mas ia muita gente. Agora não. A mixórdia actual Blue-Broquilhândia não quer perceber que o arraial lá em cima foi concebido para o anterior estilo espalha-brasas. O líder anterior sentia-se como peixe na água quando devorava dentinhos de 53 qualidades, poncha e vinho de variadíssima graduação, despiques com o povo, tudo a terminar em banho de espuma e num discurso para mandar os maricas de Lisboa para a p... que os p... e até levar..... nas noites duvidosas do Parque Eduardo VII. 
Os actuais feitores do Laranjal não têm jeito para aquilo, e ainda bem. O problema é que querem mostrar que têm. Deviam apostar no jazz e no ambiente de piano-bar. As campanhas de estilo mais ameninado só lá chegam via TV.
Miguel Albuquerque tentou uma piadinha para fazer o povo rir, anunciando luta vigorosa para ganhar 11 câmaras em 2017. Eu ri ao ouvir aquilo na rádio, mas o povo, debaixo daquela canícula, não teve a mesma pachorra.
Portanto, não aconteceu nada digno de destaque a merecer reportagem. E este não é o local certo para procurar propaganda partidária ou para ver chover no molhado.  

7 comentários:

Anónimo disse...

https://interesseseaccao.blogspot.pt/2016/07/o-primarismo-solta-no-chao-da-lagoa.html
O PRIMARISMO À SOLTA NO CHÃO DA LAGOA

Anónimo disse...

Entre uma infinidade de burrices....lá o Albu saiu com alguma coisa de jeito. Bem haja

Anónimo disse...

Confesso que numa primeira análise discordei da elogiosa nomeação do Aeroporto Internacional da Madeira com o nome do nosso Cristiano. Achei desproporcional e desadequada em relação à função da infraestrutura e devido à, ainda, juventude do nosso Cristiano (seria mais apropriado após finalizar a carreira julgo eu).

Mas sinceramente o que me irritou nesta confusão toda, foi a maneira como foi organizada toda a inauguração do hotel.

Já me tinha enjoado o modo como o nosso Presidente da República, acompanhado dos representantes parlamentares e trupes acompanhantes, açabarcaram os nossos campeões a pretexto das ditas homenagens. Fui só eu que fiquei com a sensação que a seleção nacional só ali estava para servir os egos dos nossos políticos?? A caça ao selfie foi só a coroação deste triste tique aristocrático, sendo pouco diferente das selfies tiradas junto à carcaça de uma qualquer besta africana caçada num elitista Safari. “Eu sou importante, tenho a selfie do momento com os jogadores que os portugueses todos queriam estar, olha lá os likes!!”…

A inauguração do Hotel não podia ter seguido um rumo diferente. Mas seguiu… A mesma caça ao protagonismo, à selfie do momento, à bajulação parasitária para contabilização likedesca, mas…. É que nem se lembraram dos madeirenses que desejavam ter um pouco da festa com o nosso craque…. Não precisamos ir muito longe, Quaresma, que foi “agraciado” com a atenção parasitária da Câmara de Vila Nova de Gaia, foi dado palco para se dirigir aos que os estavam homenageando (os gaienses). Aqui, o Ronaldo foi mantido escondido, pela porta dos fundos, limpo do contacto com a população que supostamente o deu o nome do Aeroporto como homenagem aos 31 anos de idade.

Teria sido muito pedir um pequeno desfile do jogador na Avenida do Mar? Um pequeno palco para que o nosso capitão pudesse se dirigir aos seus, os seus verdadeiros, os patas-rapadas que tiveram que fazer pela vida como ele? Onde está o banho de multidão, essa sim a verdadeira homenagem que Ronaldo merece??

Como foi organizado, parece-me que Ronaldo veio servir os egos de alguns... A prenda da nomeação do aeroporto não foi mais que a extensão dessa realidade e por isso está a ser tão mal digerida. Tenho para mim, que Ronaldo não gosta deste tipo de parasitismo, talvez por isso vá para as águas de Ibiza em vez de vir para cá…

Anónimo disse...

Vá a wikipédia, e leia o percurso de vida de Best, por exemplo o parágrafo ;"Na América do Norte ele, que estaria há quatro meses sem consumir álcool, chegou a jogar ao lado de Gerd Müller e Teófilo Cubillas no Fort Lauderdale Strikers,[14] jogou também no time da Prisão Ford, onde ficou preso por oito semanas por dirigir embriagado e bater em um policial.[3]""

..Oxalá Cristiano Ronaldo nunca se aproxime sequer do curriculum de George Best, cuja popularidade estaria, ao que parece, extravasava o futebol e estava relacionada com o conflito que existiu naquele país durante décadas.

Agora já sobre o aeroporto Cristiano Ronaldo, o futebolista que ainda está jovem, e vivo, contrariamente ao GB, poderia ser poupado a toda esta polémica, cujo objectivo não passa de um eleitoralismo bacoco....lol... Creio que o tipo vos está a sair pela culatra....

Anónimo disse...

Sr Calisto, desta vez discordo de si quanto a chamar saloios aos irlandeses, e desta maneira a insinuar que nós madeirenses também somos saloios!

Discordo porque eu(!), considero que saloios são os governantes dos americanos, dos franceses, dos alemães dos húngaros, dos espanhóis, dos italianos, dos canadianos, dos australianos dos suecos dos noruegueses, e outros ainda que dispenso de mencionar, PORQUE SÓ DERAM OS NOMES DAS LOCALIDADES AOS SEUS AEROPORTOS INTERNACIONAIS, E PASME-SE, AINDA NÃO BAPTIZARAM NENHUM COM NOMES DE CRAQUES DE FUTEBOL, E PODIAM FAZÊ-LO......(ZIDANE, IBRAIMOVICTH, ETC) preferindo outrossim, atribuir nomes nomes, escritores, músicos, pintores, escultores heróis militares e até mesmo politicos como JFK em Nova Iorque. Por isso aqui deixo registado o meu protesto....

Luís Calisto disse...

Sr. Anónimo
Não vejo como enquadrar um protesto contra uma opinião. Contrariar, sim, agora protestar contra, enfim, não estou a ver bem. Espero que a minha humilde opinião não mereça uma petição para me proibir de opinar, porque, por este andar...
O Sr. Anónimo por mim pode achar que um futebolista fica aquém do músico, do escritor, do pintor. Por acaso, fui futebolista e tinha mais dificuldade em marcar o raio de um golo do que escrever uma reportagem de duas páginas em 30 minutos (se calhar com os pés).
Percebi a mensagem e aceito o epíteto de saloio, como campónio bem ensinado que sou.
Da sua lista, gosto sobretudo do nome JFK no aeroporto de Nova Iorque. Mas preferia que pusessem o nome do homem num porto lá perto, para celebrar o seu grande êxito na Baía dos Porcos.
Sobre os aeroportos que só têm nomes de localidades, aqui vai a lista cedida por um colega meu, que aqui lhe deixo para exercício académico. Para não perder tempo, nenhum aeroporto desta lista se chama Ronaldo.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_eponyms_of_airports

Miss Take disse...

Não posso concordar mais no que diz respeito à festa na Herdade, já era, sem AJJ é parecida mas não é a mesma coisa. Nem que o DN a queira fazer parecer.
O aeroporto deveria manter o nome, a estátua e o nome da Praça estão muito bem, é um reconhecimento mais que merecido.